bate papo

#12em2022

31 dez 2021

Continuo falhando, mas fazer listas definitivamente é uma coisa que me dá certa satisfação, então vamos de mais um desafio de leitura anual.

Em 2021 eu li seis livros do projeto e abandonei um, porque estava muito difícil de acompanhar adolescente angustiada e autocentrada.

Então, esse ano só tem um YA (pelo menos eu acho que é um), mas é sci-fi então provavelmente o gênero pode dar pontos de interesse e eu não abandonar.

Vamos aos livros?

#12em2022

Para manter o padrão, tirei foto de todos os livros juntos e quero que isso seja valorizado porque sempre dá um trabalho de ficar catando os livros em todas as caixas diferentes que estão espalhados… 😅

Agora vamos ver o que separei pra cada mês, mas lembre que às vezes sou uma leitora de “humores” e posso trocar a ordem sem necessariamente nenhum aviso prévio.

Janeiro, fevereiro e março

  • fogo & sangue - george r.r. martin
  • flores para algernon - daniel keyes
  • príncipe lestat - anne rice

Janeiro já vou começar com fantasia! O safado do Martin não termina As Crônicas de Gelo e Fogo e fica lançando livro de histórias paralelas… Mas como a HBO resolveu fazer série desse também, lá vou eu ler um tijolo no início do ano.

Depois vamos para o único e-book da lista, mas um livro que só vejo as pessoas comentando o quanto foi boa a experiência de leitura. Não sei bem o que esperar de Flores para Algernon, mas vamos ver se tenho estrutura emocional pra lidar com o livro do Daniel Keyes.

Março, meu aniversário, vou fazer uma homenagem para Anne Rice que nos deixou esse ano e ler Príncipe Lestat. Das Crônicas Vampirescas eu tenho mais dois outros livros além desse. Vamos ver se me empolgo de finalizar a série (de novo).

Abril, maio e junho

  • as horas vermelhas - leni zumas
  • ender's game - orson scott card
  • 2001 - arthur c. clarke

Em abril a gente ainda está perto o suficiente do dia das mulheres para ler uma ficção feminista. Indo na mesma linha de “questionamento” de O Conto da Aia e O Poder, vamos ver o que As Horas Vermelhas acrescenta nessas distopias aterrorizantes sobre o descaso com as mulheres.

Aí temos o livro que talvez seja o único YA da lista com Ender’s Game. Sim, eu sei que existe muito problema com o autor por ele ser abertamente homofóbico, mas eu confesso que ainda não sei direito como lidar com essa coisa de cancelar um autor ou tentar separar ele de sua obra. Se você tiver uma visão sobre isso e quiser dividir, por favor, deixe nos comentários. 👍

Fechando o primeiro semestre ainda com vibes sci-fi, vamos de Arthur C. Clarke e mais um clássico do gênero com 2001. Não consegui ver o filme porque dormi na parte dos macacos, vai que no livro é mais “fácil” de acompanhar do que na obra do Kubrick.

Julho, agosto e setembro

  • o reino de cobre - s.a. chakraborty
  • homem-máquina - max barry
  • a estrada - cormac mccarthy

Em julho eu volto para fantasia com o segundo volume da série Daevabad! Quero ver arranjar tempo para ler outras coisas com a quantidade de livros de 500+ páginas que eu estou colocando nessa lista…

O primeiro livro de Max Barry que li foi Léxico e lembro de ter achado uma doideira maneira. Tenho Homem-Máquina aqui há mais tempo do que consigo lembrar, então acho que é uma boa hora de finalmente ler.

E de um sci-fi tecnológico eu pulo pra uma distopia apocalíptica em setembro. Eu só ouço falar bem de A Estrada e, assim como Flores para Algernon, espero ter estabilidade emocional pra lidar com a história.

Outubro, novembro e dezembro

  • a hora das bruxas - anne rice
  • noturno - guilhermo del toro, chuck hogan
  • o poder do mito - joseph campbell

Aí entramos no último trimestre do ano com as bruxas da Anne Rice no mês do “halloween” porque eu sou muito globalizada… 🤨 De qualquer forma, é uma releitura do primeiro livro da autora que li lá nos idos de 1998/1999, talvez? Eu lembro de comprar a duologia com meus pais no stand da Rocco na Bienal e ficar lendo escondida durante as aulas no colégio…

Arrastando um pouco o clima do suspense e terror pra novembro com outra releitura, mas dessa vez dos vampiros do Guilhermo Del Toro. Agora que eu tenho a trilogia completa talvez seja um bom momento para pegar de novo nessa história que li tem um tempão.

E para fechar o ano, vamos de livro sobre histórias com o “pai” da jornada do herói: Joseph Campbell. O Poder do Mito é uma transcrição de uma entrevista que o autor deu e como eu sempre quero passar de inteligente, é bom ter um pouco de embasamento sobre narrativas, né?


E é isso! Esses são os 12 livros que quero ler ao longo do ano, nessa ordem mas não necessariamente. Já organizei meu Notion com a lista para poder acompanhar e organizar as leituras mensais!

Vamos ver como me saio em mais um ano nesse projeto de leitura!


Agora me conta: você faz desafios pessoais? Já escolheu qual o primeiro livro pretende ler em 2022?

Até a próxima! o/

*Compras feitas através dos links deste post geram uma pequena comissão ao blog ^.~

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading