bate papo

Projeto 2020: #AutorasClássicas

2 jan 2020
projeto 2020 #AutorasClássicas

2020 vai ser um ano um pouco diferente. Além do meu desafio de leitura de #12em2020 resolvi fazer mais um projeto pessoal de leitura: esse aqui que estou chamando de #AutorasClássicas.

Tenho muitas falhas como leitora e uma delas é não ter lido muitos clássicos “obrigatórios” ditados por alguém que eu não faço ideia de quem seja.

Bem! Se eu “tenho” que ler clássicos, vou fazer uma lista do meu jeito e privilegiar as mulheres nesse primeiro ano de projeto. Vou repetir ano que vem? Quem sabe?

A ideia aqui é cobrir quase 200 anos de histórias CLÁRGHSSICAS em 12 meses.

Vamos às regras e aos livros?

Como assim, regras? É, não são bem “regras”, mas foram condições que acabei criando para selecionar as autoras e as obras para o projeto.

Vi um tweet de uma pessoa (que obviamente eu não sei quem é o Twitter me ajudou a nunca mais encontrar) falando sobre as leituras que ela tinha feito de mulheres clássicas. Comparei com minha lista inicial (que era só de seis autoras) e consegui expandir para cobrir os 12 meses do ano.

Então as condições são:

  • Somente autoras mulheres (dã, é o nome do projeto)
  • Somente livros de ficção
  • Somente livros de autoras estrangeiras
  • Abrange os séculos XIX e XX
  • Preferencialmente livros em e-books e gratuitos (porque muitas dessas autoras já estão em domínio público)

Por conta da questão do domínio público muitos e-books disponíveis gratuitamente são em inglês, então muitas dessas leituras serão feitas na língua original. É hora de ver se o cursinho de inglês ainda tá funcionando.

Fiz uma timeline para você ter uma noção da distribuição das autoras ao longo dos anos! ^.~

Timeline #AutorasClassicas

“Ah, Samara, mas só tem autoras estrangeiras na sua lista! >:(” É, só. Eu tinha que começar de algum ponto e eu confesso que não conheço muitas autoras brasileiras (ou portuguesas) clássicas que não sejam Clarice Lispector.

Preciso de ajuda nisso e se você quiser me dar um apoio, é só deixar sua indicação de leitura nos comentários. Me comprometo a tentar fazer a mesma coisa com autoras lusófonas numa próxima edição.

Mas bem, você já viu a timeline das autoras, vamos ao livros distribuídos ao longo do ano?

Janeiro, fevereiro e março

Não, eu não estou seguindo a linha do tempo desde Jane Austen. Eu, de propósito, fiz uma mistura de autora moderna / autora clássica, para não ter problemas com estilos.

Dessa forma, estou sempre alternando entre passado e mais passado ainda, e não correndo o risco de cansar.

Por isso vou começar com Virginia Woolf e seu Mrs. Dalloway, uma das autoras mais “contemporâneas”, e um dos únicos livros físicos dessa lista. Peguei emprestado com a querida Monica e acabei colocando no começo para não ficar empacando o livro dela.

Depois vamos de Jane Austen e seu livro mais famoso, Orgulho e Preconceito. Eu já vi o filme com a Keira Knightley e acho super fofinho. Já li também um retell escrito por uma autora brasileira (Primeiras Impressões, da Lais Rodrigues) e foi interessante. Vamos ver como é o produto original.

No mês do meu aniversário vamos de Agatha Christie, a rainha dos romances policiais, e mais um dos livros físicos desse projeto. ^.^ Dessa vez vamos de um caso da Miss Marple, a senhorinha fofoqueira que desvenda assassinatos.

Engraçado que Agatha Christie é uma autora que eu gostaria de ler todos os livros que já foram lançados. Vou dar uma procurada na Amazon se a bibliografia dela já está em e-book.

Abril, maio e junho

Em abril vamos de mais um da Jane Austen, que é a única autora duplicada nesta lista. Emma tem cara de novela das seis e não me surpreenderia de o plot ter sido adaptado em outras mídias.

Aí vamos para um livro que ganhou série na Netflix: Anne de Green Gables. Acho que é o único livro mais “infantil” da lista e também uma série com nove volumes!

E em junho, o último livro físico da lista vem no formato do projeto absurdamente maravilhoso da Darkside para Frankenstein. Mary Shelley é considerada a primeira autora sci-fi com seu prometeu moderno. Eu sempre tive um certo medo da criatura costurada revivida pelo relâmpago e pela ganância de um cientista. Vamos ver se é só um reminiscência de terror infantil ou se eu ainda continuo com medo do monstro.

Julho, agosto e setembro

Se você já ouviu falar do livro Terra das Mulheres, talvez goste de saber que O papel de parede amarelo é da mesma autora. Eu não sei muito bem de onde eu conheço “papel de parede”, mas deve ter sido de alguma sugestão de livros feministas ou de problemas mentais. Agora eu não sei mais qual dos dois.

Além de Jane Austen, as irmãs Brontë são minha outra referência de “clássico”, e é por isso que tem um livro de cada uma delas nessa lista. Começando com Anne Brontë, que eu acho que é a irmã menos conhecida das três.

Eu acho que já li Mulherzinhas na minha adolescência. Meu pai tinha uma coleção de livros clássicos de capa dura e ilustrados, que comprou na banca de jornal. Se não me engano, Mulherzinhas tinha a lombada amarela, mas minha memória pode estar me pregando peças.

De qualquer forma, com o lançamento do novo filme e depois de tanto tempo, nada mais justo do que reler o livro para ver se lembro da história.

Outubro, novembro e dezembro

E para os últimos meses do ano vamos continuar com a leitura das Brontë. Em outubro é a vez do mais famoso (total chute meu), Morro dos Ventos Uivantes. Eu tenho a impressão que li uma versão resumida em inglês na escola, mas não me lembro direito do que se trata além de ter fantasmas (?).

Mary Barton foi um dos livros que veio do tweet da pessoa que eu não consegui descobrir quem era. Confesso que não conhecia a autora, mas esse é o primeiro livro que ela publicou, e segue a vida de uma jovem que tem o pai acusado de assassinato e tem que se virar numa Inglaterra vitoriana.

E fechando o ano, vamos de Jane Eyre, outra história muito famosa da última das irmãs Brontë a aparecer na minha lista.


E é isso! 12 clássicos para melhorar minha falta moral com os críticos da literatura. Como sempre, vou fazer atualizações aqui no blog, se o livro me marcar para escrever uma resenha, e também no Instagram.

Vou tentar também fazer posts sobre a biografia de cada uma das autoras que coloquei na lista. Ou seja, janeiro tem post sobre Virginia Woolf, e assim por diante.

Você já leu algum desses livros? Pretende fazer algum projeto pessoal de leitura esse ano?

Até a próxima! o/

*Compras feitas através dos links deste post geram uma pequena comissão ao blog ^.~

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading