bate papo

#SemanaEspecialRickRiordan, meus personagens favoritos

20 ago 2020
viria - percy jackson e os olimpianos

Eu já falei no post anterior que Percy Jackson é meu personagem favorito de todo o universo que Rick Riordan criou, mas eu tenho amorzinhos secundários.

Nesse post eu vou comentar sobre os meus 5 personagens favoritos de todas as séries do universo mitológico. Afinal, Percy não é monopolizador.

1. Percy Jackson

Viria - Percy Jacson

Eu já comentei sobre meu amor e devoção ao melhor personagem de Rick Riordan, mas nunca é pouco ressaltar o quanto Percy Jackson é um protagonista legal.

Acho que é um do narradores em primeira pessoa que eu mais gostei de estar “dentro da cabeça”. Mesmo que ela fosse cheia de alga, segundo Annabeth.

Depois do fim das duas grandes sagas dos deuses do Olimpo eu achei que “nunca mais” veria meu personagem favorito, mas Rick Riordan trouxe ele para mais uma participação em um dos livros dAs provações de Apolo. Pena que não foi nem perto do que eu precisava pra matar minhas saudades…

2. Annabeth Chase

viria - annabeth chase

Annabeth surgiu quase como um contraponto pra toda a energia e “descontrole” de Percy.

A jovem filha de Athena é definitivamente o cérebro da dupla, mas não por isso fica pra trás nas aventuras ou tem um papel menor.

Como uma integrante do Acampamento Meio-Sangue ela também é responsável por participar das missões e impedir que as previsões catastróficas aconteçam.

Annabeth é maravilhosa em sua independência, confiança, e força de vontade. É uma personagem que praticamente nasceu empoderada, e é delicioso acompanhar como Rick Riordan transforma sua jornada de crescimento e amadurecimento. Percabeth pra sempre! ❤

3. Magnus Chase

viria - magnus chase

Magnus é o protagonista de todo um universo de semi-deuses filhos do panteão nórdico. Em comparação com Percy, ele teve um início de jornada muito difícil como morador de rua, mesmo com a companhia de dois amigos insubstituíveis e improváveis.

Ele tem uma voz um pouco parecida com a de Percy, dá pra sentir um certo sarcasmo na sua visão de mundo, mas Magnus consegue manter certa individualidade, um certo frescor e jovialidade que o cabeça de alga talvez nunca teve.

Além disso, Magnus é um personagem muito aberto e receptivo. Talvez dê pra dizer que ele chega a ser amoroso, sabe? Eu gostei muito de acompanhar sua aventura e foi uma pena que terminou com apenas 3 livros… (enquanto que uns outros aí tão enrolando com 5 sem tanto sucesso comigo 🤨).

4. Alex Fierro

viria - alex fierro

Rick Riordan foi o primeiro autor que eu li que realmente se preocupou em criar personagens inclusivos, diversos e representativos.

Na série os Heróis do Olimpo já começamos a ter protagonistas latinos, nativos americanos, negros, asiáticos… Rick queria mostrar em suas histórias que o mundo mitológico é igual ao “nosso mundo”: cheio de pessoas diferentes que merecem serem protagonistas.

Foi em Magnus Chase que Rick Riordan trouxe um personagem queer, e foi a primeira vez que tive a oportunidade de ver como um história pode ser contada e criada para uma pessoa de gênero fluido.

Alex Fierro tem uma personalidade um tanto quanto reativa e briguenta, mas abaixo dessa camada de autoproteção, foi uma forma maravilhosa de apresentar que a diversidade não está só na representação das “cores” dos personagens, mas também de suas identidades de gênero e sexuais.

É por causa de Alex Fierro que Rick Riordan ganhou em 2017 o prêmio Stonewall, que valoriza obras que celebram a diversidade na literatura, abordando o tema LGBTQIA. Nesse link tem o discurso de agradecimento do Riordan e merece ser lido.

5. Nico Di Angelo

viria - nico di angelo

Seguindo o mesmo conceito de diversidade, Nico Di Angelo é outro representante da comunidade LGBT.

Mas não é só por isso que ele entra na minha lista de favoritos. Nico é um dos semi-deuses com um background mais pesado e triste entre os personagens do Acampamento Meio Sangue.

Isso faz com que sua personalidade seja mais depressiva, amarga e negativa, e dá ao personagem uma camada mais cinza em suas decisões e ações ao longo da história. Tanto que em muitos momentos não dá pra saber muito quais são as suas intensões, ou se ele é um herói ou vilão.

Além disso, ser filho de Hades não deve ser uma coisa trivial de se lidar, quando seus companheiros são filhos de deuses mais “felizes”.


Todas as ilustrações desse post são da ilustradora Viria e você pode visitar o Tumblr dela para conhecer mais sobre sua arte. As ilustrações também aparecem no site oficial do Rick Riordan.


Esse é o terceiro post da #SemanaEspecialRick Riordan. Eu já falei:

Até a próxima! o/

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading