bate papo

Os livros mais importantes da vida, volume 40

16 mar 2021
os livros mais importantes da vida, volume 40

Volume 40 porque desde o dia 14 eu sou a mais nova quarentona por aí. E nunca é ruim reavaliar as leituras que a gente fez ao longo da vida pra revisar o que realmente foi (e ainda é) bom.

Inicialmente eu pensei fazer uma lista de 40 livros. Mas é muito livro, e eu confesso que não sei se tenho 40 livros que eu ame tanto assim. Além do fator preguiça.

Então a ideia é trazer 10 livros que, além de gostar, eu sugeriria como leitura. Quando comentar sobre séries vou tentar pensar nas que eu já tenha lido completas, mas não necessariamente vou respeitar minha própria restrição…

Provavelmente eu já fiz algum tipo de postagem em outros momentos do blog. O lance é descobrir depois se eu sou coerente e consistente nas minhas escolhas.

Vem descobrir quais são os livros mais importantes dos meus 40 anos de vida (com duas menções honrosas pra não estragar o design).

  • o último desejo - andrzej sapkowski
  • a bússola de ouro - philip pullman
  • o ladrão de raios - rick riordan

A saga do bruxo Geralt de Rívia

Essa foi uma descoberta recente, muito motivada pelo seriado da Netflix com o Henry Cavill, mas altamente impressionante. É uma série de fantasia com uma pegada “moderna” na forma como conduz a história e o desenvolvimento dos personagens. Mais do que a jornada ou uma narrativa world driven, aqui Andrzej Sapkowski envolve o leitor com uma história muito focada no character driven.

Você vai se envolver muito mais com os personagens do que necessariamente com a política que está rolando entre os diversos reinos do mundo de Geralt. Não que essas intrigas não sejam importantes ou interessantes, mas acompanhar o desenrolar dos personagens é muito mais relevante pro leitor.

Altamente recomendável. Agora só falta jogar Witcher 3 pra saber como foi a transposição do universo pros games.

Fronteiras do Universo (His Dark Materials)

Se eu tivesse que escolher só um dessa lista, sem dúvida seria Fronteiras do Universo. Essa é uma das séries que eu realmente mais gosto. Já reli umas três vezes em momentos diferentes da vida, e eu sempre me emociono e surto com os acontecimentos em volta de Lyra e Will.

Aliás, melhor casal de todos os tempos!

Toda a história de questionamento sobre o poder da Autoridade, o destino de Lyra na evolução da humanidade, o papel de Will no desenvolvimento da narrativa e sua coragem… é tudo muito bom demais! ❤

A série da HBO foi bem fiel e conseguiu construir bem a história de Philip Pullman, muito melhor do que o filme de anos atrás.

Percy Jackson e os Olimpianos

LEIA A RESENHA – Essa é a série que eu gostaria de ter escrito se tivesse capacidade e talento. Misturar deuses gregos, adolescentes e o mundo contemporâneo foi uma das melhores sacadas que Rick Riordan poderia ter. E eu reli recentemente o primeiro livro e Percy continua sendo um personagem maravilhoso, um dos meus favoritos.

Sei que andei tendo uns problemas com YAs, mas é impressionante quando um bom autor e um bom tema se “encontram” e a magia simplesmente acontece!

Pretendo pegar todos os outros livros pra fazer um revival completo da experiência do mundinho.


  • recursão - blake crouch
  • teto para dois - beth o'leary
  • a história da sua vida e outros contos - ted chiang

Recursão

LEIA A RESENHA – Tenho uma certa paixão platônica por sci-fi, mas confesso que não sou uma leitora muito prolífica do gênero. MAS, Recursão definitivamente é o melhor sci-fi que eu li até hoje. A não ser que você me diga que sci-fi só pode ter robôs e viagens estelares, aí me ferrou.

Eu ainda acho que a melhor maneira de aproveitar Recursão é acreditar em mim que é bom e ler. Não procure sinopse ou resenhas porque você corre o risco de levar spoilers que vão acabar com sua experiência. É muito bom. Acredita e vai.

Teto para Dois

LEIA A RESENHA – Surpreendentemente, sim, tem um romance contemporâneo nessa lista. Teto para Dois me mostrou que quando a história tem protagonistas com idades, angústias e problemas parecidos com os meus, é MUITO MAIS fácil de gostar do livro. Principalmente se a escrita é agradável, dinâmica e divertida. Beth O’Leary me surpreendeu e conquistou meu coração.

A história da sua vida e outros contos

LEIA A RESENHA – Outra surpresa é o livro do Ted Chiang. Não sou muito de ler contos, não me pergunte por quê. Mas eu fui de cabeça nesse por conta do filme de Denis Villeneuve. A Chegada é um filme tão maravilhoso que eu tive que conhecer a história que serviu de inspiração. Acompanhar os contos de A história da sua vida e outros contos é um mergulho em um universo desconhecido mas altamente instigante.


  • o império final - brandon sanderson
  • a (r)evolução das mulheres - mindy mcginnis
  • a menina que tinha dons - m.r. carey

Mistborn

LEIA AS RESENHAS [#1] [#2] [#3] – Esses foram os livros que me fizeram prestar atenção em Brandon Sanderson. Eu já tinha lido Elantris, mas foi com Mistborn que ele me mostrou o quão envolvente e interessante os universos mágicos que ele constrói podem ser. Os personagens são divertidos, tem uns problemas com alguns desenvolvimentos que são um pouco truncados e umas paradas políticas meio cansativas, mas todo o mundo criado, os diálogos, a magia baseada no consumo de metais, a descrição das cenas de batalhas… TUDO ISSO faz com que Mistborn seja muito bom!

A Segunda Era também é interessante, mas perde um pouquinho em magnitude em comparação com a primeira trilogia. Quero ver se em algum momento Brandon Sanderson vai mesmo soltar a Terceira Era.

A (R)Evolução das Mulheres

Vou ser muito transparente e contar que eu não me lembro de nada do livro de Mindy McGinnis, mas eu me lembro nitidamente da sensação de assombro, impotência, angústia e sofrimento que o livro me causou. E sim, ele merece uma releitura, porque, como sempre, eu não fiz resenha aqui no blog. Só espero que todos esses sentimentos se mantenham e que eu consiga encontrar mais camadas em uma segunda visita.

A menina que tinha dons

Esse daqui me surpreendeu porque eu não gosto de zumbis. Acho que dos monstros de terror, zumbis são os que mais me aterrorizam, então não costumo consumir nada desse tema.

Mas A menina que tinha dons é impressionante por lidar com esses seres de uma forma que me gerou tanto interesse, tanto envolvimento que não deu pra não ler. É um livro com um teor apocalíptico mas tem um plot twist que foi impressionante na época que eu li. Altamente recomendável.


  • the kiss of decepcion - mary e. pearson
  • a garota da terra do vento - licia troisi
  • a quinta estação - n.k. jemisin

Crônicas de Amor e Ódio

LEIA AS RESENHAS [#0.5] [#1] [#2] – Essa é a série que eu sempre quis ler em um livro de fantasia. Protagonista feminina que passa por sofrimento, evolução e crescimento; romance altamente apaixonante; coadjuvantes muito bem desenvolvidos; e um vilão que eu comprei. Eu gostei muito da jornada de Lia e fui totalmente envolvida pelo mundo dos Remanescentes. Foi bom sair um pouco das fantasias “tradicionais” e encontrar uma série que encaixou perfeitamente com o que eu sempre busquei em outros livros do gênero.

Crônicas do Mundo Emerso (Menção)

A trilogia de Licia Troisi é outra série de fantasia “feminina” que me surpreendeu na época que eu li, mas Nihal era uma heroína querendo ocupar um espaço onde só homens são permitidos. Então ela é construída de uma forma que sua feminilidade ou qualquer traço que possam ser considerados fraqueza são desvalorizados, porque eles não permitem que ela seja um cavaleiro.

É uma forma diferente de mostrar como uma mulher pode (e deve) ter espaço no universo de fantasia, mas funcionou muito bem pra mim quando eu li. É outra série que merece uma releitura quando possível, para ser devidamente apreciada e valorizada aqui no blog.

A Terra Partida (Menção)

Aqui eu estou roubando porque eu ainda não terminei a trilogia, só li o primeiro livro da série de N.K. Jemisin, mas ele foi tão surpreendente e me deixou com expectativas tão altas para os seguintes que eu precisava comentar aqui como uma menção honrosa.

Tem o fator de que a autora ganhou três Hugos pela série, um pra cada livro. OU ~SEJE~! Preciso terminar o quanto antes para comprovar se essa trilogia é realmente merecedora de ser um “livro da vida”.


Você já fez a lista dos livros mais importantes pra você?

Até a próxima! o/

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading