memes e tags

Uma TAG para ser respondida em janeiro – 2024

19 jan 2024
Uma TAG para janeiro

Recuperando uma TAG que o Victor do GeekFreak fez há algum tempo e acho interessante de responder. Essa é interessante porque me ajuda a ter uma noção do que mais eu posso colocar nas metas gerais de leitura pro ano lá no Skoob.

Eu já compartilhei minha meta de #12em2024, então vamos ver como posso responder cada pergunta da TAG.

1. Qual leitura você não pode deixar passar desse ano?

  • palavras de radiância - brandon sanderson
  • tudo que você precisou desaprender para virar um idiota - meteoro brasil
  • manifesto comunista - karl marx, friedrich engels
  • uma magia destilada em veneno - judy i. lin
  • a roda de deus - leonel caldela
  • a dança da floresta - juliet marillier
  • Palavras de Radiância [skoob/goodreads] – Os Relatos da Guerra das Tempestades #2 – Brandon Sanderson (Compre na Amazon)
  • Tudo que você precisou desaprender para virar um idiota [skoob/goodreads] – Meteoro Brasil (Compre na Amazon)
  • Manifesto Comunista [skoob/goodreads] – Karl Marx, Friedrich Engels (Compre na Amazon)
  • Uma magia destilada em veneno [skoob/goodreads] – Os Livros do Chá #1 – Judy I. Lin (Compre na Amazon)
  • A Roda de Deus [skoob/goodreads] – O evangelho do exorcista #1 – Leonel Caldela
  • A Dança da Floresta [skoob/goodreads] – Juliet Marillier (Compre na Amazon)

Não sei se vocês viram o tamanho de Palavras de Radiância, mas é um pouco assutador. Eu sei que no momento que pegar pra ler vai ser, muito provavelmente, o único livro do mês. Fico um pouco dividida sobre como me sinto em ler uma única história de mais de mil páginas ao invés de ler três livros diferentes de trezentas. Mas tamos aí pra ler a “obra prima” do Brandon Sanderson.

Coloquei dois não-ficção na lista porque normalmente dou mais visibildade das minhas leituras de ficção. Mas como uma boa mulher adulta que gosta de se informar e que está em constante evolução e amadurecimento (eu espero), decidi dar espaço também pros temas que eu tenho colocado no meu radar. Sim, o comunismo tá batendo aqui na minha porta mental e eu gosto do conteúdo que o pessoal do Meteoro Brasil produz no YouTube.

Voltando pra programação “normal” focada na fantasia, um dos livros com a capa mais bonita dos últimos tempos, quero ler Uma magia destilada em veneno porque parece ser “só” uma duologia, e decidi ver se a história é legal para justificar comprar o segundo livro.

Preciso ler também os livros do projeto do Jovem Nerd do RPG de Cthulhu. Eu gostei bastante de todos os livros que li de Leonel Caldel. Ia ser interessante conseguir ler esses antes de chegar os do projeto do Ruff Ghanor que eu participei ano passado.

Por último, namorei A Dança da Floresta da editora Wish por tanto tempo que não vale a pena deixar o livro “esquecido” na caixa-estante. É um desserviço comigo, com meu dinheiro, e com a editora.


2. Você já leu algum livro desde a virada do ano? Se sim, qual(is)?

  • o capítulo secreto - genevieve cogman
  • upgrade - blake crouch

Sim! o/ Terminei o sexto livro da série A Biblioteca Invisível e vou ficar na espera até a Morro Branco oficializar que vão trazer o próximo.

Enquanto escrevo esse post, já estou na metade de Upgrade, o livro mais recente de Blake Crouch. Não tenho certeza se consigo terminar até o momento da publicação, mas essa é a intenção.


3. Tem algum livro que queria ter lido até o fim de dezembro, mas não deu tempo?

  • miracle creek - angie kim

Pois é, peguei Miracle Creek porque queria fugir um pouco da minha zona de conforto de alterar fantasias e romances. Tinham sido minhas leituras anteriores e, como era o fim do ano, também pensei em pegar uma leitura mais “rápida”. Acabou que a vida e os eventos me atropelaram e a conclusão da leitura acabou ficando pro primeiro dia de 2024.


4. Para qual lançamento desse ano você está mais animado?

  • heavenly tyrant - xiran jay zhao
  • legends & lattes - travis baldree
  • a serpente e as asas feitas de noite - carissa broadbent
  • godkiller - hannah kaner
  • a filha dos ossos - andrea stewart
  • quarta asa - rebecca yarros

Agora eu conto com o trabalho dedicado de dois perfis do Instagram que fazem um ótimo esforço de levantar lançamentos. Litteraverso e TTLiterário são minhas principais fontes de informação e sugiro que você também prestigie o trabalho destas pessoas se saber o que vem por aí for relevante pra você.

  • Heavenly Tyrant, a continuação da Viúva de Ferro, de Xiran Jay Zhao, já foi anunciada pela Intrínseca como um lançamento de 2024, então agora é aguardar a data oficial para ficar de olho.
  • Babel e Yellow Face são de R.F. Kuang, a autora de A Guerra da Papoula, e tem ótimas avaliações lá fora. Como gostei muito do primeiro livro da série, e Babel é um livro sobre livros, está no meu radar também. Os dois vão vir pela Intrínseca.
  • Aliás, Legends & Lattes é mais um da editora que vai aparecer por aqui. Ele é considerado um cozy fantasy, e também foi muito bem avaliado lá fora. Espero que mantenham a capa original, que eu acho muito bonita.
  • A serpente e as asas feitas de noite esse aqui é da Suma e fiquei de olho depois que vi algum vídeo de avalição de Elliot Brooks. Parece que está rolando algum tipo de revival dos vampiros, mas agora na romantasia. Obviamente, não vou deixar passar.
  • Oathbringer, o terceiro volume de Stormlight Archive deve vir esse ano pela Trama. Se for levar em consideração o preço do Palavras de Radiância, sem condições de comprar enquanto não vier uma promoção láaaa pra frente.
  • Em 2023 participei do catarse do Jovem Nerd Tesouros de Ghanor. Além de um monte de firulas e conteúdos novos, a promessa é que o último livro da série do Ruff Ghanor, escrito pelo de Leonel Caldela, venha junto. Se não me engano, a previsão é só final do ano, então esse aqui vou esperar deitada.
  • The Bride e Not in love, a Arqueiro virou a casa da Ali Hazelwood e agora eu estou aguardando o lançamento desses dois. Preciso confessar que os livros que li da autora não foram da Arqueiro. Acabei comprando em alguma promoção de menos de 10 reais da versão em inglês mesmo. Mas ainda gostaria de ter a oportunidade (diga-se dinheiro) de comprar a da editora brasileira.
  • We hunt the flame, Godkiller, The Goblin Emperor são todos lançamentos prometidos pela Morro Branco e como eu adoro essa editora e o trabalho gráfico que fazem com os livros, provavelmente vou jogar meu dinheiro nesses (mas de preferência lá pela época da feira da USP, pra garantir pelo menos 40% de desconto). Eu já estava de olho em The Goblin Emperor há anos, achei que nunca viria pra cá. Godkiller também é recomendação de Elliot Brooks, e não sei muito sobre We hunt the flame, mas se é fantasia, eu gosto.
  • A filha dos ossos é recomendação da Merphy Napier e vem pela Gutenberg. Fora as avaliações e, obviamente, ser uma fantasia, eu acho a capa desse livro maravilhosa e, aparentemente, a editora vai manter a arte original. ❤
  • Sou fã da Sarah Andersen e tenho todos os livros que a Seguinte já trouxe pra cá. Esquisitona é mais recente e eu quase comprei na pré-venda pra receber com adesivos, mas quando tomei a decisão ele já estava indisponível.
  • Quarta Asa é uma real dúvida pra mim. A Planeta Minotauro já está divulgando a pré-venda mas eu ainda não tenho certeza se vou me render ao hype do TikTok ou não. Esse livro levantou um questionamento se o mercado editorial está se rendendo ao “fast fashion”, por conta do grande alcance e da grande demanda que os consumidores do TikTok acabam gerando. E é um livro que dividiu opiniões. Acho que eu só entraria no bonde pra não ter aquela sensação de FOMO, mas veremos.

Aliás, ainda sobre a pré venda de Quarta Asa, acabei de ver que a editora está lançando em duas versões, capa dura e brochura. Mas a capa dura custa R$ 179,90. Vou ser mais explícita. Custa CENTO E SETENTA E NOVE REAIS E NOVENTA CENTAVOS. Era só isso mesmo.


5. Para qual livro você quer dar uma segunda chance esse ano?

It: A coisa! Ainda não consegui me convencer a pegar o livro então ele continua aqui de novo na lista, pra eu me sentir “culpada” e tentar terminar de uma vez.


6. Para qual autor/a você quer dar uma segunda chance também?

Nossa, eu pensei muito aqui pra conseguir encontrar alguém pra colocar. Dei uma olhada no Skoob, mas confesso que dos livros que eu já tenho, não tem ninguém que precise de uma “segunda chance”.

Talvez eu colocasse aqui a Ursula K. Leguin porque a Morro Branco vai trazer uma série nova dela, e talvez possa ser outra experiência com sua escrita. Eu queria tentar mais alguma coisa da Octavia Butler mas ao mesmo tempo eu fico com preguiça.


7. Qual medo ou preconceito literário você esperar derrubar esse ano?

Eu não sei se gosto muito dessa pergunta e mantive esse ano só porque já tava aqui. Eu não gosto de poesia por exemplo, mas também não sou obrigada a ler coisas que não quero ou só pra “ver qual é”. Sério. Já estou com mais de 40. O tempo não está voltando e eu não quero gastar oportunidades com coisas que podem simplesmente não me agradar.


8. Quantos livros no total pretende ler esse ano?

Entendi que colocar 52 livros é uma meta “confortável” e se eu conseguir ler mais, bem… só traz satisfação. Obviamente que depende da quantidade de páginas dos livros que eu escolher ao longo do ano… Já dá pra ter uma noção que Palavras de Radiância deve comer uns quatro livros dessa meta só pelo tempo que vai me tomar de leitura…. 🤣


9. E conseguiu cumprir a meta do ano passado?

Não rolou em 2023. Tive um pouco de dificuldade de focar na leitura ano passado, acabei priorizando outras coisas ao invés da boa companhia dos livros. Não estou me sentindo mal por isso, porque não é uma competição e não tenho que provar pra ninguém que gosto de ler, nem nada assim, mas sim, gostaria de chegar mais perto da meta do ano.


E você? Já tem algum planejamento ou “visão” para 2024?

Me conta suas respostas nos comentários e sinta-se à vontade para responder no seu blog ou redes sociais. ^.~

Até a próxima! o/

*Compras feitas através dos links deste post geram uma pequena comissão ao blog ^.~


Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading