Dando continuidade na Semana Clássicos Intrínseca, hoje é dia de falar do enredo de Crepúsculo.
Então, vamos dizer que você tenha ficado em um ambiente controlado e isolado nos últimos, sei lá, 20 anos. Sem acesso a maravilha da comunicação que é a internet. Sem filmes. Sem livros. Sem revistas.
Pessoa, não sei se tenho inveja ou pena de você…
MAS VOCÊ ESTÁ AQUI AGORA! E você quer saber o que é Crepúsculo, que praticamente arrastou uma onda de amor e ódio no final dos anos 2000s e início dos 2010s.
É… eu lembro das altas discussões sobre como vampiros “de verdade” não deveriam brilhar no sol…
E como sempre, estou me adiantando. Enredo primeiro, polêmicas depois, Samara. 😅
Bella Swan, está de mudança. Desde que seus pais se separaram, ela foi morar com sua mãe em algum lugar quente e com muito sol. Jacksonville?! gente… não lembro o nome da cidade.
Muito provavelmente NÃO IMPORTA porque Bella decide que está na hora de deixar sua mãe ter mais liberdade e acompanhar o namorado jogador de beisebol, e faz o THE ULTIMATE SACRIFICE de ir morar no fim do mundo.
Ela vai pra Forks, ficar com seu pai, chefe de polícia da cidade pequena, fria, úmida e verde. Na história, Forks é uma das cidades dos EUA com menos incidência solar em um ano e é sempre úmida, nublada e fria.
Nossa queria Bella Swan chega em sua nova cidade, e vai dar continuidade nos seus estudos, se inscrevendo na única escola de “segundo grau” de Forks. A “novidade” acaba virando atração entre os alunos e até faz amizade com alguns dos outros jovens.
Só que Bella não é a única “atração” da escola. Os irmãos Cullen são o grupo de jovens mais exclusivos, bonitos e “esnobes”. Ninguém consegue entrar na panela ou se aproximar de nenhum deles. E Bella fica interessada pela família, principalmente pelo mais novo de todos, Edward Cullen.
Mais tarde, no mesmo dia, Bella vai para sua aula de biologia e descobre que seu parceiro de bancada é nada menos que Edward Cullen. Mas provavelmente o desodorante de Bella não deveria estar funcionando muito bem, porque o carinha simplesmente foge assim que a jovem senta do seu lado.
Magoada, Bella continua levando a vida, sem saber o que fez pra deixar Edward com tanto nojo dela. Ela resolve confrontar o cara pra saber qual é, mas ele desaparece. Por vários dias.
Enquanto isso, Bella fica em sua pequena obsessão de “qual é a do Edward”. Até o dia em que ele volta. E Edward fala com Bella! Tipo, conversa sobre o tempo, jogando papo fora mesmo! E seus olhos são maravilhosamente dourados.
No mesmo dia, arrumando suas coisas para voltar para casa, de pé no estacionamento da escola, Bella vê a morte se aproximando à toda velocidade, quando o carro de um colega escorrega no gelo fino e vai direto em sua direção.
Inesperadamente, Edward está do seu lado e impede que o carro a esmague até virar um patê! Ela não entende o que aconteceu; como ele pode ter essa velocidade inumana e simplesmente surgir do seu lado?! Ela pode jurar que ele estava do lado oposto do estacionamento!
No hospital, para confirmar que tudo está bem e Bella não sofreu nenhuma concussão com a batida, ela conhece o pai de Edward, o Dr. Carlyle Cullen. De uma beleza tão estupenda quanto o filho, o médico não leva a sério a confusão que Bella faz sobre o salvamento milagroso que Edward realizou e vida que segue.
Mas Bella ainda tem grandes questões para resolver. Quem é Edward Cullen de verdade?! Que tipo de segredo ele pode estar escondendo de nossa jovem protagonista? E o quanto de seu coração ela já entregou para esse rapaz misterioso?
Agora é com você amig@ deslocad@ no tempo! Você vai querer descobrir o que acontece com Bella e Edward?!
Existem algumas maneiras! \o/
Você pode ler o primeiro livro da tetralogia Crepúsculo, escrito pela Stephenie Meyer. Todos foram lançados por aqui pela Intrínseca. E, sim são quatro livros. Alguns melhores do que outros, mas no geral eles mantêm um equilíbrio na qualidade e no envolvimento da história. Você vai acabar lendo todos de qualquer jeito… 😏
Você pode ver os cinco filmes produzidos a partir dos livros. Tem todos na Amazon Prime!
Ou você pode ler o crossgender Vida e Morte que a autora publicou pelo aniversário de 10 anos de lançamento de Crepúsculo. Nele você revisita a história de Bella e Edward, só que com papéis de gênero trocados, onde o protagonista passa a ser Beau e o interesse romântico é Edythe.
E, ainda, se você quiser uma “fanfic” erótica de Crepúsculo, é só ir atrás da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, da E.L. James, também lançada pela Intrínseca.
Olha que já são dois posts seguidos! Será que vou conseguir participar de todos os dias da semana?! 😱
Até a próxima! o/
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
3 Comentários
“No mesmo dia, arrumando suas coisas para voltar para casa, de pé no estacionamento da escola, Bella vê a morte se aproximando à toda velocidade, (…)”
Correndo o risco de não compreenderem isso com o mo “boa memória”, mas como se eu fosse tiete de Crepúsculo… MAAAAS… As coisas só acontecem “no mesmo dia” no filme; no livro tem muito mais “dias sem interação”, (e muita conversa mental da própria Bella) rs
E por que eu tô falando isso…? Devia fingir que não lembro da história #shame
Com certeza eu misturei as duas experiências, do livro e do filme, porque, invariavelmente, eles já viraram “uma coisa só” na minha cabeça. Mas né? A situação é a mesma, você só quis fingir que não é FÃ INVETERADA de crepúsculo… 🤭
Não vou confirmar ou negar essa informação xD