Tentação ao pôr-do-sol
Arqueiro
série Os Hathaway #3
272 páginas | 2014
Poppy Hathaway está em Londres para sua terceira temporada de eventos sociais. Como nos dois anos anteriores, ela se hospedou com a família no hotel Rutledge. E, como nos dois anos anteriores, tudo indica que retornará a Hampshire sem ter encontrado um pretendente com quem se casar.
Apesar de ser extremamente bonita e gentil, Poppy tem duas grandes desvantagens em relação às outras moças: sua inteligência deixa muitos homens acuados e o fato de vir de uma família tão pouco convencional faz com que os melhores partidos nem sequer a abordem.
Mas o destino a coloca no caminho de Harry Rutledge, um homem de passado triste, que venceu na vida por conta própria e aprendeu a encarar tudo como um negócio. O dono do hotel não ama ninguém, confia em poucos e manipula todos. Porém, mesmo sendo tudo o que Poppy nunca almejou, ela não pode negar o fascínio que sente por ele.
Quando Harry conhece Poppy, é tomado pelo desejo. Ele imediatamente tem a certeza de que a jovem será sua e, para o bem ou para o mal, não mede esforços para que isso aconteça.
Mas fascínio e desejo não serão suficientes para construir sua história, sobretudo quando uma traição põe em jogo as bases do relacionamento. Agora, é entre quatro paredes que eles tentarão resolver problemas e anular diferenças, num romance sensual em que seu futuro juntos pode mudar a cada toque, cada encontro, cada descoberta.
História
Depois de alguns anos lendo e me divertindo com romances de época eu comecei a perceber que, de verdade verdadeira, nenhum deles tem lá relacionamentos muito saudáveis em suas histórias.
Mas eu cheguei a conclusão que, pra mim, o gênero é escapismo. É só isso que eu procuro quando pego um romance de época pra ler.
É aquele livro de “ligação”, de limpeza mental que a gente precisa pra sair de um ressaca literária, ou entre livros mais exigentes ou complexos.
E eu poderia falar que não dá pra você “normalizar” um romance em que o protagonista interfere na vida da protagonista, porque ela tem que ser sua. Que roubar a correspondência da jovem e dar uma ajudinha pra impedir um noivado que estava fadado a não ocorrer não é uma atitude louvável.
Poderia. São atitudes questionáveis e provavelmente muito machistas do cara. Tratar a mulher como propriedade no estilo “se não for minha não vai ser de ninguém”.
Mas o que me deixa satisfeita é que eu consigo me divertir com um livro “todo errado” e ainda assim identificar o que é errado nele.
É estranho que eu tive uma reação altamente “explosiva” a O Duque e Eu, de rejeitar a história e a autora. Mas consigo me divertir e ter momentos de “ah, que romântico” aqui em Tentação ao pôr do sol da Lisa Kleypas.
Se você entende inglês, pode ir no canal da Merphy Napier e ver o vídeo que ela fez comentando porquê O Duque e Eu é problemático. Eu concordo com ela, e meio que não me senti confortável em fazer resenha sobre o livro aqui.
A verdade é que Tentação ao pôr do sol simplesmente era o livro que eu estava precisando ler. Despretensioso, divertido e romântico, mesmo com seus problemas de relacionamento.
Me divirto vendo a família maluca dos Hathaways; como Poppy (a protagonista) consegue ser apoiada por eles e, ao mesmo tempo, independente pra tomar suas decisões. Me divirto até pras passadas de pano que rolam pro “boy lixo” da vez. A interação de Poppy com Beatrix são as mais legais, analisando os relacionamentos de cada um dos irmãos, identificando que tipo de animal cada um é…
E os momentos de Poppy com Harry (o boy lixo), quando não são os “problemáticos”, são interessantes. Eles tem bons diálogos, tem química, e a autora me convenceu que eles funcionam juntos.
Então, meio que é isso. Vou continuar recorrendo ao gênero quando precisar passar o tempo com uma história que me permita um escapismo de qualidade. Provavelmente indo atrás de autoras que eu sei que me agradam e fugindo da Julia Quinn pro resto da vida. 😅
Outras resenhas da série
Até a próxima! o/
Onde comprar: Amazon (compras feitas através do link geram uma pequena comissão ao blog ^.~)
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nenhum comentário