resenha

A Pergunta e a Resposta – Patrick Ness

8 abr 2021
Informações

A Pergunta e a Resposta

Patrick Ness

Intrínseca

série Mundo em Caos #2

528 páginas | 2021

5

Design 5

História 5

14

Compre! Amazon

O Novo Mundo não é mais o mesmo. A promessa de paraíso a cada dia se revela um pesadelo. Nos primeiros anos de colonização do planeta, um germe brutal transformou o pensamento dos homens em um fluxo caótico e incessante de sons, o Ruído. Além disso, infectou e dizimou todas as mulheres. Ao menos era o que Todd Hewitt achava até conhecer Viola… Depois de anos de paz, uma nova guerra se anuncia.

Quando Todd fugiu de Prentisstown, enfrentou provações e descobriu segredos terríveis. Agora ele se vê cercado de inimigos e obrigado a encarar inúmeras crueldades para tentar proteger Viola, sem ao menos saber se ela está viva. É nesse cenário incerto que dois grupos vão travar um arriscado embate. De um lado, a poderosa Pergunta. Do outro, a bombástica Resposta. Do que serão capazes para conquistar seus objetivos, mesmo com a existência do Novo Mundo em risco?

A Pergunta e a Resposta é o segundo volume da trilogia Mundo em caos, uma distopia de tirar o fôlego que nos lança em uma acirrada batalha pelo poder. Publicada em mais de trinta países, a série consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem e o primeiro volume ganhará uma adaptação cinematográfica estrelada por Tom Holland e Daisy Ridley.

Design

Eu já enalteci a qualidade do projeto gráfico da série Mundo em Caos no primeiro livro, mas aqui, além da cor azul, que tem a ver com um acontecimento da história, temos troca de pontos de vista e isso é tratado visivelmente no miolo.

Não é só um título dizendo quem é o narrador. É toda a mancha gráfica mudando pra você “fisicamente” saber quem está contando. Então a fonte do texto é diferente e você meio que se acostuma a saber quem é só pela mudança no estilo, nem precisa confirmar com o nome no início do capítulo.

Fora isso, todas as interferências visuais do Ruído continuam ao longo das páginas, independente do PoV ativo. Continuo achando que, além da história, o projeto gráfico é uma ótima desculpa pra você ter essea série em casa.


História

O problema de você não ter uma série como Mundo em Caos completa é exatamente esse. Ela não está completa e você termina a leitura destruído e sedento pela continuação. Que eu não sei quando a Intrínseca vai lançar, e se levarmos em consideração que Mundo em Caos (o livro) saiu em 2019…

IMAGINA ESPERAR MAIS 2 ANOS PELO ÚLTIMO LIVRO?!

Se Mundo em Caos já foi uma montanha russa de emoções, A Pergunta e a Resposta consegue extrapolar todo o sentido de confiança e manipulação de um jeito que eu nunca vi.

Sério. Em um mundo onde os pensamentos de todos os homens está aberto e disponível para ser visto em forma de ruído, você pensaria que tudo é transparente e impossível de esconder informações, né?!

Mas e se existisse uma “cura”? E se você não pudesse mais confiar em ninguém. E se você não tivesse mais certeza se a única pessoa que achava que podia confiar é realmente confiável?!

Todd e Viola definitivamente entraram pro meu seleto grupo de “casais” perfeitos. Gente, como eles me fazem sofrer e ficar angustiada e temerosa, e torcer e sofrer de novo.

Na verdade, Patrick Ness! Que capacidade maravilhosa de confundir, envolver, enganar, e surpreender o leitor!

Eu sofri bastante nessa leitura, porque O TEMPO TODO você está sendo enganado. Seja seguindo a narrativa pela ótica de Todd ou de Viola. E tá, isso pode ser um pequeno spoiler, levando em consideração como terminou Mundo em Caos, mas você acha mesmo que o autor continuaria sem seus personagens principais? 😑

O que eu mais gosto na história de Ness é que sim, Todd e Viola são muito inteligentes e corajosos, mas eles não são páreo pra manipulação e abuso dos adultos que os cercam. Porque, intrinsecamente, eles ainda são muito jovens pra serem mais maduros e preparados do que pessoas 20 ou 30 anos mais velhos que eles.

E também, na maior parte do tempo eles estão simplesmente tentando sobreviver, e não têm aquela coisa levemente insuportável de “salvar o mundo”. Pode ser que isso acabe sendo uma consequência de eles permanecerem vivos, mas eles não são considerados necessariamente os “escolhidos” como a gente costuma ver em alguns livros. Eles provavelmente estão sendo moldados para serem “os bonzões”, sabe?

Todd e Viola são extremamente humanos e é muito doído ver o tanto que eles sofrem! Ao longo do livro meus olhos ficaram cheios d’água em diversos momentos. Seja de sofrimento, de tristeza, de raiva, de impotência.

O livro trata nossos sentimentos como se fossem argila pra ser moldados nas mãos do Patrick Ness. E ainda faz vários questionamentos sobre assuntos sensíveis (até demais). Objetificação da mulher, abuso de poder, manipulação da informação, traição e mentiras. Até onde você vai para realizar as escolhas e as ordens de outra pessoa? Em que momento a luta pela liberdade vira somente terrorismo?

A Pergunta e a Resposta foi daqueles livros que, além de me deixar enfurecida porque eu não tenho o seguinte pra ler, me deixou olhando para o horizonte, enquanto meu cérebro assimilava e organizava tudo o que eu passei ao longo da leitura.

E eu tou aqui, escrevendo essa resenha no calor do momento, ainda não sabendo lidar direito com tudo que eu experimentei de emoções. Sério, eu senti medo, receio, nervoso, raiva, decepção, frustração, uma esperança bem pequenininha que foi rapidamente destruída pela avalanche de acontecimentos.

Eu não consigo ainda acreditar que Patrick Ness criou dois personagens tão manipuladores e diabólicos e que estão em lados opostos da disputa pela cidade onde se passa a história. Nada que esses personagens falam ou fazem pode ser considerado verdadeiro, porque eles moldam e distorcem a verdade de acordo com a vontade deles.

E isso é terrível! E impressionante na mesma medida!

As coisas que eles fazem com homens, mulheres e spackles durante a história, é assustador. Tudo com uma função de controle. Tudo em função de mais uma vez mergulhar o Novo Mundo em guerra.

A única coisa que eu quero é que Todd e Viola consigam descansar em algum momento. Mas meu coração me diz que Patrick Ness não vai ser bonzinho. Não com seus personagens. Não com meu coração e minha sanidade…

PRECISO de Monsters of Men (ainda não sei como vai ser traduzido pro português). E provavelmente preciso ler outros livros do autor que tem grande potencial pra virar um dos meus favoritos.


Outras resenhas da série

  • mundo em caos - patrick ness

Até a próxima! o/

Parceria Intrínseca 2021

Onde comprar: Amazon (compras feitas através do link geram uma pequena comissão ao blog ^.~)

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading