resenha

Lua Mecânica – Jeff Lemire, Dustin Nguyen

26 out 2021
Informações

Lua Mecânica

Jeff Lemire, Dustin Nguyen

Intrínseca

série Descender #2

128 páginas | 2021

4.5

Design 5

História 4

16

Compre! Amazon

A última lembrança de Tim-21 foi o beijo de boa-noite de sua mãe humana. Ao despertar, dez anos depois, ele se depara com uma realidade aterrorizante. Ao narrar a luta do jovem androide para sobreviver em um mundo que deseja aniquilá-lo, Jeff Lemire, criador de Black Hammer, e Dustin Nguyen deram vida a Descender, um épico comovente e apaixonante que conquistou milhares de fãs e foi agraciado com o Eisner, um dos prêmios mais importantes dos quadrinhos.

No segundo volume, Lua Mecânica, que reúne os fascículos de 7 a 11, os autores dão sequência à jornada eletrizante de Tim-21 e seus amigos. Novas alianças se formam, antigas ameaças se fortalecem, e a chegada do robô a um lugar misterioso pode mudar drasticamente o destino da galáxia.

No passado, robôs gigantes conhecidos como Ceifadores destruíram planetas e civilizações, criando nos que restaram uma aversão às máquinas. Desde então, foram implementadas políticas de perseguição e extermínio de robôs. Essa caça implacável põe em risco a vida de Tim-21, que pode conter em seu código vestígios dos assassinos do passado, o que faz dele o ser mais procurado do universo. Mas talvez ele não seja o único. Ao lado dos amigos, ele percorre planetas e galáxias, desviando de inimagináveis perigos para tentar sobreviver. Quando chega a um novo planeta, percebe que esse lugar surpreendente pode ser o que ele tanto procura: um lar. Mas será que é mesmo seguro?

Design

Eu andei falando sobre as graphic novels da Intrínseca nas resenhas dos outros dois volumes que li: Black Hammer e Canção do Silêncio: Oblivion Song. Você pode dar uma olhadinha pra me ver falando bem & mal dos quadrinhos.

Muito bem, não fiz meu dever de casa direito no primeiro volume de Descender e agora estou concertando minha falha. SIM! Dustin Nguyen colore TODAS as páginas em aquarela.

TODAS!

Por isso parecem aquarelas, porque são. Provavelmente o papel que ele usa deve ser texturizado ao ponto de transferir sua aparência depois de digitalizado. Dá para conhecer mais do trabalho do artista no seu Instagram.

De resto, que capa linda! Ela também é a abertura do capítulo 11 da série, e é a arte que eu mais gostei desse volume.

Aliás, fica uma dúvida. Esse é o volume dois da série, e traz os fascículos 7 a 11. Mas a graphic novel chama de capítulo 1 o primeiro fascículo apresentado, que seria o 7. Faria mais sentido continuar a contagem e refletir a informação que está a quarta-capa? 🤔


História

Tá, vamos começar falando que esse é o segundo volume da série Descender, então provavelmente QUALQUER COISA que eu comentar aqui vai ser um spoiler. Em se tratando de uma história de 128 páginas, fica difícil de conversar sobre os acontecimentos sem falar nada. Pra isso existe a sinopse, certo? Então fica o aviso, continue por sua conta e risco.

Bem, uma das principais mudanças em Lua Mecânica é que além do núcleo dos personagens que acompanham a jornada de Tim 21, agora também temos um novo ponto de vista desse universo.

Tim 21 aceitou a “ajuda” da CGU porque queria encontrar Andy, o menino de quem ele era robô de companhia. A gente ainda não tinha certeza se o garoto ainda estaria vivo mas, 10 anos depois do ataque dos Ceifadores, Andy sobreviveu a catástrofe que atingiu seu planeta e se tornou um sucateiro.

No final de Estrelas de Lata, descobrimos que Tim 21 não é o único Tim que ainda está ativo, e seu “irmão” faz parte do grupo de robôs revolucionários da Hardwire. Na fuga que o grupo empreende, Tim 22 assassina o rei do planeta Gnish e assim inicia um incidente diplomático intergalático.

Os robôs conseguem aumentar ainda mais o conflito nesse cenário que já é bastante conturbado. O grupo da Hardwire e metade do grupo do Tim, agora divido por conta de toda a confusão, foge de Gnish para ir para o planeta refúgio dos robôs.

Paralelamente, Andy descobre na “liga de sucateiros” que um chamado para captura de um robô de companhia em seu planeta natal foi leiloado por conta do aparente interesse na recompensa. Lembrando do seu Tim, Andy parte logo para Dirishu.

A graphic novel continua com a separação desses dois núcleos, que invariavelmente vão precisar se encontrar. A dúvida que fica é se Andy quer encontrar Tim 21 por algum motivo que não seja saudade de seu robô de companhia.

Lua Mecânica expande ainda mais o universo de Descender, mostrando que os robôs se organizaram para se proteger do assalto e perseguição dos humanos, ao mesmo tempo que estão se preparando para tentar despertar um Ceifador.

A gente também descobre que existem pessoas que passaram a usar “melhoramentos” tecnológicos, tornando-se ciborgues, amálgamas de humanos e máquinas. Esse grupo de pessoas também não são muito aceitas pelo CGU e se isolaram em outro planeta da galáxia.

Por mais que toda trama política continue, em alguns momentos em que o foco está em Tim 21 eu achei um pouco arrastado. O personagem ainda é representado como muito ingênuo e inocente, e eu tenho um misto de irritação e pena dele ao longo da história.

De qualquer forma, o principal mistério sobre os Tims e o porquê do ataque dos Ceifadores de 10 anos atrás continua aí pra deixar a gente intrigado.

Gostei dessa expansão dos personagens e da manutenção da intriga política entre a CGU e os robôs, e o cliffhanger que Jeff Lemire deixou na última página é de deixar qualquer um irritado e ansioso pelo próximo volume.


Outros livros da série

  • a culpa é das estrelas - john green

Até a próxima! o/

Parceria Intrínseca 2021

Onde comprar: Amazon (compras feitas através do link geram uma pequena comissão ao blog ^.~)

Livros em oferta na Amazon
O blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading