bate papo

#12em2018 – O primeiro semestre

26 jul 2018

Já estamos em julho e nada mais justo do que já fazer um levantamento de como anda meu desafio pessoal de #12em2018! \o/

Então, se você viu o post original quando me coloquei a meta de leitura do ano, o lance era tentar definir qual livro eu iria ler em qual mês. Não tinha muita regra de porquê escolhi tal livro, era mais uma oportunidade de tirar alguns livros da estante que já estavam me olhando feio.

Partiu ver como me saí nos últimos meses!

Janeiro, Fevereiro, Março

  • o conto da aia - margaret atwood
  • a magia da alvorada - s.l. farrell
  • o evangelho segundo jesus cristo - josé saramago

Muito bem, o primeiro trimestre correu relativamente bem até eu esbarrar em José Saramago. :P Mas estou pulando etapas aqui.

Quando escolhi O Conto da Aia foi minha forma de me aproximar do hype que a série causou por aí. Como eu não acesso mais séries de forma não oficial (entenda-se torrents e afins), até agora não consegui ver o que fizeram do livro nas telas. Mas, apesar de ter gostado, por algum motivo eu esperava que ele fosse mais chocante do que realmente foi.

Juro que fiquei me questionando se eu, por acaso, não estava prestando atenção o suficiente durante a leitura. O que não faz muito sentido, porque eu entupi o livro de post-its pra marcar passagens importantes…

Bem, depois li O Trono do Sol: A Magia da Alvorada. O Beto Estrada, do MRG, fala que é uma das séries de fantasia que ele mais gosta. Mas, mais do que uma série de fantasia clássica, o livro de S.L. Farrell é sobre política medieval. Em muitos momentos ele é lento DEMAIS. Mas foi uma leitura que me fez ter vontade de, em algum momento, ler os livros seguintes. Só espero que tenha mais pirotecnia, afinal tem magia no título do livro.

Aí vamos para Saramago. O cara é famoso pra caramba! Já teve livro que virou filme. Ganhou um Nobel de literatura. E eu ainda não tinha lido nada dele. Já tenho O Evangelho segundo Jesus Cristo há algum tempo, então né, vamos no que temos. Mas ó… não deu.

O estilo de Saramago é muito difícil! A forma como escreve seus longos parágrafos e diálogos sem pontuação exige um nível de envolvimento e atenção que a história não estava conseguindo tirar de mim. Não fui muito longe na experiência da vida de Jesus, mas assim… não assumi que abandonei a leitura. Ele ainda tá lá no “Lendo” do Skoob. Vai que eu ainda me convenço a terminar esse ano.

Abril, Maio, Junho

  • a seleção - kiera cass
  • 1984 - george orwell
  • príncipe lestat - anne rice

Certo, A Seleção estava na lista porque eu já tinha a primeira trilogia fazia um tempinho e os livros da Kiera Cass foram sensação na época que saíram por aqui. Então eu estava me sentindo em falta com a comunidade YA por ainda não ter lido.

Sendo muito sincera, eu achei os três livros bem fracos. Mas ainda assim, eu li um atrás do outro! A sensação que eu tinha era “nossa! mas isso aqui tá uma bosta, mas eu não consigo parar de ler!”. Desculpem-me fãs de America e Cia, mas eu já estou velha demais para ser conivente com todas as coisas que acontecem no livro. u.u’

No fim das contas, um livro levou ao outro e eu terminei a primeira trilogia em abril mesmo.

Maio me trouxe o CLÁRGHSSICO 1984. Livros clássicos às vezes podem ser um problema, porque eles podem ter sido um marco de extrema importância na época que foram lançados. Mas para poder compreendê-los e aproveitá-los corretamente é preciso ter um entendimento e descolamento muito grande da realidade.

Tudo isso para dizer que eu não consegui terminar o livro. Cheguei em 40% no Kindle e meio que foi o suficiente para eu saber que não estava muito preparada para continuar a leitura. Então ele tá lá, esperando um dia que a “culpa” bata e eu termine finalmente o livro.

Aí chegou junho.

E acabou junho. Eu praticamente esqueci de ver a minha lista pra lembrar qual era o livro da vez. Estava tão envolvida em ler O Senhor do Caos, que acabei pegando outros livros pra serem minhas companhias e esqueci do livro da meta. Ou seja, não foi dessa vez que voltei para o universo dos vampiros de Anne Rice. :(


Como eu ando com dificuldades com o blog e minha organização pessoal, acabou que a grande maioria dos livros que eu li não tem resenha pra colocar por aqui. :/ Mas A Seleção em algum momento vai aparecer num post.

E assim começamos o segundo semestre! No fim do ano faço uma avaliação de como foi o resultado final.

Até a próxima! o/

*Compras feitas através dos links ajudam o blog com uma pequena comissão. ^.~

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading