resenha

A Biblioteca Invisível – Genevieve Cogman

3 jun 2021
Informações

A Biblioteca Invisível

Genevieve Cogman

Morro Branco

série A Biblioteca Invisível #1

356 páginas | 2016

4.25

Design 4

História 4.5

14

Irene é uma espiã profissional da misteriosa Biblioteca, uma organização que existe fora do tempo e espaço e que coleciona livros e manuscritos de diferentes realidades. Junto com seu enigmático assistente Kai, ela é enviada para uma Londres alternativa com a missão de recuperar um perigoso livro.Mas quando chegam, ele já foi roubado.

As principais facções do submundo londrino estão prontas para lutar até a morte para achá-lo, e a missão de Irene é dificultada pelo fato de que o mundo está infestado pelo Caos – as leis da natureza foram distorcidas para permitir a existência de criaturas sobrenaturais e mágicas imprevisíveis.

Enquanto seu novo assistente guarda seus próprios segredos, Irene logo se vê envolvida em uma aventura repleta de ladrões, assassinos e sociedades secretas, onde a própria realidade está em perigo e falhar não é uma opção.

História

Uma das coisas que eu mais gosto em ficção especulativa, seja ela fantasia ou scifi, são as possibilidades e as pirações que os autores costumam se permitir.

A Biblioteca Invisível é uma “bagunça organizada” de vários seres diferentes coexistindo em um universo extremamente rico criado pela Genevieve Cogman. E foi uma das histórias mais divertidas que eu li do gênero.

Me lembrou muito a “bagunça organizada” que Gail Carriger fez na sua série dO Protetorado da Sombrinha, mas eu ainda gosto mais aqui, nA Biblioteca Invisível, porque o que une toda a trama são livros.

Sim! Meus amados, adorados e colecionados livros!

Eu achei Irene, nossa protagonista, maravilhosa em sua profissão de bibliotecária espiã praticamente imortal (porque ela pode escolher não envelhecer)!

Imagina trabalhar em uma biblioteca fora do tempo/espaço, que permite que você acesse diferentes dimensões (os Alternativos) e versões do nosso universo, e que seu trabalho é encontrar obras de ficção raras e únicas nesses diversos mundos! Porque o lugar mais seguro para esses livros é, obviamente, a biblioteca invisível.

A gente já começa o livro acompanhando Irene no final de sua última missão de recuperar um livro e, assim que ela volta pra Biblioteca, já tem uma nova tarefa a espera, acompanhada inclusive de um assistente para ser treinado em campo.

Porque sua nova missão deveria ser fácil, então tranquilo de levar Kai com ela para conhecer as tarefas de um bibliotecário. Mas obviamente nada é tão simples quanto parece, e Irene e Kai vão se meter em grandes confusões para conseguir realizar a tarefa.

Eu simplesmente me diverti horrores com a história de Genevieve Cogman! Sim, existe um início em que a gente tem uma certa quantidade maciça de infodump, mas é compreensível porque estamos entrando em um universo completamente novo. A autora acaba misturando um pouco de descrição/narração com os infodumps que Irene vai passando pro Kai e pro leitor.

Criar uma mitologia em que existe a Ordem e o Caos e diferentes tipos de criaturas são representados e associados com cada um desses pilares é muito interessante. Cogman mistura dragões, vampiros, elfos e humanos em uma Londres vitoriana e meio steampunk.

E obviamente temos um vilão que vai ser um dos empecilhos na jornada de Irene e Kai nessa Londres alternativa.

Eu achei que o livro ia ser uma coleção de pequenos casos dos bibliotecários, mas acabou que a missão “simples” ocupa todas as páginas. O que não é ruim, porque você consegue ter uma visão maior e mais integrada do Alternativo em que eles foram agir.

Outra coisa que me conquistou é que A Biblioteca Invisível não é um YA, então estamos falando de personagens jovens mas com uma maturidade maior aí na parada. Do tipo que Kai convida Irene para passar a noite com ele no mesmo dia em que se conhecem. 🤭

Kai é um personagem que eu gostei também. Ele tem uma química boa com a Irene, e tem segredos para serem revelados ao longo das páginas!

Se você quer uma nova série de fantasia para experimentar, com personagens dinâmicos e envolventes e um universo literário e divertido, recomendo fortemente que você vá atrás da série da Morro Branco. Eu já tenho o segundo, pretendo ler o quanto antes, e sei que preciso comprar os outros três assim que puder!


Até a próxima! o/

Onde comprar: Amazon (compras feitas através do link geram uma pequena comissão ao blog ^.~)

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Junte-se a 7.704 outros assinantes

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading