Este último sábado tive minha primeira experiência em evento literário, se você não levar em consideração a Bienal. Como a Lygia do Brincando com Livros disse um vez pra mim no twitter, eu meio que tinha que sair da toca e ver as pessoas.
Aproveitei que recebi a notinha da palestra sobre literatura jovem pela parceria com a Fantasy, e fui para o Rio Sul encontrar Raphael Draccon (meu autógrafo, por favor), e conhecer os autores Luiz Eduardo Matta (o LEM) e Marcelo Amaral. Acredito que dei muita sorte que neste evento a moderadora foi a Frini Georgakopoulos. Ela é ótima! Comunicativa, com o timing certo, engraçada e sabe conquistar uma platéia. No dia que derem o devido valor para a literatura em geral e os canais de televisão criarem um programa para falar de livros, faz favor de contratar a menina!
Frini começou agradecendo a presença das pessoas e apresentando os três autores e suas obras mais recentes. Marcelo Amaral é um estreante no mercado editorial e está lançando seu Palladinum, que está a venda há pelo menos um mês! Dos três autores ele é o mais inexperiente, mas com a ajuda do Raphael e do Luiz Eduardo conseguiu enfrentar a galera e se mostrou um autor dedicado e organizado. Seu livro já tinha alguns fãs presentes apesar do pouco tempo de mercado, e pelo que pude apreender da história é recheado de personagens cativantes e todos tem nomes com a inicial P. ^_^
O Raphael Draccon aparentemente era o autor mais conhecido do evento, grande parte das pessoas, inclusive eu, foram lá para vê-lo. Ele é o showman da literatura! Quando ele pegou o microfone automaticamente conquistou todo mundo, com seu humor sarcástico, suas frases edificantes. Eu já tinha visto uma palestra do Draccon quando fiz o curso de estrutura literária do Eduardo Spohr, e já conhecia sua capacidade de prender totalmente a atenção das pessoas. Ele inclusive consegue criar as brechas certas para os outros participantes se sentirem incluídos. Eu já comecei a resenhar os livros de sua série Dragões de Éter, você pode encontrar a primeira aqui.
Como todo mundo já deve saber, ele é o editor do selo Fantasy – Casa da Palavra, e falou um pouco sobre como foi ser convidado para o cargo, e que foi um dos principais responsáveis por trazer a série As Crônicas de Gelo e Fogo do George R.R. Martin. Contou que o quarto livro de Dragões de Éter vai sair, um dia XD, mas que já tem outras duas obras na Leya prontas para serem lançadas!
O terceiro participante, Luis Eduardo Matta, também é um autor que já está no mercado há mais tempo, já tendo lançado vários livros. Alguns inclusive voltados para o público infantil em fase escolar e adotados por professores. Ele estava divulgando seu novo livro, uma reviravolta total em sua carreira, o chicklit As Bem Resolvidas (?). O autor também é bem divertido, com tiradas engraçadas e teve uma boa sinergia com o Raphael Draccon.
O público pôde fazer perguntas para os autores sobre suas experiências, hábitos de escrita, sobre o mercado editorial (que anda muito disputado, e com muita coisa ruim na opinião dos três), sobre dicas para futuros escritores. Foi muito legal saber de onde eles tiram inspiração para suas histórias, com o Luis Eduardo falando de como suas viagens de transporte públicos rendem ótimas cenas para seus livros, principalmente nessa sua nova empreitada dentro dos chicklits. Raphael Draccon acha que o mercado está muito fervilhante de oportunidades mas existem gráficas se passando por editoras e não dando o devido suporte que autores estreantes merecem para se desenvolver. Marcelo acrescentou sobre sua experiência em escrever o Palladinum, que de história em quadrinhos se transformou em livro, e que exigiu muita dedicação e rotina para levar o empreendimento até o final.
Depois foi aberto um espaço para que pudéssemos nos aproximar dos autores e pedir autógrafos. Como eu tinha compromissos na parte da manhã de sábado, só pude levar o primeiro livro da série para o Raphael Draccon assinar, mas foi muito emocionante! E tive a oportunidade de agradecer por terem escolhido o blog para parceria. *o* Momento tiete total.
Quem também esteve no evento foi a Renata Ventura, autora do A Arma Escarlate. Ela inclusive cedeu um de seus livros para o sorteio que foi realizado pela Frini. Eu não ganhei nada, infelizmente. T_T Mas isso não me impediu de fazer minhas próprias comprinhas, que vocês acompanham no próximo post! ^_^
Para terminar eu finalmente conheci a Lygia do Brincando com Livros, mas nós duas somos extremamente tímidas e ficamos com aquele awkward silence comum entre pessoas que se conhecem online mas nunca se viram “de verdade”. Vou tentar melhorar isso em próximas oportunidades, viu Lygia!
E encontrei também a Carolina Munhoz, autora de A Fada, que foi relançado pela editora Novo Século. Comprei livro e ganhei autógrafo da super simpática autora! Cheguei toda sem jeito para me apresentar mas ela conseguiu fazer com que eu me sentisse mais a vontade para bater um papo rápido sobre seu livro e futuras publicações, mas é tudo ainda muito segredo! Quando ela contar as novidades eu repasso a informação para todo mundo! \o/
Como balanço geral eu adorei essa oportunidade de “ver gente”, conhecer os autores e a Lygia. ^_^ O único chato é que tem pouco espaço para cadeiras, e muita gente (praticamente todo mundo) ficou de pé. Semana que vem tem #IANDay, e eu pretendo ir também! Desencantei. Será? XD
Links de blogs, fotos, capa dos livros e sinopses do Marcelo Amaral e do Luis Eduardo Matta. Perdoem a qualidade de algumas fotos, mas meu celular não colaborou muito, mas o que vale é o registro para vocês.
Na cidade de Vale Prateado, os preparativos para a festa de 40 anos do Colégio São João unem os esforços de pais, alunos e professores. Juliana, editora do jornalzinho escolar Página Pirata, está cobrindo o evento junto com seus melhores amigos. Em meio às comemorações, uma aguardada exposição de artefatos arqueológicos coincide com o início de uma série de eventos inexplicáveis na escola: professores se tornam verdadeiros carrascos, e o pânico toma conta dos alunos quando até mesmo seus pais se voltam contra eles! A turma da Página Pirata precisa descobrir o que está havendo, e essa busca os levará a um lugar desconhecido: o mundo dos sonhos e pesadelos. É lá que os jovens entenderão que estão prestes a enfrentar uma batalha épica entre forças extremamente poderosas! Estarão eles prontos para as descobertas que terão pela frente?
Chris, Alê e Isa são bonitas, ricas e populares, além de amigas inseparáveis. Vivem a vida que todas gostariam de ter: estudam na melhor escola da cidade, frequentam lugares badalados e vestem as mais desejadas roupas. Tudo parece perfeito. Isa conhece Rogério, o novato da escola, e logo se encanta por ele. Alê só tem olhos para PH, seu namorado sem noção, e Chris, coitada, é colocada no meio de toda essa confusão. Para complicar tudo, Bu Campello, a patricinha mais implicante do mundo, não medirá esforços para sabotar a vida social das “amigas”. De confusões com namorados a festas sofisticadas e bailes funks, acompanhe a rotina dessas garotas incríveis que fazem de tudo para conseguir o que querem. Mas será que elas sempre conseguem? Se delicie com essa divertida história cheia de intrigas, dramas, vinganças, romances, inveja, conquistas e claro, muita badalação. E aí, preparada para entrar no mundo das bem resolvidas?
Frini Georgakopoulos: http://cheirodelivro.com/
Raphael Draccon: http://www.raphaeldraccon.com/blog/
Marcelo Amaral: http://palladinum.com.br/
Luis Eduardo Matta: http://www.lematta.com/
Renata Ventura: http://pixiesnocontrole.wordpress.com/a-autora/
Carolina Munhoz: http://www.carolinamunhoz.com/blog/
Lygia – Brincando com Livros: http://www.brincandocomlivros.com/
E foi tudo isso! Até a próxima! o/
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
5 Comentários
[…] Ontem foi a última edição deste ano do Clube do Livro, organizada pela ótima Frini Georgakopoulos e pela Saraiva. E foi a terceira vez que pude participar do clube. A primeira eu contei como foi aqui. […]
[…] sei se vocês lembram mas minha primeira experiência com eventos foi em abril, e eu gostei muito da oportunidade de ir. Foi muito divertido principalmente por causa […]
[…] aquisições do blog #10 Minha primeira experiência no Clube do Livro da Saraiva (já leu como foi?) rendeu muito mais do que uma ótima tarde de sábado com pessoas especiais e autógrafos. Rendeu […]
Hhahaha, é muito bom, não é? Só fui à Bienal do Rio, mas pretendo participar de outros eventos. O único problema pra mim é que aqui em São Mateus só temos mesmo o ELISAMA que acontece todo ano em Agosto. É o Encontro Literário de São Mateus, que envolve novos escritores, a Academia Mateense de Letras (da qual faço parte) e homenageamos algum escritor da cidade. É bem bacana, mas ainda é pequeno, infelizmente.
Beijão
Oinnn!!! Que post FOFO!!!
Obrigada pelas menções, Samy! *__*
Todas temos que melhorar isso, uhauhaua…ao vivo, não consigo falar direito com as pessoas, pareço uma tapada, haha!
O post ficou ótimo e o Raphael deu um SHOW mesmo!
Beijocas!