Talvez não tão novo assim mas, definitivamente, é um gênero que tem me agradado MUITO ler.
No nível de que eu teria vontade de escrever uma história em um universo de Urban Fantasy. Eu até comecei o desafio quando achei que ia participar do NaNoWriMo. Falhei miseravelmente, mas foi TÃO GOSTOSINHO começar a estruturar um universo mágico contemporâneo… ☺️
Acho que é exatamente isso que mais me agrada no gênero. A contemporaneidade dos acontecimentos. Em tese é o mundo de hoje, com tecnologia (ou não, depende um pouco de cada universo), mas ao mesmo tempo tem espadas, artes marciais, e magia. Alguns têm personagens sobrenaturais ou mitológicos convivendo normalmente com os humanos.
Assim, eu acho que o gênero ainda não caiu no gosto do público em geral aqui no Brasil. Talvez porque, diferente de outros subgêneros de fantasia, tenha muitas histórias escritas e protagonizadas por mulheres. E muitos também são carregados no erotismo. 🤭
Além disso, eu conheço poucos livros que foram lançados por aqui. Mas ainda assim, vou falar dos que já li para você também saber que existem.
Pra variar, eu fui incapaz de escrever resenha de alguns livros da lista, não dividindo a diversão que as histórias me proporcionaram. Como sempre, falhando miseravelmente em cuidar do meu próprio conteúdo… 😅
De qualquer forma, é por isso que eu estou aqui, na humildade, tentando apresentar algumas opções de leitura para que você também conheça um pouco sobre urban fantasy e, quem sabe, acabe se apaixonando pelo gênero também.
Vale ressaltar o que eu não coloquei nessa lista:
1) livros que só tinham vampiros como personagens sobrenaturais principais (tipo a série da Irmandade da Adaga Negra); é praticamente um subgênero próprio.
2) Histórias que são YA sobrenaturais. É um pouco difícil de fazer essa diferenciação entre sobrenatural e urban fantasy, acho que algumas coisas meio que se sobrepõem nos dois gêneros… mas vamos ver no que dá.
Primeiro, uma lista dos livros que já li. Alguns até têm resenha aqui no blog. E depois minha lista de desejados + TBR.
Livros que só li o primeiro da série
Porque provavelmente eu tinha parceria com a editora e tive a oportunidade de ler, mas depois não trouxeram a continuação.
Não é o caso da série da Sylvia Day da Faro, mas com A Torre da LeYa e Sangue Mágico da Saída de Emergência / Arqueiro foi exatamente o que aconteceu.
Uma pena porque o livro de Daniel O’Malley era muito bom! A ideia de uma agência secreta no governo inglês de pessoas com poderes é muito interessante, e ele desenvolve a história como um mistério com várias questões políticas internas.
Sangue Mágico é exatamente o tipo de urban fantasy que eu curto! Um quê aventuresco, protagonista feminina forte, magia e romance! Pena que só saiu o primeiro por aqui.
E Sylvia Day é aquela coisa… É hot/erótico com tema de anjos/demônios. Então o gênero é só um pano de fundo pra ter sexo. 🤷🏻♀️ Não estou reclamando…
- A Torre [skoob/goodreads] – The Checquy Files #1 – Daniel O’Malley (Compre na Amazon*) >> LEIA A RESENHA
- Marca da Escuridão [skoob/goodreads] – Marked #1 – Sylvia Day (Compre na Amazon*) >> LEIA A RESENHA
- Sangue Mágico [skoob/goodreads] – Kate Daniels #1 – Ilona Andrews (Compre na Amazon*) >> LEIA A RESENHA
Série Harper Connelly Mysteries
Uma das primeiras séries da Charlaine Harris que li, eu acho que ela veio pra cá meio que no hype de True Blood da HBO. Mas eu adorei a história da Harper Connelly e suas viagens pelo EUA junto com irmão postiço pra realizar investigações sobrenaturais.
