resenha

A Maldição do Titã – Rick Riordan

14 maio 2021
Informações

A Maldição do Titã

Rick Riordan

Intrínseca

série Percy Jackson e os Olimpianos #3

336 páginas | 2014

5

Design 5

História 5

12

Compre! Amazon

Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente… e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo -, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.

Divertidíssima e repleta de ação, essa terceira aventura da série coloca nosso herói e seus aliados frente a frente com o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.

História

AI MEU CORASSAUM. ❤

Acho que esse é o primeiro livro da série que tem um tom mais triste e agridoce. Principalmente porque passamos a maior parte da história sem a dinâmica Percy + Annabeth.

A Maldição do Titã se passa em dezembro, fora do período normal que Percy vai para o acampamento meio-sangue que é nas férias de verão (do hemisfério norte). Só que Grover pediu ajuda porque encontrou dois semideuses em um internato.

Por isso, Percy, Annabeth e Thalia pegam uma carona com a mãe de Percy até a escola para ajudar Grover a resgatar as crianças e garantir que elas vão chegar em segurança no acampamento.

E aqui já começa nossa aventura frenética com Annabeth desaparecendo e Percy se sentindo solitário e culpado por não ter conseguido salvar sua melhor amiga. Eu sei Percy! Eu também senti falta da Annabeth!

Também temos uma maior quantidade de deuses aparecendo ao longo da história!

Ártemis (minha deusa favorita) e Apolo fazem suas primeiras aparições. Ártemis se separa do grupo para procurar um monstro perigoso, enquanto Thalia entra em rota de colisão com a tenente principal das Caçadoras de Ártemis, Zöe. Bianca, uma das crianças que o trio foi salvar, decide se juntar às caçadoras, e seu irmão Nico vai com Percy para o acampamento.

Esse é um momento meio triste e levemente revoltante. Bianca praticamente abandona Nico para poder viver como uma donzela de Ártemis. Dá muita dó ver Nico solitário e saber o que vai acontecer com ele no desdobramento da história.

Esse não seria mais um livro da série se não tivéssemos uma nova profecia que marcasse o início de uma missão! As caçadoras e os semideuses precisam salvar Ártemis e Annabeth e impedir o que quer que esteja acontecendo em São Francisco.

Daqui pra frente é só o ritmo alucinado que Rick Riordan coloca em suas histórias, daquele jeito que se você piscar vai perder alguma coisa. Que você fica na pontinha da cadeira levemente tenso e segurando a respiração sem perceber!

Eu amei ver o quanto Percy se tornou “dependente” (com muitas aspas aqui) da companhia e das conversas com Annabeth. Seu foco é totalmente salvar sua amiga, tanto que todo o resto é secundário na sua cabeça. Se ele conseguir resolver, ótimo, mas Annabeth?! Top prioridade da missão.

Dos outros deuses que cruzamos no caminho revemos Ares, somos apresentados a Afrodite e passeamos pelo ferro velho de Hefesto.

E temos a primeira baixa real na história. E acho que aqui foi a única coisa que eu achei que ficou meio corrida. Não consegui sentir que os personagens realmente ficaram tristes ou abatidos pela situação.

Tudo bem que o ritmo não pode diminuir. Como sempre nas histórias da série, os semideuses estão lutando contra o relógio para salvar o mundo. Mas ainda assim, eu achava que poderia ter tido um pouco mais sentimento, pra que o leitor pudesse realmente ser impactado pela perda.

De resto, vemos pela primeira vez a Rachel Dare aqui e é engraçado o quanto é rapidinha sua participação. Eu não me lembrava que era dessa forma. Temos uma indicação que Grover provavelmente é o sátiro rastreador que vai conseguir encontrar Pã, o deus perdido da natureza.

E achei importante a evolução dos sentimentos de Percy! Eu já sei de tudo, mas é tão gostoso voltar a shippar e torcer pra que ele fique com Annabeth quando forem maiorzinhos… 🥰

Sei que sou repetitiva (desculpem, é a idade e a memória) mas essa ideia de reler Percy Jackson foi uma das melhores coisas pra esse ano. E também ter a oportunidade de trazer resenhas que não existiam ainda no blog!

Mês que vem tem mais um e não posso esperar pra continuar a jornada. 💁‍♀️


Outras resenhas da série

  • o ladrão de raios - rick riordan
  • o mar de monstros - rick riordan

Até a pròxima! o/

Onde comprar: Amazon (compras feitas através do link geram uma pequena comissão ao blog ^.~)

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading