Tá. Esse post é meio que um publi-editorial. O blog não está recebendo dindin, mas sim amor e livros para falar pra você (principalmente) do clube de livros que a Intrínseca lançou ano passado.
Já tem um tempinho que as caixas de assinatura ganharam espaço e diversos temas (lembram da OmeleteBox, GlamBox?). Não demorou muito para que elas começassem a ter livros como produto de venda principal.
Acredito que as editoras sempre precisam se reinventar o tempo todo. Como podem conseguir alcançar melhor seu público alvo? Como fazer para aumentar a base de leitores e interessados no catálogo?
Sempre vi a Intrínseca como uma desbravadora de tendência. Há alguns anos ela começou com o Tour da Intrínseca, que viajava diversas cidades do país para falar de seus lançamentos e distribuir amor na forma de livros. E foi seguida de outras editoras adotando um formato parecido.
Agora ela também saiu na frente nessa de pensar seus futuros lançamentos como exclusividades para leitores exclusivos. ;) Ela criou o Intrínsecos: um clube de assinatura para enviar para casa dos assinantes um lançamento antecipado de um futuro livro de seu catálogo.
Em outubro de 2018 a Intrínseca enviou para todos os seus assinantes a primeira caixinha com um livro exclusivo. Qual é a proposta?
Todo o mês você recebe um livro “surpresa” que ainda não foi lançado comercialmente pela editora. Na caixinha dos Intrínsecos vem:
- Um livro em capa dura e projeto gráfico exclusivo,
- marcador de livros e cartão postal,
- um livreto LINDO (sério, sou apaixonada pelos livretos) com diversos artigos relacionados ao universo do livro do mês,
- e brindes!
Quais brindes?! Vai depender da caixinha. Na #2 veio uma caderneta e uma palheta marcador. Na #3 adesivos, um pin de metal, enfeites para árvore de natal, uma mini resma de papel, e uma ecobag. <3
“Ah, mas qual o livro que vem na caixa do mês <insira um mês aqui>?”. A Intrínseca costuma soltar diversas dicas para que você vá descobrindo o tema e, quem sabe, qual o livro que vai vir na caixa do mês!
Sempre tem novidades nos stories do Instagram da editora e em posts do Facebook ou do blog dos Intrínsecos.
Ok! E como funciona?
Existem dois tipos de assinatura: a mensal e a anual. É meio como funciona todo tipo de clube de assinatura, né? A assinatura mensal você pode decidir se vai querer levar a caixinha daquele mês pra casa ou não.
Na assinatura anual você tem um descontinho na mensalidade recorrente, e recebe 12 caixinhas.
E quanto custa? No site dos Intrínsecos tem tudo explicadinho: valores das assinaturas, frete, cancelamento… tudo que você precisar saber.
Agora corre no site do Intrínsecos porque você ainda pode assinar a caixa de fevereiro até o dia 31 de janeiro! \o/
PS.: vale dizer que, até onde eu percebi, a arte que vem no marcador de página e no cartão postal costumam ser as que vão virar a capa do livro comercial quando ele passar a ser vendido nas livrarias. ;)
Se interessou por esse mundinho de clube de assinatura de livros e quer levar ainda mais livros surpresa pra sua casa? Eu conheço outros três clubes que você pode dar uma olhada.
Tag Livros
A Tag já está por aí há alguns anos e ouso dizer que é o maior clube de assinaturas atualmente. Eles possuem dois tipos diferentes de assinatura para você escolher: Tag Curadoria e Tag Inéditos.
Cada um deles tem um público alvo específico e, assim como o Intrínsecos, cria projetos gráficos exclusivos para os livros que envia para seus assinantes.
No site da Tag você pode descobrir melhor qual o direcionamento de cada tipo de assinatura e qual tem mais a ver com você.
Turista Literário
Conheci o Turista Literário pelo Instagram. A proposta do clube de assinatura é mais de ser uma experiência sensorial estimulada pelo tema do livro.
Eles tem parceria com diversas editoras e enviam exemplares disponibilizados por elas. A cada mês constroem um clima específico para cada caixa que enviam para seus assinantes.
No site do Turista Literário você pode conhecer as editoras parceiras e como funciona o esquema de assinatura.
Clube Skoob
O Skoob, maior (e única que eu conheço) plataforma de estante digital brasileira, também entrou na onda dos clubes de assinatura e criou o Clube Skoob.
Assim como o Turista Literário, as caixas do Clube Skoob são alimentadas com livros das editoras e brindes tematizados. A cada mês eles liberam informações sobre qual será o tema do mês, e você pode assinar a newsletter para receber atualizações e lembretes de quando assinar a próxima caixa.
Vale dizer aqui também que além da Intrínseca, vejo a Aleph e a Darkside como editoras que tentam coisas diferentes. A Aleph fez um projeto de financiamento coletivo para uma edição totalmente especial de 2001.
Já a Darkside lançou recentemente seu e-commerce, onde, além dos livros, ela ainda pensa em todo um kit temático para criar a ambientação certa na hora de você comprar e levar pra casa os lançamentos da editora.
E é isso! Qual caixinha e experiência você gostaria de levar pra casa?!
Até a próxima! o/
*as imagens e vídeos usados para ilustrar o post vieram do blog dos Intrínsecos
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nenhum comentário