Aqui saíram os três primeiros livros, aí tive que comprar o terceiro em inglês pra poder fechar a história. Valeu bastante à pena!
- Visão do Além [skoob/goodreads] – Harper Connelly Mysteries #1 – Charlaine Harris (Compre na Amazon*) >> LEIA A RESENHA
- Surpresa do Além [skoob/goodreads] – Harper Connelly Mysteries #2 – Charlaine Harris (Compre na Amazon*) >> LEIA A RESENHA
- Frio do Além [skoob/goodreads] – Harper Connelly Mysteries #3 – Charlaine Harris (Compre na Amazon*)
- Grave Secret [skoob/goodreads] – Harper Connelly Mysteries #4 – Charlaine Harris (Compre na Amazon*)
Série Southern Mysteries / Sookie Stackhouse
Essa coleção inspirou a série True Blood da HBO há uns (bons) anos atrás e eu já li quase tudo, e não lembro quase nada. Ela chegou a ser lançada aqui no Brasil, mas não sei se a editora chegou até o fim dos 13 livros. Por isso todos os meus livros são em inglês naquela versão “descartável” que eles lançam por lá (mas que chegam caras de qualquer jeito aqui).
Segundo o Goodreads, eu preciso ler os 2 últimos pra poder terminar. No blog só tenho a resenha de 3 pra você conferir.
- Dead to the world [skoob/goodreads] – Sookie Stackhouse #4 – Charlaine Harris (Compre na Amazon*) >> LEIA A RESENHA
- Dead as a doornail [skoob/goodreads] – Sookie Stackhouse #5 – Charlaine Harris (Compre na Amazon*) >> LEIA A RESENHA
- Definitely dead [skoob/goodreads] – Sookie Stackhouse #6 – Charlaine Harris (Compre na Amazon*) >> LEIA A RESENHA
Série As feiticeiras de East End
Essa foi uma trilogia que a finada editora iD lançou só os dois primeiros livros. Eu li na época que era parceira da editora pro único evento que eu ajudei a montar aqui no Rio. Foi uma tragédia porque eu dividi com outra pessoa e eu tinha altas ideias de como gerar engajamento mas fui na onda da outra pessoa e foi só trevas.
Sobrevivi mas não quero mais esse tipo de responsabilidade. :P
E preciso confessar que não lembro direito sobre o que se trata a história. Só sei que eram três irmãs e que teve série de TV também.
- As feiticeiras de East End [skoob/goodreads] – As feiticeiras de East End #1 – Melissa de la Cruz >> LEIA A RESENHA
- O beijo da serpente [skoob/goodreads] – As feiticeiras de East End #2 – Melissa de la Cruz
Livros que li e não tem resenha, mas minha palavra é o suficiente 😁
Magia Explosiva saiu por aqui pela Universo dos Livros (e está no Kindle Unlimited) e inclusive foi a versão que eu li. Achei tão legal que fui atrás da continuação assim que pude. Ilona Andrews é um casal de autores que sabe o que faz em seus livros do gênero.
Richelle Mead já tinha me encantado com a série Vampire Academy, então querer ler Filha da Tempestade foi meio que “natural”. A diferença aqui é que a protagonista não é mais uma adolescente e as situações são mais adultas em diversos sentidos. Acho que é uma evolução natural quando você quer migrar dos YA pra livros mais adultos, sem perder a diversão do sobrenatural nas histórias.
E eu não lembro direito porque fui atrás do livro da Nalini Singh… provavelmente alguma indicação de algum post, ou sugestão de leitura do próprio Goodreads… vai saber. Mas também é dessas séries gigantes e que dá vontade de continuar acompanhando os personagens.
- Magia Explosiva [skoob/goodreads] – Hidden Legacy #1 – Ilona Andrews (Compre na Amazon*)
- White Hot [skoob/goodreads] – Hidden Legacy #2 – Ilona Andrews (Compre na Amazon*)
- Filha da Tempestade [skoob/goodreads] – Dark Swan #1 – Richelle Mead (Compre na Amazon*)
- Angels’ Blood [skoob/goodreads] – Guild Hunter #1 – Nalini Singh (Compre na Amazon*)
10 Autores que eu quero conhecer
E até já tenho e-books no Kindle de alguns! A maioria descobri por indicação de youtubers estrangeiros que falam de fantasia ou buscando em listas de indicação no Goodreads.
“Ah, Samara, em qual lista você entrou pra eu dar uma olhada?!” Vou ficar devendo porque fiz isso há tanto tempo que nem lembro mais.
Uma dica que eu posso dar é assinar a newsletter de novidades do Goodreads e selecionar alguns gêneros. Sempre aparecem livros de Urban Fantasy pra você escolher e conhecer.
- Seanan McGuire
A Morro Branco já lança a série Crianças Perdidas, mas estou de olho na detetive October Daye e seus (até o momento) 14 livros. A autora tem mais 3 programados até 2023. - Ben Aaronovitch
A LeYa chegou a lançar 2 livros da sua série Rivers of London. Na época o blurb era Harry Potter para adultos. - Patricia Briggs
Patricia é uma das mais famosas, sempre esbarro com livros dela. Acho que a Novo Século chegou a lançar 3 livros da sére Alpha e Ômega, mas eu quero ler Mercy Thompson. - Kevin Hearne
Eu acho que a série Iron Druid tá mais pra YA, mas também era famosinha quando encontrei o autor, então tá na lista. - Laurell K. Hamilton
A Rocco lançou 7 dos 28 livros da série Anita Blake, mas eu vou ler em inglês mesmo… vamos combinar que Rocco continua uma editora cara e os livros antigos ainda não foram lançados em formato digital. - Jim Butcher
Ele é o autor de Dresden Files e o Daniel Greene fala muito bem dessa série. São só 17 até o momento… - Anne Bishop
Da autora eu já li a trilogia inicial da série As Joias Negras lançada pela falecida Saída de Emergência, mas ela tem outra chamada The Others. - Lara Adrian
Ela tem uma pegada parecida com a J.R. Ward, que eu também consideraria urban fantasy, apesar de só terem vampiros em sua histórias. A Universo dos Livros lançou alguns livros da série Midnight Breed que é a que pretendo ler. - Lilith Saintcrow
Essa autora foi uma indicação da Seanan McGuire, e é por isso que ela está nessa lista. - Gena Showalter
Se não me engano a HarperCollins que lançou alguma coisa da autora por aqui. Vou atrás da série Lords of the Underworld.
Ufa!
Há muitos anos atrás, eu fiz aqui uns posts sobre fantasia, e em um deles eu trouxe uma lista dos subgêneros mais conhecidos. Se quiser relembrar o passado do blog, é só dar um pulinho lá pra ler.
E se você tiver indicações de leitura do gênero, é só deixar nos comentários que eu pretendo ir atrás! Lerei? Não sei. Mas é possível que sua sugestão vá parar no meu Kindle.
Até a próxima! o/
*Compras feitas através dos links deste post geram uma pequena comissão ao blog ^.~
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
2 Comentários
Da Nalini Singh, eu já tentei ler outro livro dela… Um desses de banda de rock. E lembro que detestei — a ponto de abandonar o livro, por não aguentar ler de tão ruim.
Não sei o quão melhor ela está em outros livros (especialmente algum que você leu), mas minha experiência com a autora é bem ruim 😅
Dos outros que citou, alguns eu já li, outros conheço de nome (e estava em lista de “lerei algum dia”), e uns poucos eu nunca tinha ouvido falar. Esse últimos eu vou pesquisar um pouco para ver se me interessa 😁
Talvez os urban fantasy da Nalini sejam menos piores?
Mas fiquei feliz de ter sugerido livros pra você procurar! Já fez o post ter valido a pena. <3