bate papo

#12em2024

10 jan 2024
#12em2024 - Selecionando Lieturas para o ano e ainda assim, não me comprometendo com nada

E vamos a mais um ano em que eu me planejo com antecendência para ter pelo menos uma leitura específica por mês!

Não sei pra você, mas essa coisa de olhar meus vários livros não lidos, ter uma inspiração de quais podem ser sucesso sem nem ter ideia se vou estar no clima no mês da leitura, montar a lista e acompanhar o resultado ao longo do ano, me dá muita satisfação.

Esse ano decidi escolher livros de séries que estão em aberto. Porque é isso… abrir séries novas e comprar os livros sem nem saber se eu vou gostar é o que eu mais faço. Mas finalizar mesmo? HA.

Então foi isso: passeei pela minha estante do Skoob e minha base de dados do Notion pra fazer a seleção e tentei misturar séries antigas com novas pra chegar nos 12 de 2024! Agora é ver como me saio ao longo do ano.

Vamos aos livros?

Não tirei foto dos livros juntos. Estou completamente desatualizada com as fotos das aquisições e também fiquei com preguiça de passear pelas caixas-estantes pra procurar cada um. #perdãopelovacilo

Agora vamos ver o que separei pra cada mês. Mas lembre que às vezes sou uma leitora de “humores” e posso trocar a ordem sem necessariamente nenhum aviso prévio (e também posso simplesmente desistir de ler o livro e ele ser devidamente esquecido).

Janeiro, fevereiro e março

  • o capítulo secreto - genevieve cogman
  • a república do dragão - r.f. kuang
  • speaker for the dead - orson scott card

Ano passado a Morro Branco lançou mais um volume da série A Biblioteca Invísivel e assim que tive a oportunidade (entenda-se, promoção de livros), comprei O Capítulo Secreto. A série de Genevieve Cogman definitivamente foi uma das melhores descobertas que eu fiz ao longo desses últimos anos, e acompanhar as aventuras de Irene Winters é como voltar a encontrar uma amiga que você nem lembrava que sentia tanta saudade. Lá fora ainda tem mais um livro lançado; agora é esperar quando a Morro Branco vai trazer pra cá.

Continuando a série da R.F. Kuang também. Quero ler primeiro A República do Dragão pra ter certeza que vou investir no último livro (e também pra esperar meu aniversário ou uma promoção. O que vier primeiro). A guerra da papoula foi muito bom de ler ano passado e deixou uma ótima impressão da autora. Tanto até que estou esperando Babel e Yellowface que a Intrínseca já anunciou que chegam em 2024.

Março, meu aniversário, vamos migrar pra sci-fi e continuar a série Ender’s Game. Eu achei o primeiro livro muito bom e queria ter tido a experiência de não ter visto o filme antes de ler. Acho que faria toda a diferença não saber o que acontecia no plot twist da história. Até onde eu olhei, Speaker for the dead tem um tom mais depressivo. Levando em consideração todos os acontecimentos do final de Ender’s Game é totalmente compreensivo.

Abril, maio e junho

  • a comunidade secreta - philip pullman
  • o castelo no ar - diana wynne jones
  • crooked kingdom - leigh bardugo

Em abril vou resgatar a nova série do Philip Pullman e continuar a história de Lyra. Não me diverti tanto quanto gostaria do com o primeiro livro, o tom foi estranho, tinha uma pegada de realismo mágico que não fez muito sentido com a série anterior. Espero que agora, em A Comunidade Secreta, eu volte a me sentir “em casa” com o autor.

Em 2022 eu li O Castelo Animado e, se não me engano, ano passado revi o filme do estúdio Ghibli. As duas obras são muito lindas, apesar das diferenças que existem nas histórias, mas eu adorei conhecer o livro de Diana Wynne Jones. Por isso, vou ver se O Castelo no Ar, o seguinte da trilogia, também conquista meu coração.

Se você andou buscando resenhas sobre a Trilogia Grisha pelo Google, pode ter esbarrado na minha opinião sobre a série. Eu fiquei frustrada com os livros e personagens, pra dizer o mínimo. Tanto até que não pensei em dar nenhuma outra chance para a Leigh Bardugo. Só que a duologia Six of Crows é MUITO BEM avaliada. A Cindy do With Cindy, é apaixonada por esses livros. Então li o primeiro volume e, realmente, é muito melhor do que os três livros anteriores. Fiquei devendo ler Crooked Kingdom e por isso ele está aqui em junho. Espero que eu lembre o suficiente da história e que ela consiga manter a barra lá no alto.

Julho, agosto e setembro

  • estandartes de névoa - raphael draccon
  • a coroa da vingança - colleen houck
  • dearly, beloved - lia habel

Julho, mês de férias (não necessariamente as minhas) é um bom momento pra voltar pra fantasia. Depois de anos de espera, Raphael Draccon lançou o último livro da sua série Dragões de Éter. Eu li os três primeiros livros há muito tempo e o primeiro até tem resenha aqui no blog (e não tenho muita coragem de reler). Da memória sentimental que tenho dos livros me lembro de ter gostado bastante e ter me surpreendido por ser um livro brasileiro. Sim, eu sei, sou preconceituosa com livros de fantasia daqui. Agora é terminar oficialmente a série com Estandartes de Névoa.

Do meu período “leio tudo de fantasia YA”, quero terminar a trilogia Deuses do Egito que a Colleen Houck tentou emplacar depois dos irmãos tigres. Eu lembro de os personagens serem interessantes mas que a protagonista, como sempre, ser difícil de defender. Agora… espero que A Coroa da Vingança me ajude a lembrar o que estava acontecendo na história, porque já faz muito tempo desde que li o segundo livro.

Confesso que fiquei em dúvida se colocava Dearly, beloved nessa lista. Além de ser uma série que nem a autora terminou de escrever, a editora iD morreu faz muito tempo também. Mas me lembro com tanto carinho da leitura do primeiro livro, que meio que foi isso que acabou pesando pela decisão de trazer pro projeto. É mais um que não faço ideia de o que aconteceu na história e espero que eu consiga ter lampejos durante a leitura.

Outubro, novembro e dezembro

  • a queda - guillermo del toro
  • vingança - v.e. schwab
  • o ano do dilúvio - margaret atwood

Outubro é o mês do terror e do halloween. Nada mais justo do que continuar a série do Guillermo del Toro e Chuck Hugan, com A Queda. Parece que os vampiros estão voltando como tema nos livros, né? 🧛🏼‍♀️ Reli Noturno em 2022 e o livro foi ainda mais divertido e tenso na segunda vez. Agora é continuar a série pra ver como os humanos vão conseguir lidar com os vampiros do del Toro.

Como comentei no meu post de top 5 de 2023, li meu primeiro livro de V.E. Schwab ano passado, então acho de bom tom dar continuidade. Até o momento Vilão e Vingança ainda são uma duologia. Aparentemente, existe um terceiro livro cadastrado no Goodreads, mas sem nenhuma informação de data de lançamento. Quero crer que é “só” a autora expandindo o universo e que os dois primeiros se bastam como história. #preguiça

E para fechar o ano, vamos de Margaret Atwood. Depois de ter lido três livros da autora até agora, eu fico um pouco na dúvida se gosto dela por ser ela ou se acho mesmo suas obras boas. Não achei Os Testamentos tão legal quando O Conto da Aia. E Oyrx e Crake também foi um pouco estranho. Quero ver se continuando a série MaddAddão com O Ano do Dilúvio encontro mais coisas boas que me façam terminar. Principalmente porque já comprei o terceiro livro… 😅


E é isso! Esses são os 12 livros que quero ler ao longo do ano, nessa ordem mas não necessariamente. Já organizei meu Notion e o Skoob com a lista para poder acompanhar e organizar as leituras mensais!

Vamos ver como me saio em mais um ano nesse projeto de leitura!


Agora me conta: você faz desafios pessoais? Já escolheu qual o primeiro livro pretende ler em 2024?

Até a próxima! o/

*Compras feitas através dos links deste post geram uma pequena comissão ao blog ^.~

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading