Dia 18/08 é o aniversário do Percy Jackson, e nada mais justo do que fazer uma série de posts pra falar de um dos meus personagens e autores favoritos.
Quatro anos atrás eu participei de uma semana especial pra falar sobre Rick Riordan! Será que alguma coisa mudou nesses últimos anos? Meu amor pelos livros “mitológicos” do autor continua o mesmo?
Em meados de 2008/2009 estava passeando pela Saraiva do shopping do Rio Sul, na época que trabalhava por lá, e fui atraída por uma capa verde, com um menino de costas e palavras “mágicas” no subtítulo: “os Olimpianos”.
Já comentei diversas vezes no blog que eu tenho um amor de longa data com a mitologia grega. Ver um livro que falava de um menino que descobre que é filho de um dos deuses do Olimpo?!
Eu lembro da felicidade que foi ler Percy Jackson e os Olimpianos. Um sentimento do tipo “se eu fosse escrever um livro, era assim que ia ser”.
E depois disso, eu passei a querer acompanhar qualquer coisa que Rick Riordan publicasse pro público infanto-juvenil (mesmo eu não sendo infanto-juvenil há muito tempo).
Rick Riordan
Tio Rick é um autor norte-americano, nascido em 1964, que desde 2005 publica livros que misturam as angústias dos adolescentes com o fato de descobrirem sua ascendência mitológica.
Rick Riordan já passeou pelos mitos gregos, egípcios, romanos e nórdicos, e por mim, poderia buscar outras mitologias pra ampliar ainda mais o universo que ele criou. Mitologias africanas e hindus devem ser ótimas fontes de novas histórias.
Até agora, das séries “principais”, o autor já tem 20 livros publicados, sendo que o último livro da série de Apolo deve sair ainda esse ano.
As séries principais do Rick Riordan são:
- Percy Jackson e os Olimpianos: 5 livros
- As Crônicas de Kane: 3 livros
- Os Heróis do Olimpo: 5 livros
- Magnus Chase e os deuses de Asgard: 3 livros
- As provações de Apolo: 4 livros (até o momento)
Fora esses livros, vários spin-offs, crossovers, e companions foram publicados, normalmente derivados de uma das séries. Tem livros de personagens contando como funciona seu acampamento. Tem encontros entre Percy/Annabeth e Carter/Sadie, os irmãos Kane.
OU SEJA! Se você quer conteúdo que saia das histórias principais, você sempre vai encontrar.
E praticamente TUDO já foi publicado pela Intrínseca por aqui. As séries nos livros tradicionais, spin-offs e companions em capa dura, crossovers em e-books… Tem pra todos os gostos.
O que só mostra que o Rick Riordan é um autor de visão e que entendeu que seu produto tinha tudo para criar interesse fora dos livros. Tipo o que a J.K. Rowling fez com Harry Potter.
Mas Percy Jackson é melhor… #treta
Outra coisa que é muito legal nos universos mitológicos do Rick Riordan é a possibilidade de você se encaixar em uma das casas dos acampamentos. Ser uma criança de um dos deuses do Olimpo garante o seu lugar nas casas. E é “óbvio” que a gente sempre quer fazer algum teste do Buzzfeed da vida pra descobrir aonde a gente se encaixaria no universo.
Em 2016 encontrei um link de teste pra descobrir quem seria meu pai/mãe olímpico e na época meu resultado foi Hades. Continuo curtindo muito esse pai “diferente e depressivo” do panteão, e você pode acessar o link do teste e ver minha opinião sobre Hades aqui.
Como eu disse, é uma semana especial pro Rick Riordan e pro meu grande amor Percy Jackson. Vamos ver se consigo manter as postagens até quinta-feira.
Até a próxima! o/
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nenhum comentário