bate papo

15 anos de Parafraseando Livros

10 fev 2025

Oi, olá, como vai? Tudo bem, Pessoa?

Ainda estou por aqui. De um jeito ou de outro, com ou sem nenhuma constância, com ou sem nenhuma companhia além do eco da minha “voz” no éter da internet.

Ainda estou por aqui vendo as tendências, a escalada de preços, as tretas da booksfera e das editoras. Tentando sem sucesso não me render ao meu segundo hobby de comprar livros como se não houvesse amanhã. Tentando ter estímulo e vontade de sentar a bunda na cadeira depois de 8h de trabalho, cinco dias por semana e ainda querer escrever.

Ainda estou por aqui sempre me questionando o porquê de continuar. Às vezes eu me pergunto se não tenho mais motivos para parar do que para manter. Mas eu olho pra esse espaço e tudo o que eu derramei de mim mesma em tantos posts… e vejo que ainda preciso do que eu construí, eu gosto de me reencontrar nas minhas palavras e, de vez em quando, me surpreender com o que eu escrevi no passado. E o que eu posso escrever no futuro.

Escrever é uma forma que me sinto mais confortável para me comunicar. E comunicação é uma coisa que anda tão difícil hoje em dia. Então, ainda estou aqui, criando bits e bytes de pensamentos, alimentando os LLMs e as genAI do mundo do futuro, e tentando chegar até alguém.

15 anos é pouco quando somos adolescentes; mas 15 anos é muito quando você para pra pensar em alguma coisa na qual você dedicou seu tempo e seu foco e sua atenção e sua criatividade e seu carinho.

É por isso que ainda estou aqui. O blog me possibilitou muito aprendizado e amadurecimento. Conhecer novas formas de pensar, evoluir o pensamento crítico, tentar ser uma pessoa melhor a partir do que eu li, e vivi, nos livros.

Não me considero uma pessoa muito inteligente, e isso pode ser extremamente babaca da minha parte. Mas não sou uma pessoa que se aprofunda nas camadas de sentidos e semânticas e metáforas dos livros. Eu queria ser essa pessoa pensante que consegue fazer correlações, citar filósofos e correntes de pensamentos, fazer paralelos e trazer situações atuais como exemplos. Mas mesmo assim, ainda estou aqui, porque eu acredito que pode existir espaço para as experiências pessoais e as críticas literárias.

15 anos.

Não vou fazer promessas vazias. Não faz sentido e não quero que o blog se torne um peso pra mim. Ele tem que continuar sendo esse lugar que está ali, disponível, aberto, esperando para que eu possa massacrar meu teclado verborrágicamente com os pensamentos conflituosos que estiverem correndo pela minha cabeça.

E se você quiser aparecer para ler, sempre terá as boas vindas das minha palavras para te receber.

Eu ainda estarei aqui. Enquanto eu precisar escrever. Enquanto eu precisar.

Até ano que vem! o/


Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading