Ando tão desaparecida que já chegamos em junho e o blog nem teve atualização direito. Não sei como tem sido o ano pra você mas tenho tido dificuldade em alimentar esse mundinho aqui. Tem tantas coisas que eu quero fazer (ao mesmo tempo) que eu acabo entrando em parafuso e indo ver vídeo no YouTube…
Também não sei se isso acontece com você, mas sempre que paro para olhar minhas leituras passadas, eu tenho a impressão que não foram tão empolgantes / importantes / interessantes quanto pareceram quando eu escolhi. Talvez porque eu fique comparando com lançamentos que eu preciso / tenho que comprar…
Mas ainda assim, esse ano tem sido bastante estranho pra mim. Fiquei pelo menos uns dois meses com um dedo podre pra escolher leitura e provavelmente misturei esse azar com uma ressaca literária das brabas que nada que eu pegava engatava.
De qualquer forma, vamos ver como ando me saindo em 2023?
Tou aqui com meus Lidos do Skoob pra poder acompanhar e responder cada item. Aproveita e me segue lá na rede da corujinha! Como eu falei sobre minhas leituras estranhas do ano, não consegui nem alcançar metade da meta que eu coloquei no Goodreads… Então é provável que a gente tenha uns livros aparecendo em posições repetidas.
Melhor livro até agora
- Obrigada! Foi um transtorno [skoob/goodreads] – Cecília Ramos (Compre na Loja Cartumante)
- Nos olhos de quem vê [skoob/goodreads] – Helô D’Angelo (Compre na Amazon*)
Quero dar um espaço para falar de dois quadrinhos nacionais que merecem divulgação que são Obrigada! Foi um transtorno e Nos olhos de quem vê.
Eu sigo a Cecília Ramos, do Cartumante, muito pela qualidade das tirinhas dela, que misturam situações cotidianas com um humor ácido. A Cecília faz com que ser brasileiro seja um desafio à depressão e tristeza. Obrigada! Foi um transtorno é um apanhado de várias tirinhas que a Cecília lançou, repaginadas e atualizadas pro lançamento. Eu comprei o quadrinho no catarse que ela lançou, mas agora o livro está disponível na lojinha online dela.
Já a HQ da Helô D’Angelo eu acho que ouvi uma indicação em algum episódio do Braincast 9 e fui impactada pela divulgação da própria autora no Twitter. Nos olhos de quem vê é um quadrinho quase biográfico mas você consegue se conectar com muitas coisas que a autora traz de reflexões sobre auto-aceitação e auto-estima, por exemplo.
A melhor sequência
Aqui eu tenho três livros pra trazer, mas seriam quatro se eu tivesse terminado Império de Ouro antes de publicar esse post. (Já terminei, mas fiquei com preguiça de atualizar tudo que já tinha feito….)
- Homens e Monstros [skoob/goodreads] – Mundo em caos #3 – Patrick Ness (Compre na Amazon*)
- As terras devastadas [skoob/goodreads] – A torre negra #3 – Stephen King (Compre na Amazon*)
- Deuses renascidos [skoob/goodreads] – Arquivos Têmis #2 – Sylvain Neuvel (Compre na Amazon*)
Homens e Monstros fechou a trilogia Mundo em caos de Patrick Ness, e essa foi uma das melhores distopias YA que eu já li. Os personagens são maravilhosos, eles amadurecem, eles tem falhas, e você sofre e torce por eles em igual medida. Recomendo demais os livros, e eles tem projetos gráficos lindos também.
Estou levando a sério a ideia de continuar a leitura da série A Torre Negra de Stephen King. Depois de reler os dois primeiros livros, As Terras Devastadas foi totalmente inédito pra mim e que aventura impressionante! Posso nunca conseguir terminar It, mas estou me devertindo absurdamente com a história do pistoleiro Roland e seu ka-tet.
E pra fechar, Deuses Renascidos, o segundo livro da série Arquivo Têmis de Sylvain Neuvel continua sendo muito instigante. Eu confesso que adoro histórias de robôs gigantes. Normalmente a gente encontra mais do gênero em animes como Macross, Gundam e Evangelion, mas o que Neuvel construiu aqui é muito divertido, improvável, e sanguinolento também. Pena que não encontrei o terceiro livro ainda, e o e-book está num preço meio “sem noção” pra que eu consiga terminar a trilogia.
Só de curiosidade, todas essas leituras foram 5 estrelas ⭐!
Lançamentos que você ainda não leu, mas quer!
Eu sempre comento o quanto eu tenho dificuldade de me manter atualizada nos últimos lançamentos, mas resolvi seguir dois perfis no Instagram que fazem um compilado do que vem por aí. 😅 Se você quiser acompanhar também é o TT Literário e Litteraverso.
- República do Dragão [skoob/goodreads] – A Guerra da Papoula #2 – R.F. Kuang (Compre na Amazon*)
- Tress, a garota do mar esmeralda [skoob/goodreads] – Brandon Sanderson (Compre na Amazon*)
- Marcada com sangue [skoob/goodreads] – Lendários #2 – Tracy Deonn (Compre na Amazon*)
- Loucos por livros [skoob/goodreads] – Emily Henry (Compre na Amazon*)
- Peitos e ovos [skoob/goodreads] – Mieko Kawakami (Compre na Amazon*)
- Rebecca [skoob/goodreads] – Daphne Du Maurier (Compre na Darkside Books*)
Vale considerar que ainda não tenho nenhum desses livros, então são lançamentos que eu estou de olho, esperando uma promoção com descontos mais interessantes para poder comprar. Tem também duas continuações que eu quero bastante ler: República do Dragão e Marcada com Sangue.
Estou torcendo que o primeiro continue com muita política e violência, e espero que o segundo não caia na maldição da continuação nem descambe pra um YA cansativo.
Coloquei Rebecca também, que apesar de não ser um lançamento completamente novo, está sendo trazido agora pela Darkside! Livros bonitos (e caros) é o que espero sempre da editora.
Lançamento mais antecipado para o segundo semestre
Aqui eu usei de novo as “apostas” que TT Literário e Litteraverso fizeram pra dizer o que eu gostaria de ler! Como sempre, tem muita fantasia porque é o gênero que mais funciona pra mim e onde eu costumo acertar as escolhas de leitura.
Mas se eu tiver que escolher quais eu estou mais ansiosa pelo lançamento eu diria que o sexto livro da série Biblioteca Invisível (The Secret Chapter), e os dois livros do Brandon Sanderson que a Trama anunciou que iria traduzir (Words of Radiance e Warbreaker). Obviamente eu tenho que ganhar na mega sena pra conseguir comprar os livros da Trama porque o preço de lançamento deles é de assustar qualquer um.
Maior decepção
- O Problema dos três corpos [skoob/goodreads] – O Problema dos três corpos#1 – Cixin Liu (Compre na Amazon*)
- Circe [skoob/goodreads] – Madeline Miller (Compre na Amazon*)
- Lore [skoob/goodreads] – Alexandra Bracken (Compre na Amazon*)
Na verdade, tive três desapontamentos nesse primeiro semestre.
A Netflix anunciou a série de sci-fi baseada no livro O problema dos três corpos e eu fui ler pra ver qual era. Achei uma leitura muito lenta, difícil, mais baseado no hard sci-fi do que eu consigo me envolver ou entender, e espero que a transposição torne a história mais palatável.
Circe é uma releitura da história da deusa grega e não funcionou pra mim, mesmo eu sendo apaixonada por mitologia grega. Acho que a pegada mais pra uma “ficção literária” deixou o livro muito lento e contemplativo, e eu me senti meio burra, como se provavelmente existissem camadas de sentido que provavelmente eu não estava pegando.
Lore foi outra história com elementes de mitologia grega não deu certo pra mim. Além de eu ter achado que foi longo demais, eu não consigo nem me lembrar direito do que aconteceu direito no livro.
Maior surpresa
Acho que A guerra da papoula foi uma grande surpresa. Eu fui atrás da leitura porque era um lançamento da Intrínseca e tinha uma nota muito boa no Goodreads.
Acabei achando essa história de “kung fu academia” extremante instigante e envolvente, apesar de um dos personagens ser o Jorel (do desenho O Irmão do Jorel) versão asiática, ainda assim eu me vi passando páginas e páginas e mergulhando fortemente nessa leitura.
O começo pode parecer “leve”, mas conforme o livro vai passando o teor político e violento da guerra finalmente aparece e a história ganha uma camada maior de sanguinolência, agressividade, e cenas pesadas. Não consideraria a leitura como YA não, e não indicaria pra menores de 16.
O livro mais bonito que comprou até agora
Provavelmente é de um livro que comprei no catarse e ainda não chegou: Os melhores contos de fadas sombrios, da editora Wish.
Eu tenho acompanhado os projetos do catarse que a editora tem lançado desde que eu descobri a série “melhores contos de fadas”. Os três primeiros eu comprei em uma promoção no site, mas os contos Asiáticos e agora os Sombrios eu participei do crowdfunding!
Eu gosto muito do projeto gráfico que fazem pra série, e os mimos que vêm também são legais de ter e colecionar.
Acho que da editora um livro que eu também fico de olho mas ainda não tive oportunidade ($$) ou prioridade de compra é A Dança de Floresta. Você já viu o projeto desse livro?!
Livros que precisa ler até o final do ano
Bem… todos? 😅 Mas realisticamente falando, eu pretendo terminar de ler O Mito da Beleza que é o tema do grupo de estudo na indústria vital. Uns outros três ou quatro livros de não-ficção voltados pro trabalho…
Pelo menos mais alguns dos que eu coloquei como meta de leitura pro desafio #12em2023, dá uma olhada lá no que eu deixei programado.
E provavelmente Foundryside (pra saber se vale a pena investir no resto da série), Crooked Kingdom (pra terminar a duologia da Leigh Bardugo) e Corte de Chamas Prateadas (porque uma farofa com faes é sempre divertida,
- Foundryside [skoob/goodreads] – Tilogia Os Fundadores #1 – Robert Jackson Bennet (Compre na Amazon*)
- Crooked Kingdom [skoob/goodreads] – Six of Crows #2 – Leigh Bardugo (Compre na Amazon*)
- Corte de Chamas Prateadas [skoob/goodreads] – Corte de Espinhos e Rosas #5 – Sarah J. Maas (Compre na Amazon*)
Como foram suas leituras até agora?
Até a próxima! o/
Onde comprar: Amazon (compras feitas através do link geram uma pequena comissão ao blog ^.~)
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nenhum comentário