bate papo

Data mining de leitura – versão 2020

24 fev 2021

Então.

Eu sou uma pessoa um pouco controladora e acumuladora. 😅

Quando eu era pequena eu lembro de colecionar álbuns de figurinha e de fazer questão de riscar na tabela de controle todas as que eu já tinha colado no álbum. Meu pai me ajudava a fazer uma tabela pra gente controlar quais figurinhas faltavam pra eu trocar com coleguinhas que tb colecionavam o mesmo álbum.

Eu não lembro quantos ou se eu fechei algum, mas era uma coisa um pouco “compulsiva” alimentada principalmente pelo meu pai. Acho que herdei essa característica dele, ou foi alimentada por ele. 💕

Bem, como você pode ter percebido, por estar em um blog de literatura, minha compulsão hoje em dia são os livros. E eu sou muito controladora com muitas coisas relacionadas a eles e às minhas leituras.

Do tipo.

Eu tenho uma conta no Skoob e no Goodreads. Experimentei o Cabeceira, da TAG, mas não rolou porque ele só tem app (até onde eu sei), e pra ser controladora com propriedade, eu prefiro usar meu computador. 👩🏽‍💻

Eu tenho planilhas pra controlar as caixas de livros que eu tenho (atualmente cheguei na 16), e eu categorizo por: editora, autor, série, páginas, se já li, se eu quero, e se comprei ou recebi o livro.

Tenho uma outra planilha que controlo minhas pendências de parceria com a Intrínseca e também os livros que comprei e que chegaram, pra saber: quando chegou, se já tirei foto, se já publiquei em algum post de Novas Aquisições, e se já entreguei a resenha, se for de parceria.

Eu tenho um Notion onde organizei minhas leituras do desafio #12em2021 para ter um controle do que eu tenho priorizado pro ano, e também pra organizar as leituras da Darkside do meu desafio #6Caveirasem2021.

E eu anoto na minha agenda/bujo todos os dias minhas tarefas pro blog, que eu normalmente ignoro e repito no dia seguinte. Nesse mesmo caderno eu tenho também: um calendário mensal que eu escrevo quais posts eu pretendo publicar em quais dias; uma TBR do mês e uma lista de ideias de posts que posso/pretendo fazer.

(e mesmo assim isso aqui fica às moscas às vezes… 🕸)

SIM EU TENHO PROBLEMAS!

Apesar de todo esse controle e organização, eu não tinha muita noção de como estava distribuindo minhas leituras. Quantas mulheres eu li no ano? E qual foi o maior livro? Qual o gênero que eu mais peguei?

O Goodreads até tem uma análise um pouco desse estilo que você recebe no final do ano, mas eu queria ter uma visibilidade mais imediata dos meus resultados.

É daí que surgiu a ideia de fazer uma série de gráficos pra poder identificar como eu estava me saindo ao longo do ano. Eu também vi o tweet de alguém que fazia algo do gênero, mas não lembro quem era. Mas fica aí a menção que, se você comentou no Twitter dos seus hábitos de catalogação no final de 2019, você me incentivou!

Então é isso. Desde o ano passado eu comecei a criar um data mining dos livros que leio para fazer cruzamentos e identificar tendências e padrões nas minhas escolhas. Mas assim, só pelo prazer que esse tipo de organização me dá, de ver os gráficos, e de identificar os dados.

Alguns exemplos do ano passado, que já tá com a análise fechada:

Esse gráfico mostra a distribuição dos livros entre as editoras. Dá pra ver que Intrínseca, Morro Branco e Martins Fontes foram as mais relevantes em 2020. A Intrínseca por conta da parceria; a Morro Branco porque eu quis investir em leituras da editora; e a Martins Fontes por conta dos livros do Geralt de Rívia.

Não tem muito erro, Fantasia sempre vai ser o meu gênero preferido na hora de escolher uma leitura. Em segundo tivemos Thriller que eu realmente fiz um certo investimento de tempo. Urban Fantasy, Drama e Romance de época tiveram um empate técnico em terceiro lugar como os gêneros mais lidos ano passado.

Na verdade Drama tá um pouco fora do meu padrão, mas eu devo ter escolhido livros da Intrínseca que provavelmente saíram da minha zona de conforto.

E meu último exemplo de como isso é divertido é a distribuição de notas. Nessa análise eu acabei arredondando todas as avaliações então não temos números quebrados aqui.

Dos 46 livros que li ano passado a maioria ficou com com uma nota 4⭐, que é uma baita nota positiva! Só um livro foi muito ruim e eu te dedico O Duque e Eu, você mereceu ser a única nota 1⭐ de todo o ano!

Outros gráficos e análises que eu também tenho no meu controle:

  • O ano de lançamento do livro
  • O gênero do autor/autora
  • Se o livro faz parte de uma série
  • A quantidade de páginas
  • O país de origem do autor
  • E se é um livro físico ou ebook

Que outros controles você colocaria se fizesse uma análise desse tipo?


Já estou alimentando minha tabela de 2021 e isso me dá uma satisfação tão grande que eu nem sei explicar direito. Talvez em 2022 eu traga o resultado da análise desse ano.

E sim… definitivamente. Probleminhas! 😅

Até a próxima! o/

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading