devorados

Devorei em: abril / 2024

27 maio 2024

Esse mês demorei um pouquinho para sentar e relembrar os livros devorados de abril. A vida profissional veio como uma trator passando por cima, então tive dificuldade pra focar e escrever – entenda-se: estava cansada pra caramba.

Ainda estou, mas vamos lá!

Li quatro livros e abandonei um em abril. Um dos finalizados inclusive foi o debut de uma autora brasileira, que eu adoro e sigo no YouTube e Instagram.

Devorados de abril / 2024

Normalmente eu pego um livro de romance de época pra ser aquele de “limpar o paladar”, dar aquela faxinada mental e preparar o lugar pra uma próxima leitura. Por algum motivo Lições do desejo não foi tão divertido quanto eu gostaria. Tinha um pouco de expectativa porque a protagonista “não é como as outras mulheres”. Isso fica claro quando em dado momento, Phaedra e Elliot estão em uma vila rústica na Itália, e a jovem é confundida com uma bruxa, e todos os homens da história acreditam que o melhor para ela é casar e ser controlada por um marido. Mas sei lá… o romance entre os dois não me conquistou. Toda a autonomia e liberdade de Phaedra meio que some dentro do quarto e debaixo dos lençóis…

Avaliação: 3 de 5.

  • O cálice dos deuses [skoob/goodreads] – Percy Jackson e os Olimpianos #6 – Rick Riordan (Compre na Amazon*)

Esse aqui foi pra resgatar meu carinho por Percy Jackson. O cálice dos deuses vem depois da saga de Apolo, e é a continuação e meio que uma reabertura da série original de Rick Riordan, Percy Jackson e os Olimpianos. Eu li (praticamente) TUDO do autor, motivada por esses cinco livros iniciais e por conta de um dos melhores protagonistas que eu já acompanhei. Foi bem divertido de voltar a acompanhar um Percy mais velho (se você considerar 16/17 anos “velho”), se preparando pra entrar na faculdade. MAS… A fórmula que Rick Riordan usa em seus livros, de um plot principal recheado de sidequests, já me cansou um pouco. Dito isso, é ÓBVIO que vou comprar e ler todos os próximos que saírem.

Avaliação: 4 de 5.

Phantastes foi o livro que abandonei em abril. Nem lembro se cheguei em 50 páginas. Sabe quando você tenta contar pra alguém um acontecimento do seu dia, ou falar sobre um filme/série que assistiu? Sua descrição fica parecendo uma sequência de “e aí” e perde um pouco da imersão que a mídia originalmente tinha. Foi mais ou menos isso que sentio no pouquíssimo que li de Phantastes. Parecia que o protagonista estava numa série de: aí entrei no quarto, aí encontrei com fulano, aí tomamos chá… Não me interessou nem um pouco. Hoje vejo que comprei esse livro por influência de uma booktuber grande, mas que agora percebo que as indicações dela não tem nada a ver com as coisas que eu realmente gosto de ler. Uma pena, porque o livro é bem bonito.

Avaliação: 0 de 5.

  • A comunidade secreta [skoob/goodreads] – O livro das sombras #2 – Philip Pullman (Compre na Amazon*)

Li o segundo volume da nova trilogia do Philip Pullman. La Belle Sauvage, o primeiro, foi uma experiência bem estranha, comparada com os livros de Fronteiras de Universo, então não curti tanto. Mas aqui, em A comunidade secreta, foi como reencontrar um universo que eu conhecia. É estranho ver Lyra e Pantailamon brigando aparentemente por motivo nenhum, mas é interessante ver essa Lyra adulta e lutando contra o que pra ela era natural quando criança. Agora, todas as aventuras que ela viveu parecem ser erradas por conta de um realismo e racionalismo que não combina em nada com ela. Eu gostei bastante de voltar a acompanhar Lyra, mas algumas escolhas do Pullman foram um pouco desconfortáveis pra mim. Colocar uma relação de age gap entre ela e um personagem mais velho (e parecer super gratuito o interesse amoroso), e algumas coisas que o autor utiliza de muletas para fazer a história andar que podem ser gatilhos pesados para algumas pessoas.

Avaliação: 4.5 de 5.

Eu acompanho Jana Viscardi tem um tempinho e foi uma das melhores descobertas no YouTube em algum tempo. Eu gosto muito de ver as análises que ela faz sobre liguística, o tema principal que ela trata, mas também o que ela fala sobre feminismo, política, cultura, gênero, e tudo o que tá misturado. Então, quando ela anunciou que estava lançando um livro como uma extensão de um curso Escrever sem medo que ela já dá, e que era voltado para a escrita, fiquei de olho para comprar. Foi uma leitura leve e rápida, cheia de exercícios para praticar após cada capítulo. A todo tempo ela traz conforto e segurança que sim, todo mundo pode escrever. Quero voltar pra ele em algum momento, para poder rever os pontos que achei interessante, e reabsorver os ensinamentos que ela deixa ao longo das páginas.

Avaliação: 4 de 5.

Que venha junho! 🙂

Até a próxima! o/

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading