eventos

3ª turnê intrínseca – eu fui

19 maio 2014

3ª Turnê Intrínseca 2014Desde 2012, a editora Intrínseca tem promovido um encontro com seus leitores, a cada ano aumentando a lista de cidades por onde passa, e ao mesmo tempo, o volume de pessoas que vão ao evento.

Ano passado foi minha primeira experiência na Turnê, e mesmo chegando quase na hora da distribuição de senhas, o teatro da Livraria Cultura lotou, mas não se compara ao que aconteceu este ano.

2014: pessoas chegando às 7h30 para começar a fila; às 9h30 ela (a fila) já chegava na esquina e começava uma curva para a rua seguinte; dois rapazes bêbados, provavelmente perdidos da Lapa (o bairro ~boêmio~ do Rio), enlouquecidos perto das pessoas da fila; um mendigo completamente bêbado dançando por perto no mesmo momento… é, foi ~interessante~ a espera por uma senha. A sorte é que meu marido foi comigo e eu não precisei passar por essas experiências sozinha. ^.~

As senhas foram entregues exatamente na hora que anunciaram no Facebook, então a partir das 11h, a fila começou a se mexer. Devido a quantidade absurda de pessoas, foram organizados dois horários, 13h e 15h, para atender todo mundo. Eu e meu marido ficamos na primeira sessão e fomos matar hora/almoçar.

Como o teatro só abriria a partir de 12h45, almoçamos tranquilos e voltamos para a livraria. Não sei se vocês conhecem a Livraria Cultura no centro do Rio, mas uma de suas características mais legais é uma rampa em caracol que tem várias estantes em suas voltas. E mais uma vez, a fila já estava subindo e subindo e subindo as voltas da rampa. Só conseguimos entrar na fila praticamente no terceiro andar. Aqui as pessoas foram pessoas normais… educação mandou lembrança e todo mundo estava sentado no chão, atrapalhando a passagem de quem estava transitando pela rampa. ¬¬

Depois de conseguirmos entrar, dentro do teatro ficou tão lotado que pessoas sentaram nas escadas de acesso! Sente o volume de gente que tinha!

3ª Turnê Intrínseca

O evento foi conduzido pela Heloiza, responsável pelo Marketing da editora, e auxiliado pela participação de toda sua equipe. Foi divertido ver cada uma apresentando a sinopse/resenha dos lançamentos do ano e passando suas impressões dos livros. A Heloiza comentou também o sucesso que a Intrínseca tem conseguido com os livros, principalmente A Garota que roubava livros, Cinquenta Tons de Cinza, e A Culpa é das estrelas, que está há várias semanas como o livro mais vendido em listas da Veja (59 semanas) e PublishNews.

A platéia é uma outra história. Me senti em um evento de anime dos meus anos de adolescente, onde as pessoas gritavam ao ver um personagem favorito, e vibravam com informações sobre lançamentos interessantes. E me impressionei com o quão jovem são as pessoas que foram ao evento, alguns inclusive acompanhados dos pais. Fiquei extremamente feliz com o interesse de tantos representantes da nova geração, um dos maiores focos da Intrínseca, em leitura mas, ao mesmo tempo, me assustei com a quantidade de gritos de aprovação quando o título “Cinquenta Tons de Cinza” foi comentado.

The Blood of Olympus - Rick RiordanAlgumas informações que foram passadas durante a apresentação:

  • Alguns lançamentos esperados para junho: Passarinho – Crystal Chan (que foi descrito como um A Culpa é das Estrelas); Não se apega, não – Isabela Freitas (é uma blogueira que escreve sobre como devemos amar nós mesmo ao invés de colocar essa responsabilidade em outra pessoa); Ele está de volta – Timur Vermes (o que aconteceria de Hitler voltasse nos dias de hoje?).
  • O último volume da série Os Heróis do Olimpo, The Blood of Olympus de Rick Riordan (que teve a capa divulgada essa semana, olha aí do lado), está previsto para ter lançamento simultâneo com a versão americana em outubro! \o/
  • Quem é você, Alaska? vai ter os direitos transferidos para a Intrínseca e será relançado a partir de setembro.
  • As continuações de Predestinados, Ecos da Morte, Caminho de Sangue, e O Fim de Todos Nós ainda não tem previsão de serem lançadas.
  • O próximo livro de Os Legados de Lorien e a continuação da série Feita de Fumaça e Osso estão previstos para o segundo semestre.
  • O autor de A Verdade sobre o caso Harry Quebert (lançamento de maio), Joël Dicker, vai estar presente na FLIP deste ano, e a editora pretende fazer um certo alarde quanto a isso logo, logo.

As perguntas da plateia giraram em torno de lançamentos, filmes (oi? O.o) e continuações, então eu meio que fiquei com vergonha de sair da linha para fazer a minha. O que eu queria saber é se a Intrínseca pretendia entrar na onda dos New Adults (que eu acho que está começando a diminuir e se estabilizar) e, se sim, por qual autor(a) eles começariam. Mas fiquei na vontade. XD

O resultado final do evento eu já mostrei no Instagram mas eu trago a foto de novo para vocês verem. A caixinha de brinde com várias lembrancinhas, e comprei Pandemônio, o segundo livro da distopia Delírio.

3ª Turnê Intrínseca

Confesso que, levando em consideração o volume de pessoas que apareceram este ano, não sei se teria disposição para comparecer em um próximo evento. Acho que estou ficando velha demais para algumas atitudes de jovens/adolescentes. Uma pena porque valorizo muito essa proximidade com a editora incentiva com seus leitores. =/

Organização perfeita, apresentação estupenda, dedicação e carinho pelo leitor impressionante e extremamente louvável! Muito obrigada pela oportunidade editora Intrínseca. ^.^

Até a próxima! o/

FikDik: Apesar das informações terem sido passadas pela equipe, fiquem sempre atentos aos canais oficiais da Intrínseca (Facebook, Twitter e Instagram) para confirmar qualquer dúvida.

Você também vai gostar

2 Comentários

  • Responder Ize Chi 19 maio 2014 at 16:43

    Quando eu soube da turnê, bem fiquei com vontade de ir, mas depois da sua descrição… Acho que eu também não aguentaria. Primeiro por essa fila absurda; sério, em tempos de internet, uma inscrição online seria muito mais jogo, convenhamos. Mesmo com alguns faltosos, tenho certeza que ainda lotaria, alem de dar mais segurança para o participante de que sua entrada está garantida.
    a última vez que fiquei numa fila por horas foi para assistir ao show do Maroon 5 (com maridão de companhia, lógico rsrs), e isso porque era o primeiro show deles que eu ia, e fazia questão de um bom lugar. Mas para ouvir uma gerente de marketing de uma editora…? Não tenho paciência para sofrer para isso, até porque tudo divulgado nesse evento está sendo repassado na rede (vide seu post xD).
    É, realmente, estou velha para certas coisas. Alguns anos atrás eu não me importaria, mas hoje me importo demais com meu conforto rsrs
    Quanto ao público jovem, eu fico com uma felicidade meio amarga. É bom ver essa nova geração de leitores (melhor ainda, SABER que ela existe), mas é meio chato porque qualquer pessoa que lê UM livro acha que já pode abrir um blog e escrever resenha (com três linhas de opinião), geralmente, com o português errado… Sem querer desincentivar essa nova geração de blogueiras, mas essas jovens leitoras precisam entender que nem todo mundo tem a habilidade de escrita (e coerência) para abrir um blog.
    Lógico , o maior interesse dessas novatas é ganhar livro de graça em parcerias (infelizmente), pois muitas nem se preocupam em comprar (ou ao menos pedir de presente aos pais) livros…
    enfim, gostei muito de ler sua experiência :)

    • Responder Samara Maima 19 maio 2014 at 18:34

      Oi Ize. Pois é, o evento foi PI (programa de índio) com leve perrengue. Mas a “moçadinha esperta” não estava se importando em se sentar/se espreguiçar no chão da calçada onde eu vejo, nas manhãs de trabalho, vários moradores de rua dormindo. Bem… eu não entendo muito bem no que esse pessoal estava realmente interessado: na possibilidade de ganhar livros “de grátis”, na oportunidade de conhecer o pessoal da Intrínseca, só para ganhar brinde, ou para ficar na fila (afinal, brasileiro se amarra em fila, né? XD).
      Quanto a juventude do pessoal criando blogs, eu te entendo totalmente mas na verdade eu prefiro me abster de comentar. Fica para um papo pessoal nosso um dia desses no California, porque esse assunto é #POLÊMICA! XD
      Beijos! :3

    Deixe uma resposta