Há muitos anos atrás, quando o blog ainda era mato, eu fiz um post falando sobre o “produto livro”. A ideia era contar um pouquinho sobre o que eu estudei na faculdade sobre editoração/projeto gráfico, e ajudar a dar um contexto no que eu prestava atenção na hora de avaliar o Design na nota da resenha.
Curiosamente, esse post ainda é muito acessado até hoje! E eu meio que estava devendo a continuação da análise do livro.
Bem, estou tentando me redimir com um primeiro post falando sobre o miolo de um projeto gráfico.
Fica uma ressalva aqui: existem muitos elementos que formam o miolo de um livro, e eles dependem de que tipo de projeto gráfico você está tratando.
Por exemplo: em um livro de arte, provavelmente você vai ter no final do volume um índice de fotografias, onde vão ser listadas todas as imagens que aparecem no livro.
Como estamos falando principalmente de livros de ficção, o volume de elementos gráficos diminui, mas ainda continua robusto. Por isso que pretendo fazer três posts separados para o miolo. Este e o próximo para os elementos estruturantes, e o último para os elementos que compõem a página do livro propriamente dita.
Sendo ainda mais explícita.
Hoje nós vamos tratar de: folhas de guarda, falsa folha de rosto, folha de rosto, ficha técnica, sumário, prefácio, dedicatória, epígrafe.
Vale lembrar que esses elementos podem mudar um pouco de ordem de acordo com o projeto gráfico. Mas eles costumam estar presentes em grande parte dos livros.
Ufa! Prepare-se, porque a leitura vai ser longa! ;)
Folhas de guarda
As folhas de guarda são mais comuns quando falamos de livros com capa dura. Normalmente são aquelas folhas coloridas, ou com algum tipo de grafismo e que parecem que estão colando todo o bloco de cadernos do miolo na capa propriamente dita.
Elas não costumam ter nenhuma informação “relevante” é mais um elemento estruturante de verdade e uma área pro designer fazer alguma firula.
Falsa folha de rosto
A falsa folha de rosto é a primeira informação efetiva que você tem sobre o livro no miolo. Normalmente essa página só traz o título do livro e tende a ser bem mais simples do que a folha de rosto. É meio que uma confirmação de que “sim, você pegou Lendários para ler”, sabe? Aqui nos meus exemplos eu trouxe uma falsa folha muito rebuscada criada pela Wish, e outra mais comum, como as que a Intrínseca costuma usar em seus livros.
Dá pra ver a diferença também de um livro que tem folha de guarda e outro que não tem. No da Intrínseca a falsa folha de rosto é a primeira página do livro e já vem imediatamente depois da capa.
Folha de rosto
A folha de rosto é o elemento que começa a trazer realmente as primeiras informações mais consistentes sobre o livro. Elas podem variar de editora para editora, mas normalmente você encontra:
- O título do livro
- O subtítulo, quando tem, ou nome da série e o volume
- Nome do autor ou autora
- Nome da pessoa responsável pela tradução, quando é um livro estrangeiro
- A editora
- e eu já vi algumas vezes colocarem o ano da edição que você tem em mãos
Ficha técnica
A ficha técnica normalmente é uma página par e costuma vir logo no verso da folha de rosto. Essa é uma página lotada de informação porque traz tudo que é relacionado a: ficha catalográfica, informações sobre os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto do livro como um todo, anos de publicação, endereço da editora… Se você precisa do “expediente” do livro, é aqui que você provavelmente vai encontrar.
O que não costuma ficar na ficha técnica: informações sobre tipografia, gráfica e papel. Isso vai pro colofon.
Sumário
O sumário é diferente do índice. O sumário costuma vir no início do livro, como uma guia da estrutura da narrativa (em um livro de ficção), organizando os capítulos e facilitando a encontrabilidade das páginas. O índice (remissivo) normalmente vem no final do livro, e ele costuma servir pra reunir informações que foram inseridas ao longo do livro e precisam ser “relembradas” e catalogadas para serem encontradas facilmente depois. O sumário costuma ter um trabalho gráfico, o índice é mais uma lista mais simples e hierárquica.
Prefácio
O prefácio normalmente vem antes do conteúdo textual real do livro. Ele pode ser escrito pelo próprio autor ou por uma outra pessoa convidada para prefaciar o livro. Uma das intenções é apresentar de uma forma resumida qual o propósito do livro ou sobre seu conteúdo/tema. É um pouco diferente da introdução, que pode existir ao mesmo tempo no mesmo livro.
Dedicatória
A dedicatória costuma ser uma página onde o autor indica quem são as pessoas (ou “coisas”) para quem dedica o livro que escreveu. Costuma ser ser um texto curtinho e nem sempre tem o nome “por extenso” de quem está sendo homenageado e vem logo no começo do livro. A dedicatória é diferente dos agradecimentos, que podem estar no começo ou no fim, mas costuma ser bastante extenso em alguns casos.
Epígrafe
A epígrafe é tipo um texto “parafraseado” pelo autor, que ele acredita que representa de alguma forma o texto que ele escreveu. Normalmente são citações de outros autores e vem imediatamente antes de você mergulhar de verdade na história. Não é obrigatório, mas é interessante ver essas referências que os autores encontram para criar uma ambientação pros seus textos.
No próximo post trago os elementos da estrutura que ficaram faltando comentar. Vamos torcer para não demorar mais 10 anos para eu terminar essas análises… 😋
Vale um agradecimento pra Marina Avila e seus projetos gráficos da Wish que são extremamente refinados e abusam de quase todos os elementos pra eu trazer como exemplo. Trouxe outros livros só para mostrar como as outras editoras trabalham essas áreas com projetos mais padrão.
Até a próxima! o/
Livros utilizados nos exemplos desse post
- Contos de fadas em suas versões originais, vários autores. Editora Wish. [skoob] Compre na Amazon
- Os melhores contos de fadas nórdicos, vários autores. Editora Wish. [skoob] Compre na Amazon
- Lendários, Tracy Deonn. Editora Intrínseca. [skoob/goodreads] Compre na Amazon
- Lugar Nenhum, Neil Gaiman. Editora Intrínseca. [skoob/goodreads] Compre na Amazon
- Mythos, Stephen Fry. Editora Planeta Minotauro. [skoob/goodreads] Compre na Amazon
- Anjos da Morte, Eduardo Spohr. Editora Verus. [skoob/goodreads] Compre na Amazon
*Compras feitas através dos links deste post geram uma pequena comissão ao blog ^.~
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nenhum comentário