bate papo

evento: meu primeiro clube do livro

1 maio 2012

Este último sábado tive minha primeira experiência em evento literário, se você não levar em consideração a Bienal. Como a Lygia do Brincando com Livros disse um vez pra mim no twitter, eu meio que tinha que sair da toca e ver as pessoas.

Aproveitei que recebi a notinha da palestra sobre literatura jovem pela parceria com a Fantasy, e fui para o Rio Sul encontrar Raphael Draccon (meu autógrafo, por favor), e conhecer os autores Luiz Eduardo Matta (o LEM) e Marcelo Amaral. Acredito que dei muita sorte que neste evento a moderadora foi a Frini Georgakopoulos. Ela é ótima! Comunicativa, com o timing certo, engraçada e sabe conquistar uma platéia. No dia que derem o devido valor para a literatura em geral e os canais de televisão criarem um programa para falar de livros, faz favor de contratar a menina!

Frini começou agradecendo a presença das pessoas e apresentando os três autores e suas obras mais recentes. Marcelo Amaral é um estreante no mercado editorial e está lançando seu Palladinum, que está a venda há pelo menos um mês! Dos três autores ele é o mais inexperiente, mas com a ajuda do Raphael e do Luiz Eduardo conseguiu enfrentar a galera e se mostrou um autor dedicado e organizado. Seu livro já tinha alguns fãs presentes apesar do pouco tempo de mercado, e pelo que pude apreender da história é recheado de personagens cativantes e todos tem nomes com a inicial P. ^_^

O Raphael Draccon aparentemente era o autor mais conhecido do evento, grande parte das pessoas, inclusive eu, foram lá para vê-lo. Ele é o showman da literatura! Quando ele pegou o microfone automaticamente conquistou todo mundo, com seu humor sarcástico, suas frases edificantes. Eu já tinha visto uma palestra do Draccon quando fiz o curso de estrutura literária do Eduardo Spohr, e já conhecia sua capacidade de prender totalmente a atenção das pessoas. Ele inclusive consegue criar as brechas certas para os outros participantes se sentirem incluídos. Eu já comecei a resenhar os livros de sua série Dragões de Éter, você pode encontrar a primeira aqui.

Como todo mundo já deve saber, ele é o editor do selo Fantasy – Casa da Palavra, e falou um pouco sobre como foi ser convidado para o cargo, e que foi um dos principais responsáveis por trazer a série As Crônicas de Gelo e Fogo do George R.R. Martin. Contou que o quarto livro de Dragões de Éter vai sair, um dia XD, mas que já tem outras duas obras na Leya prontas para serem lançadas!

O terceiro participante, Luis Eduardo Matta, também é um autor que já está no mercado há mais tempo, já tendo lançado vários livros. Alguns inclusive voltados para o público infantil em fase escolar e adotados por professores. Ele estava divulgando seu novo livro, uma reviravolta total em sua carreira, o chicklit As Bem Resolvidas (?). O autor também é bem divertido, com tiradas engraçadas e teve uma boa sinergia com o Raphael Draccon.

O público pôde fazer perguntas para os autores sobre suas experiências, hábitos de escrita, sobre o mercado editorial (que anda muito disputado, e com muita coisa ruim na opinião dos três), sobre dicas para futuros escritores. Foi muito legal saber de onde eles tiram inspiração para suas histórias, com o Luis Eduardo falando de como suas viagens de transporte públicos rendem ótimas cenas para seus livros, principalmente nessa sua nova empreitada dentro dos chicklits. Raphael Draccon acha que o mercado está muito fervilhante de oportunidades mas existem gráficas se passando por editoras e não dando o devido suporte que autores estreantes merecem para se desenvolver. Marcelo acrescentou sobre sua experiência em escrever o Palladinum, que de história em quadrinhos se transformou em livro, e que exigiu muita dedicação e rotina para levar o empreendimento até o final.

Depois foi aberto um espaço para que pudéssemos nos aproximar dos autores e pedir autógrafos. Como eu tinha compromissos na parte da manhã de sábado, só pude levar o primeiro livro da série para o Raphael Draccon assinar, mas foi muito emocionante! E tive a oportunidade de agradecer por terem escolhido o blog para parceria. *o* Momento tiete total.

Raphael Draccon autografando meu Caçadores de Bruxas *o*

Quem também esteve no evento foi a Renata Ventura, autora do A Arma Escarlate. Ela inclusive cedeu um de seus livros para o sorteio que foi realizado pela Frini. Eu não ganhei nada, infelizmente. T_T Mas isso não me impediu de fazer minhas próprias comprinhas, que vocês acompanham no próximo post! ^_^

Para terminar eu finalmente conheci a Lygia do Brincando com Livros, mas nós duas somos extremamente tímidas e ficamos com aquele awkward silence comum entre pessoas que se conhecem online mas nunca se viram “de verdade”. Vou tentar melhorar isso em próximas oportunidades, viu Lygia!

E encontrei também a Carolina Munhoz, autora de A Fada, que foi relançado pela editora Novo Século. Comprei livro e ganhei autógrafo da super simpática autora! Cheguei toda sem jeito para me apresentar mas ela conseguiu fazer com que eu me sentisse mais a vontade para bater um papo rápido sobre seu livro e futuras publicações, mas é tudo ainda muito segredo! Quando ela contar as novidades eu repasso a informação para todo mundo! \o/

Como balanço geral eu adorei essa oportunidade de “ver gente”, conhecer os autores e a Lygia. ^_^ O único chato é que tem pouco espaço para cadeiras, e muita gente (praticamente todo mundo) ficou de pé. Semana que vem tem #IANDay, e eu pretendo ir também! Desencantei. Será? XD

Links de blogs, fotos, capa dos livros e sinopses do Marcelo Amaral e do Luis Eduardo Matta. Perdoem a qualidade de algumas fotos, mas meu celular não colaborou muito, mas o que vale é o registro para vocês.

Frini Georgakopoulos apresentando os convidados do clube do livro (da esquerda para direita): Luis Eduardo Matta, Raphael Draccon e Marcelo Amaral Frini Georgakopoulos e Marcelo Amaral Luis Eduardo Matta, Frini Georgakopoulos e meio Raphael Draccon
Luis Eduardo Matta, Raphael Draccon e Frini Georgakopoulos

capa do livro Palladinum

Palladinum: Pesadelo Perpeto

Na cidade de Vale Prateado, os preparativos para a festa de 40 anos do Colégio São João unem os esforços de pais, alunos e professores. Juliana, editora do jornalzinho escolar Página Pirata, está cobrindo o evento junto com seus melhores amigos. Em meio às comemorações, uma aguardada exposição de artefatos arqueológicos coincide com o início de uma série de eventos inexplicáveis na escola: professores se tornam verdadeiros carrascos, e o pânico toma conta dos alunos quando até mesmo seus pais se voltam contra eles! A turma da Página Pirata precisa descobrir o que está havendo, e essa busca os levará a um lugar desconhecido: o mundo dos sonhos e pesadelos. É lá que os jovens entenderão que estão prestes a enfrentar uma batalha épica entre forças extremamente poderosas! Estarão eles prontos para as descobertas que terão pela frente?

capa do livro As Bem Resolvidas (?)

As Bem Resolvidas (?)

Chris, Alê e Isa são bonitas, ricas e populares, além de amigas inseparáveis. Vivem a vida que todas gostariam de ter: estudam na melhor escola da cidade, frequentam lugares badalados e vestem as mais desejadas roupas. Tudo parece perfeito. Isa conhece Rogério, o novato da escola, e logo se encanta por ele. Alê só tem olhos para PH, seu namorado sem noção, e Chris, coitada, é colocada no meio de toda essa confusão. Para complicar tudo, Bu Campello, a patricinha mais implicante do mundo, não medirá esforços para sabotar a vida social das “amigas”. De confusões com namorados a festas sofisticadas e bailes funks, acompanhe a rotina dessas garotas incríveis que fazem de tudo para conseguir o que querem. Mas será que elas sempre conseguem? Se delicie com essa divertida história cheia de intrigas, dramas, vinganças, romances, inveja, conquistas e claro, muita badalação. E aí, preparada para entrar no mundo das bem resolvidas?

Frini Georgakopoulos: http://cheirodelivro.com/

Raphael Draccon: http://www.raphaeldraccon.com/blog/

Marcelo Amaral: http://palladinum.com.br/

Luis Eduardo Matta: http://www.lematta.com/

Renata Ventura: http://pixiesnocontrole.wordpress.com/a-autora/

Carolina Munhoz: http://www.carolinamunhoz.com/blog/

Lygia – Brincando com Livros: http://www.brincandocomlivros.com/

E foi tudo isso! Até a próxima! o/

Você também vai gostar

5 Comentários

  • Responder evento: último Clube do Livro Saraiva de 2013 | Parafraseando Livros 10 jan 2013 at 16:30

    […] Ontem foi a última edição deste ano do Clube do Livro, organizada pela ótima Frini Georgakopoulos e pela Saraiva. E foi a terceira vez que pude participar do clube. A primeira eu contei como foi aqui. […]

  • Responder evento: clube do livro saraiva no Rio – mundo sobrenatural | Parafraseando Livros 18 jun 2012 at 16:58

    […] sei se vocês lembram mas minha primeira experiência com eventos foi em abril, e eu gostei muito da oportunidade de ir. Foi muito divertido principalmente por causa […]

  • Responder novas aquisições do blog #10 | Parafraseando Livros 6 maio 2012 at 18:36

    […] aquisições do blog #10 Minha primeira experiência no Clube do Livro da Saraiva (já leu como foi?) rendeu muito mais do que uma ótima tarde de sábado com pessoas especiais e autógrafos. Rendeu […]

  • Responder Babi Lorentz 2 maio 2012 at 23:14

    Hhahaha, é muito bom, não é? Só fui à Bienal do Rio, mas pretendo participar de outros eventos. O único problema pra mim é que aqui em São Mateus só temos mesmo o ELISAMA que acontece todo ano em Agosto. É o Encontro Literário de São Mateus, que envolve novos escritores, a Academia Mateense de Letras (da qual faço parte) e homenageamos algum escritor da cidade. É bem bacana, mas ainda é pequeno, infelizmente.
    Beijão

  • Responder Lygia 1 maio 2012 at 20:14

    Oinnn!!! Que post FOFO!!!
    Obrigada pelas menções, Samy! *__*
    Todas temos que melhorar isso, uhauhaua…ao vivo, não consigo falar direito com as pessoas, pareço uma tapada, haha!
    O post ficou ótimo e o Raphael deu um SHOW mesmo!

    Beijocas!

  • Deixe uma resposta