Aham, é isso mesmo. O blog fez 12 anos em fevereiro mas como você pode ver pelas últimas datas de postagens eu não estava muito presente por aqui.
Mas assim, eu não queria fazer um post elencando o quanto me sinto culpada de não estar cuidando do blog. Porque, assim, pouco importa. Eu não escrevi nos últimos dois meses. E é isso.
Para pra pensar um pouco. No seu tempo de existência nesta Terra, você consegue lembrar de alguma coisa que você fez por 12 anos direto? Respirar não conta, porque você não tem controle sobre isso. Estudar/trabalhar também não, porque ou você é obrigade a ir pra escola/faculdade ou ao trabalho pra pagar as contas.
Estou falando de algo que você escolheu fazer e se mantém ativamente nessa tarefa.
Pois é. Eu tenho um blog há 12 anos. Não com tanta constância. Não com tanto empenho. Mas né, acho que ele finalmente pode ter entrado naquela linha de que é um blog de literatura totalmente pessoal. Tipo os blogs diarinho que tinha pela internet no época em que tudo isso aqui era mato, você lembra? É. eu já estava por aqui.
E eu continuei aqui, escrevendo. Não que alguém se importe ou realmente leia. Mas eu estive aqui nesses anos.
Nunca consegui me acostumar e acompanhar a velocidade do Twitter. Não sou uma boa fotógrafa para criar temas e imagens interessantes para o Instagram. Tenho consciência da minha incapacidade atual de ficar na frente de uma câmera para fazer vídeos para o YouTube, e tenho ainda mais consciência para definitivamente não criar um TikTok. Não, sério, eu me recuso a um consumo de 5 segundos de conteúdo.
Então eu continuo aqui. Andei naquelas flutuações de “por que eu ainda estou fazendo isso”, e não posso me prometer que o sentimento já passou. Mas eu sei que tenho um espaço meu. Sei que escrever aqui me traz tanto satisfação quanto angústia porque me comprometo comigo mesma, e eu sou minha pior inimiga na maior parte do tempo.
Não sei se vou continuar mais 12 anos escrevendo. Porque, você talvez não saiba, eu tenho que pagar o servidor para ter esse espaço na internet com o nome legal do blog na url. Não é necessariamente barato e o blog nunca me gerou receita para pelo menos pagar o Hostgator…
Mas por enquanto, 12 anos é um marco muito bonito e fico feliz de estar aqui para dividir isso com você. Sem promessas, sem culpa, sem cobrança. Só uma felicidade por ter chegado até aqui.
Obrigada!
Até a próxima!
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
2 Comentários
Sei que pagar host sai carinho ao ano, mas… Sabe que adoro seu conteúdo. E realmente espero que, mesmo entre as flutuações, você continue produzindo, pois suas análises e resenhas foram importantes pra mim (e para minha vida literária) durante boa parte desses 12 anos de existência ^^
É sempre bom ouvir/ler sobre isso, Ize! <3 Muito obrigada pela sua companhia nesses anos todos!