Pois é. Quem diria que eu chegaria à marca de 1.000 livros lidos ainda aos 40 anos?
Alcancei essa marca no dia 20 de janeiro mas, como você pode perceber, não ando muito ativa aqui no blog (o que não é lá muita novidade 💁♀️) e nem escrevi nada sobre.
Estou tentando me redimir com esse post, falando sobre minha vida e minha relação com os livros.
Sou cria dos anos 1980/90. E por incrível que pareça, nessa época a gente não tinha celular ou internet (e eu sempre me pergunto como eu passava o tempo). Também não era um período que eu me lembre de ter um volume muito grande de lançamentos voltados para crianças/jovens adultos nas editoras.
Meu acesso aos livros vinha das leituras obrigatórias que a gente fazia na escola, e como toda criança que se preze, ler livros forçada não era lá minha atividade favorita. Até descobrir Paulo Bandeira e a série dos Karas.
Eu lembro de visitar bienais com meus pais, mas não lembro de voltar pra casa cheia de livros. Isso só mudou quando comecei a trabalhar e passei a ter independência financeira.
Verdade seja dita, que antes de entrar para o mercado dos assalariados, toda minha mesada e qualquer dinheiro que eu tinha eu gastava em quadrinhos. Essa foi a minha melhor companhia e não me arrependo dos anos em que investi em Marvel e DC, e depois em mangas também.
Mas voltando aos livros, eu passei a comprar e colecionar de verdade lá pelos anos 2007, e nessa época eu já estava com 26 anos. Em 2010 eu criei o blog, e a partir daí foi um misto de descontrole, felicidade, bienal, parcerias com editoras, muitos livros acumulados para ler, mas sim, 1.000 livros lidos.
Acho que nunca parei para pensar que alcançaria essa marca. Nem tinha colocado uma meta de vida nesse sentido. Confesso até que minha meta ultimamente é só acordar no dia seguinte com saúde, pra você ver como a coisa tá… 😅
De qualquer forma, essa coisa de acompanhar outros produtores de conteúdo que falam sobre livros é meio complicada porque você começa a comparar a sua velocidade e capacidade de dedicação com a de outras pessoas. Sério, não faça isso. Não vale a pena.
O que eu acho que vale a pena é você pensar que se eu tivesse o mesmo acesso que tenho hoje a lançamentos, divulgação, dinheiro e disposição quando eu tinha 12-14 anos, quantos mais livros eu já teria lido aos 40?
É um marco, me trouxe surpresa e certa felicidade. Minha maior satisfação é que eu ainda posso ler mais outros 1.000 livros até os meus 60 (talvez?)! 🥰
Espero que você tenha essa oportunidade também, se a leitura é uma coisa que te traz felicidade e satisfação! Eu tenho certeza que a jornada com certeza vale a pena.
Até a próxima!
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 comentário
Eu queria é ter sua capacidade de registro, para poder dizer quantos livros eu já li aos meus 32. Mas sou incapaz de registrar corretamente no GoodReada ou Skoob, e até mesmo meu Kindle virou uma zona. Antes eu até tentava resetar as coleções a cada ano, e marcar os que eu ia lendo, mas agora já era rs
De toda forma, fica o “parabéns” por atingir esse marco :D