resenha

A Marca de Atena – Rick Riordan

17 jun 2013
Informações

a marca de atena

rick riordan

intrínseca

série os heróis do olimpo #3

480 páginas | 2013

4.75

Design 4.5

História 5

10

Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy – após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz.

Os problemas de Annabeth não param por aí – ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?

O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar; no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga.

Design

Eu adoro o trabalho que a Intrínseca fez e faz com os livros do Rick Riordan. Okei que as duas séries, Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, tem tamanhos diferentes e isso na estante fica muito estranho. Mas o trabalho de acabamento, ilustração da capa e design é muito bonito, e dá até para perdoar.

A capa segue a ilustração do livro original, e acho que a única coisa que me incomoda um pouco é que o ilustrador sempre faz os personagens mais jovens do que devem ser. Se vocês olharem a capa do próximo livro, House of Hades, Percy e Annabeth parecem ter uns 13 anos. O mesmo acontece com Jason e Percy em A Marca da Atena, méh. Gosto do hotstamping que tem na capa, e ele é resistente, aguentou ser carregado para todos os lados enquanto estava lendo.

O miolo é muito bonito, bem estruturado e balanceado na página. Acho a entrelinha um pouco aberta demais, mas não é tão importante. Gosto que os cabeçalhos dividem o número da página com o PoV daquele capítulo específico, e é uma forma de você lembrar quem está contando, além do estilo da narrativa que muda. Acho o livro um pouco pesado demais, já peguei livros com a mesma quantidade de páginas mas a escolha do papel o deixava mais leve.

Só tirei 0,5 pontos da nota porque vi alguns problemas de revisão durante a leitura. Palavras repetidas, artigos e preposições faltando me chamaram a atenção e acho que podiam ser revisados novamente para uma próxima edição.


História

Então Pessoas, vamos falar do terceiro livro da nova série de Rick Riordan, que de certa forma, é o oitavo livro do Percy Jackson. Tudo bem que em O Herói Perdido, Percy só é mencionado pelos personagens, mas bem, para mim ele continua sendo o personagem principal da história.

Em A Marca de Atena, a história segue os semideuses gregos e romanos na luta para impedir que Gaia renasça nos dias de hoje. Rick Riordan continua com sua narrativa insuperável, dinâmica e ágil para contar em 480 páginas os acontecimentos de cinco dias que os nossos heróis tem para tentar salvar Nico di Angelo, filho de Hades, seguir a marca de Atena, tarefa que Annabeth precisa cumprir, e ainda impedir que os dois acampamentos se destruam.

Finalmente os sete semideuses da profecia estão reunidos para ir até a Grécia e tentar deter os gigantes. Percy, Annabeth (<3), Piper, Leo, Frank, Hazel e Jason vão atravessar os EUA e depois o Atlântico para salvar os deuses que estão divididos entre suas duas personas, a grega e a romana. A deusa mais afetada é Atena, e ela designa Annabeth para ser a filha que finalmente vai vingá-la e descobrir a marca de Atena.

Trocando entre os pontos de vista de Annabeth, Percy, Piper e Leo, o livro tem mais romance do que todos os antecessores, com direito até a um leve triângulo amoroso. De qualquer forma, não adianta, Percy e Annabeth são o meu casal favorito e perfeito. Sério, se fosse para ser “team alguma coisa” eu definitivamente sou Team Percy! Finalmente vemos Percy e Jason se enfrentando e trabalhando em equipe e estas são duas das cenas mais agitadas da história.

Rick Riordan é definitivamente meu autor favorito dos dias de hoje, ele consegue fazer uma pesquisa absurda, tanto da mitologia grega e da romana, constrói um enredo tão complexo e interessante ao mesmo tempo que joga pistas sobre os próximos passos da história. Se você conhece um pouco de mitologia até dá para ficar na expectativa de acertar qual deus/deusa vai interagir com os heróis. Por exemplo, adorei ver Nêmesis aparecendo na história, ela é uma das deusas menores que eu mais gosto. Ele cria espaço para inserir quase todas as alegorias e mitos dentro da narrativa em que os semideuses vão ter que passar.

Mas tem um porém em A Marca de Atena. Não gostei de que algumas situações se resolvem sem explicações. Por causa do PoV (ponto de vista), alguns acontecimentos  ocorrem mas o leitor não acompanha seus desdobramentos, porque o personagem não era o narrador naquele momento. Por exemplo: em dado momento da história, com o Leo como PoV, ele tem uma ideia de plano para libertar ele, Frank e Hazel. Quando ele vai explicar o que será feito, o PoV munda para o Percy, e o plano se resume a um parágrafo de diálogo do Leo explicando como tudo deu certo.

A “culpa” é da quantidade de semideuses interessantes juntos e a necessidade de fazer com que a história continue caminhando para o seu desfecho. Mas confesso que adoraria que tudo fosse contato e explicado. Riordan deveria escrever livros com 1000 páginas, só para podermos acompanhar todas as facetas da narrativa.

Com um terceiro volume que é todo clímax, lutas, pirotecnia, tiradas cômicas e personagens memoráveis, A Marca de Atena continua uma história, que por mim, poderia “nunca” acabar. Melhor livro do ano (até agora)! Pessoas, que final foi aquele?! Preciso muito do próximo livro e ele só sai em outubro! Só digo uma coisa, por mais que seja um livro de aventura, o Rick Riordan bem podia investir um pouco mais no romance… afinal adolescentes de 16-18 anos não ficam só correndo atrás dos inimigos… ^.~


Até a próxima! o/

banner-resenha-intrinseca-2013

Você também vai gostar

25 Comentários

  • Responder resenha: A Casa de Hades - Rick Riordan | Parafraseando LivrosParafraseando Livros 12 dez 2013 at 18:48

    […] minha opinião de design do livro anterior, A Marca de Atena. Eu já tinha inclusive feito um comentário sobre a capa de A Casa de Hades lá, e continuo […]

  • Responder retrospectiva 2013/1 | Parafraseando LivrosParafraseando Livros 19 ago 2013 at 11:19

    […] a pintar por aqui. Vocês puderam acompanhar Garota Exemplar, Como eu era antes de você, A Marca de Atena, O Oceano no Fim do Caminho, O Fim de Todos Nós, e o mais recente A Garota que eu […]

  • Responder Luciana Brito 2 jul 2013 at 20:27

    Meu namorado tem a série inteira e é completamente louco pela história. Não li nenhum ainda, mas pelo que vejo nos comentários por aí, parece que estou perdendo algo realmente interessante hahahaa
    E mesmo não conhecendo, tenho que concordar que as capas são lindas, mas que realmente é estranho a diferença de tamanho entre as duas séries.

    Enfim, espero ler algum desses livros em breve e, quem sabe, chegar “logo” no A Marca de Atena.

  • Responder Clara Mattos 1 jul 2013 at 22:03

    Ainda não li nenhum livro desse autor,espero ganhar/comprar em breve

  • Responder Letícia Barros 1 jul 2013 at 19:51

    Sou fã de Percy Jackson desde 2011 e tô louca pela Marca de Atena, apesar de saber alguns spoilers :pp

  • Responder Vanessa Marques 1 jul 2013 at 09:05

    Adoro os livros do Rick..
    Li toda a serie de Percy e me encantei , gostei bastante da escrita do rick.
    E lendo algumas resenhas sobre essa outra serie, estou desesperada para começar logo a leitura..

  • Responder Adriane Lemos 29 jun 2013 at 23:39

    É o único que eu ainda não lí! São muitos livros pra pouco dinheiro, haha

  • Responder @NadysCox 29 jun 2013 at 22:00

    Eu li e adorei o livro, o Tio Rick arraza

  • Responder cristiane 29 jun 2013 at 16:36

    Quero muito ler um livro do Rick Riordan, gostei da resenha acho que vou começar por este.

  • Responder Claudia Caroline Alves 28 jun 2013 at 08:48

    Eu nunca li livros do Rick Riordan, mas pelo comentários que vejo são ótimos e cheio de aventura. Tenho que começar a ler, esse por exemplo, é o terceiro de uma série e parece ser tudo de bom :)

  • Responder Thamires Lima 26 jun 2013 at 10:57

    Adoro os livros de Rick e sua resenha só me deixou mais curiosa p ler este heheheh
    bjoss

  • Responder Ayumi 26 jun 2013 at 08:09

    Aquele livro que vc precisa ter mas n tem dinheiro pra comprar.. Poisé

  • Responder Adriel Cardoso 24 jun 2013 at 17:13

    Não espero a hora de continuar lendo, e como estou vendo vai ser ótimo como todos os outros :D

  • Responder Camilla Lobianco 24 jun 2013 at 11:50

    Ainda não li nenhum livro da série, mas morro de vontade. Também não li nenhum de Percy Jackson, mas gosta da escrita de Riordan, desde as Crônicas dos Kane, que adoro.

    As duas séries estão em minha lista de leitura, só não sei quando conseguirei ler… poxa, melhor livro do ano até agora é forte, heim. Só aumenta a vontade de ler logo! :)

  • Responder Paula Baia 23 jun 2013 at 20:57

    Olá !

    Ai adoro o tio rick, *-* ja tenho os livros de percy e amo , so que eu nao tenho essa outra serie de percy.
    sua resenha ta otima, deu pra sentir a historia, e ver que tio rick é incrivel !

    beijos

  • Responder Paula Baia 23 jun 2013 at 20:55

    Olá !

    Ai adoro o tio RICK, ja tenha os livros de percy jackson , e sou uma semi-deusa haha
    mais ainda nao li essa outra serie de percy ..
    sua resenha ta otima, !

    beijos !

  • Responder Vanessa Llona 23 jun 2013 at 16:52

    Eu também gosto dos livros do Percy e também achei ruim a diferença de tamanho das duas séries, pq apesar de serem séries diferentes são uma continuação, então para mim teria que ter o mesmo tamanho, porém gostei que tiraram as letras que saiam conforme a gente pegava os livros, aqui em casa eu e minha filha lemos varias vezes os livros então já nem aparece o que está escrito, agora da nova série esta durando mais.
    Achei que ia ficar confusa com tanta mitologia, mas o Rick é muito bom em contar histórias. O livro está fantástico e que final hein? Estou louca por A casa de Hades.

  • Responder Vanilda Procopio 23 jun 2013 at 11:30

    Acabei de ler recentemente O Filho de Netuno e não vejo a hora de ler A Marca de Atena. Rick Riordan sabe como nos deixar com os nervos à flor da pele e morrendo de vontade de ler a sequência. Bom saber que esse livro segue o mesmo nível de qualidade e aventura dos anteriores. Realmente a Intrínseca faz um lindo trabalho.

  • Responder Laís Turaça 23 jun 2013 at 09:47

    Tb adoro as capas da saga PJ! Atrai a atenção e meio que eh um da um gostinho do que vai acontecer no livro. Nunca tinha reparado que eles fazem os personagens mais novos do que são, agora reparei bem e eh verdade! Na capa da Casa de Hades parece que eles tem 13 anos mesmo!
    Para mim, A Marca de Atena eh o melhor livro da serie ate agora! Adorei o romance que ele tem! kkkkkk Percy e Annabeth são meu casal favorito tb!! <3
    Concordo com vc, são mtus semideuses importates e que em menos de 300 paginas não da para explicar bem, ficou mtus espaços abertos.
    Fato!!Adolescentes entre 16/18 anos não ficam correndo atras so de inimigos! Queremos mais romance Tio Rick! kkkkkkkk
    Parabens pela resenha!
    Beijo

  • Responder Amanda Sales 22 jun 2013 at 11:06

    Ainda não li nenhum livro do Riordan, dá para acreditar? Morro de curiosidade, principalmente dessa série. As capas são lindas, todo mundo fala super bem e a curiosidade só aumenta :3 Preciso ler o quanto antes! rsrs

  • Responder Cristiane de oliveira 22 jun 2013 at 09:21

    Nossa super resenha, contou tudo sem contar nada, maravilhosa, quero muito começar a ler essa série por que gosto muito das histórias do Rick mas quero a série toda na mão pra poder começara ler sem parar, já tenho os dois primeiros e falta esse e o lançamento de outubro.

  • Responder Cris Aragão 19 jun 2013 at 22:49

    Eu preciso desse livro pois já tenho os dois primeiros e estou super curiosa pela continuação dessa maravilhosa aventura, adoro mitologia. Pena que o livro tem falhas na revvisão, isso me irrita muito e espero que a editora que fez um trabalho tão bonito corrija isso já na próxima edição.

  • Responder Carol Ordonha 19 jun 2013 at 11:45

    Acredite se quiser, mas ainda não li NADA de Rick Riordan (shame on me) hahahaaha
    Ainda estou completando Percy Jackson e depois evoluir para Os Herois do Olimpo =/ Muita gente me fala coisas extremamente boas do autor e quero muito ler logo os livros
    O que mais gostei na resenha foram os pontos da “estruturação” do livro em si, acho que para nós leitores conta bastante o design de capa, tradução, lombadas e qualidade da impressão… Sempre levo meus livros dentro de saquinhos de pano, para evitar que estraguem. Apesar das séries terem tamanhos diferentes como você mencionou, não me importo tanto, pois capas e nomes de livros tiveram suas adaptações feitas adequadamente (ponto super positivo pra Intrínseca). Me irritam traduções e mudanças de capas mal feitas!
    Mas enfim, espero não ter lido muitos spoilers haha desculpa não comentar sobre a história em si, mas não posso falar muita coisa já que não li nenhum dos livros

    Bejios,
    @carol_ordonha

  • Responder Juliana Jesus 18 jun 2013 at 11:15

    Adorei por vc ter falado sobre a qualidade do livro, porque não aguento ver meus livros ficarem feios por ficarem na bolsa, que pena que ele é pesado. Ainda não comecei a ler essa série/coleção, pois estou lendo O trono de Fogo. Passei uma olha por cima por causa dos spoilers, mas se a narrativa do livro continua boa isso para mim é uma alegria!.
    Abraços
    @juhzoey
    https://www.facebook.com/juliana.jesus.121

  • Responder [promoção] sorteio de A Marca de Atena, da editora Intrínseca | Parafraseando Livros 18 jun 2013 at 10:33

    […] Mais uma resenha da Intrínseca no ar, mais uma promoção para vocês! Agora do livro A Marca de Atena (olha a resenha aqui ó!)! […]

  • Deixe uma resposta