Oi, meu nome é Samara, e eu compro livros.
É meio que isso. Eu tenho dois hobbies: comprar e ler livros, e sim, eles são coisas separadas. Porque a velocidade em que eu leio não é nem um pouco equivalente à velocidade que eu compro livros.
Ficar namorando um lançamento ou visitando a Amazon pra ver se teve alguma promoção. A energia e felicidade que dá quando você compra um livro é bastante igual ao que a gente sente quando termina a leitura de um livro bom. E elas vêm com muito menos esforço.
Só que a rapidez que eu tenho acumulado livros não lidos não está sendo nem um pouco agradável. Sim, todas as compras tem me gerado aquela felicidade momentânea de riscar um livro da lista. Mas tenho me sentido culpada porque não estou conseguindo dedicar tempo para as leituras.
Às vezes é porque eu quero priorizar outras coisas que eu também gosto de fazer. Às vezes é porque eu tenho simplesmente apagado 😴 enquanto leio. Não sei se tem a ver com cansaço mental, com idade, com a vida como um todo…
O lance é: tem muito livro aqui em casa que merece sua chance de ser lido. Então estou pensando em tomar essa atitude drástica de não comprar livros novos em 2025.
“Mas Samara! E se sair o livro pipipi de fulaninho?!” Vai entrar na wishlist pra 2026. Vai entrar na lista de “pra ler” do Biblion, se tiver disponível.
“Mas Samara! Esse ano tem Bienal no Rio!!” Eu sei, e provavelmente eu não vou. “Simples” assim.
Não pode ter compras! 🤷♀️
O que eu queria definir de regras aqui:
- Eu não posso comprar livros novos gastando dinheiro. Se tiver de graça na Amazon, se eu ganhar de presente, se tiver no Biblion ou no Skeelo, tá tudo bem.
- Os livros que o Skeelo ofere mensalmente não contam como compras.
- Livros do Prime Books também não contam, mas como eu praticamente não acesso os livros da plataforma, meio que vai ser indiferente.
- Não posso assinar o Kindle Unlimited (na verdade, sempre me questionei se faria sentido pra mim).
- Pegar livros emprestados com amigos também não conta, mas quero tentar evitar isso porque a ideia é ler os livros que eu já tenho.
Quais são minhas únicas exceções?
- Se algum livro de Brandon Sanderson da Cosmere tiver em promoção, eu vou me permitir comprar.
- Se a Intrínseca lançar Heavenly Tyrant de Xiran Jay Zhao, eu vou comprar.
- Se a Intrínseca lançar o próximo livro da série Roda do Tempo, eu vou comprar.
Mas só vale nessas situações. SÓ NESSAS, EU JURO!
Continuo acumulando muitos livros há muitos anos, e o que eu percebi é que se o tempo passa pra mim, também passa pra vontade de ler certos temas, autores, séries… algumas coisas ficam “datadas” e não funcionam mais pra mim.
Quero evitar que isso aconteça com os livros que eu já tenho e que decidi manter depois de algumas rodadas de doações. Se em um ano eu posso ler em torno de 52 livros, que sejam dos que já estão aguardando ansiosamente para serem manuseados e consumidos.
Você já tomou alguma decisão drástica do tipo na sua vida literária? Me conta! Vou adorar saber.
Até a próxima!
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nenhum comentário