bate papo

#12em2025

16 fev 2025

Terminei dezembro tentando me planejar com certa antecedência, escolhendo os livros e distribuindo pelos meses, para montar o desafio de 2025.

Como sempre, acho que o maior prazer (e culpa) está em navegar pelas estantes virtuais do Skoob e da minha base do Notion, vendo o que me chama, que séries que estão abertas há muito tempo, o que pode ser um bom hype.

No fim das contas, acho que fora um livro, todos acabaram sendo continuações de séries mesmo. Tenho muitas em aberto, e eu fico com a impressão que eu mais inicio novas séries do que termino…

Então é isso: temos mais 12 livros para me acompanhar por 2025, em mais um desafio de livros selecionados sem eu saber se vou ter vontade de ler de verdade! Agora é ver como me saio ao longo do ano.

Vamos aos livros?

Não tirei foto de todos juntos. Estou completamente desatualizada com as fotos das aquisições e também fiquei com preguiça de passear pelas caixas-estantes pra procurar cada um. #perdãopelovacilo

Mais uma vez, separei em trimestres para ficar mais fácil de ver as escolhas. Mas lembre que às vezes sou uma leitora de “humores” e posso trocar a ordem sem necessariamente nenhum aviso prévio (e também posso simplesmente desistir de ler o livro e ele ser devidamente esquecido e a gente finge que não viu).

Janeiro, fevereiro e março

  • como ser um pirata - cressida cowell
  • corte de chamas prateadas - sarah j. maas
  • força da natureza - jane harper

Eu tenho a série Como treinar o seu dragão praticamente completa. Está faltando só o último que foi lançado em 2017. Como meus sobrinhos estão se aproximando de uma idade que podem se interessar pelos livros, estou me adiantando e vendo o que acho da série como um todo.

Ainda não terminei a série dos feéricos gostosos da Sarah J. Maas. Acho que foi porque esse livro foca em Nestha e eu não gostei muito da personagem. Mas a ideia é conseguir fechar pelo menos esse porque ainda tenho Trono de Vidro e Cidade da Lua Crescente pra começar.

Descobri Jane Harper recentemente e gostei muito de sua história de suspense investigativo e de seu detetive Aaron Falk. Aproveitei uma promoção da livraria Leitura e comprei o segundo livro por R$ 15. Depois de uma chaproca e muita tensão sexual, vai ser bom mudar o clima com algum crime para ser desvendado.

Abril, maio e junho

  • persuasão - jane austen
  • a casa dos muitos caminhos - diana wynne jones
  • os melhores contos de fadas celtas - vários autores

O único livro que não é de série, Persuasão é um dos “pequenos” da Jane Austen que tenho por aqui. Eu gostei de Orgulho e Preconceito, e queria conhecer outras obras da autora. Como tenho um box com três de seus livros, tinha Persuasão e Razão e Sensibilidade para escolher. Confesso que a quantidade de páginas foi o único motivo para que Persuasão estivesse aqui na lista.

Quero fechar a trilogia do Castelo Animado. Gostei muito do segundo livro, mas o primeiro e o filme continuam sendo meus favoritos. Vamos ver como A casa dos muitos caminhos se sai fechando a trilogia. Aliás, vocês viram quando a Galera lançou o box dessa série? Recomendo muito porque o projeto gráfico está muito lindinho.

Gosto muito do trabalho que a editora Wish faz com seus livros então sempre fico de olho para os financiamentos que fazem no catarse. Por conta disso, tenho praticamente todos os livros da série dos contos de fadas. Já li o vermelho, dos contos clássicos e, se não me engano, os contos celtas foi o segundo a ser lançado. Vou tentar pegar um por ano pra ler para me sentir abraçada no projeto gráfico espetacular que a Marina Avila faz para cada um dos livros.

Julho, agosto e setembro

  • crooked kingdom - leigh bardugo
  • sombras do sol - n.k. jemisin
  • os doze - justin cronin

Tinha colocado Crooked Kingdom no desafio do ano passado, mas quando chegou a vez dele, o santo não bateu e acabou ficando entre os esquecidos. Vamos tentar de novo em julho porque o final de Six of Crows ainda me assombra de vez em quando, e porque os personagens dessa duologia são muito mais interessantes do que os da trilogia Grisha, e eu mereço saber como tudo termina.

Em agosto vou tentar ler mais um livro da N.K. Jemisin. Confesso que o primeiro livro dessa duologia me deixou um pouco intrigada, confusa e não muito satisfeita. Mas o Victor do Geek Freak fez comentários altamente positivos sobre Sombras do sol, a conclusão da duologia, e é por isso que decidi finalizar. Confesso que tenho mais interesse em reler e terminar a trilogia da Terra Partida, mas esses estão na meu radar para leituras “convencionais” ao longo de 2025.

Faz algum tempo que li A Passagem de Justin Cronin, mas foi uma história TÃO BOA na época que eu confesso que não me lembro porquê demorei tanto para continuar a leitura. Talvez seja porque os livros são enormes, todos com 500+ páginas, mas se me proponho a ler mais de mil páginas de um livro de Sanderson… 🤷‍♀️ espero que agora eu consiga ler em setembro. Eu ainda tenho lembranças vívidas de alguns momentos da história e de ter me envolvido muito com os personagens.

Outubro, novembro e dezembro

  • noite eterna - guillermo del toro
  • um assassino nos portões - sabaa tahir
  • os lobos de calla - stephen king

Outubro, o mês do horror só porque é halloween, esse feriado super brasileiro, mas pode ser um bom momento para fechar a trilogia da Escuridão de Guillermo del Toro. Eu sou uma pessoa extremamente medrosa e influenciável e fiquei com receio de ficar muito aterrorizada com essa história, mas o suspense, aventura, e drama são muito mais interessantes e envolventes do que a construção do terror em si. E o final do segundo livro foi tão apoteótico e apocalíptico que eu preciso saber como tudo vai terminar.

Em 2015 eu li Uma chama entre as cinzas, de Sabaa Tahir e achei na época um dos melhores livros do ano. Ah, a efevercência, inocência e imaturidade da juventude… 🤩 Em 2018 li a continuação, e tenho a sensação que não foi tão bom quanto o primeiro impacto da leitura anterior. Mas ainda tenho mais dois livros para terminar a tetralogia… porque é/era assim: o livro faz sucesso?, vamos esticar para tirar o máximo de dinheiro possível dos trouxas todos. Bem, vamos ao terceiro livro em novembro, torcendo para que eu consiga me lembrar alguma coisa ao longo da leitura.

Para fechar o ano, vamos de chaproca de Stephen King! Tenho tentado ler pelo menos um livro da série A torre negra por ano, o que significa que ainda tenho pelo menos mais uns 3 anos aí para terminar todos. De qualquer forma, essa é uma história que não achava que iria me agradar tanto, mas passar pelas trocentas páginas de cada livro é sempre uma experiência deliciosa. Tanto pela construção do mundo, dos personagens, e da narrativa. Se eu não consigo terminar de ler It, pelo menos vou poder dizer que consegui fechar os 8 livros do “senhor dos anéis” do King!


E é isso! Esses são os 12 livros que quero ler ao longo do ano, nessa ordem mas não necessariamente. Já organizei meu Notion e a meta do Skoob com a lista para poder acompanhar e organizar as leituras mensais!

Vamos ver como me saio em mais um ano nesse projeto de leitura!


Atualizações!

Como já estamos em fevereiro, já posso dizer que fui bem sucedida nas duas primeiras leituras. \o/ Um boa perspectiva de que posso ter feito uma boa seleção para o ano? Só continuando os meses para ter certeza.


Agora me conta: você faz desafios pessoais? Já escolheu qual o primeiro livro pretende ler em 2025?

Até a próxima! o/

*Compras feitas através dos links deste post geram uma pequena comissão ao blog ^.~

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading