a herdeira do mar
---
série a herdeira do mar #1
556 páginas | 2013
Cordélia Dolphin é uma adolescente quase normal: ela e seu pai já moraram em diversos países por conta do trabalho dele, e dessa vez estão se mudando para a praia de Tamarama, uma pequena península localizada no estado de New South Wales, Austrália. Carregando um trauma por quase ter morrido afogada em sua infância e por ter perdido sua mãe antes mesmo de conhecê-la, Cordélia tenta viver sua vida, encontrando novos amigos e um possível candidato a namorado.
Seu mundo vira de cabeça para baixo com a chegada de Morgan, um rapaz misterioso que rodeia sua casa e sabe detalhes sobre ela impossíveis de um desconhecido saber. Ao completar seu aniversário de dezoito anos, a vida que conhece muda completamente: ela descobre que sua mãe era uma sereia, filha do Rei de Atlântida, o governante de todos os mares. Morgan finalmente mostra a que veio: ele é um tritão, designado a protegê-la e guiá-la desde o dia em que nasceu.
Uma guerra subaquática se desenvolveu durante toda sua vida e agora é a hora de voltar e assumir seu posto de Princesa Herdeira; mas como, se sua vida humana lhe parece finalmente perfeita? Com suas barbatanas e guelras aparecendo, ela tenta continuar com sua rotina, mas as interferências de Morgan se tornam cada vez mais frequentes, e um sentimento por seu guardião pode atrapalhar todos os planos. Presa entre mitos e tradições, Cordélia terá que amadurecer como princesa e descobrir uma forma de lidar com sua nova vida, que cada vez mais se mistura à que conhecia.
Design
Mais um livro digital, portanto, sem avaliação de design.
Apesar disso gostaria de fazer uma sugestão. Acho que o livro teria muito mais presença se a ilustração tomasse toda a frente da capa ou até mesmo que fosse mais fotográfica. Normalmente, quando estou olhando os e-books na Amazon o que me ganha no primeiro segundo são os thumbnails das capas. Só depois eu paro para ler a sinopse, ou nem leio. Confesso que não acharia a capa muito atrativa em uma primeira passada de olhos.
História
Sabem aqueles livros que quando você termina quer gritar para todo mundo o quanto você gostou e o quanto você quer que todo mundo leia também? Quando terminei A Herdeira do Mar entendi porque a Verônica Mesquita entrou em contato comigo aqui no Parafraseando sugerindo que eu deveria ler. Ela tinha sido mordida pelo mesmo bichinho de compartilhamento que eu fui. Vamos ver se convenço vocês a conhecer o livro também!
Obra de estreia da autora Ize Chi Kiohaan, o livro me impressionou com a qualidade da narrativa, os clímax corretamente colocados, as viradas da história interessantes e um tema que eu não vi bombar tanto: sereias. Okei, surgiram uns livros lançados pela Planeta, iD e Verus (que eu li), mas AHdM foi bem mais do que esperava.
A princípio as 556 páginas me assustaram! Cheguei a pensar que pudesse ter sido por dificuldade de “refiles” na história, já que é uma autora jovem, primeira obra, e coisa e tal. Mas acreditem, 95% das páginas são preenchidas com informação relevante e de extrema qualidade. No começo estranhei um pouco o estilo literário e fiquei receosa de que fosse muito rebuscado, coisa que costuma acontecer com alguns autores brasileiros, que confundem escrever bem, com escrever enfadonhamente. Fora o excesso de “sobremaneira” depois dá para notar que a narrativa fica mais jovem.
A autora me conquistou de verdade quando começou a justificar a existência de uma sociedade de sereias e tritões. Quando ela misturou Atlântida, com mitologia grega e ainda criou sereias extremamente invejáveis em todos os níveis, mas principalmente no quesito fisiológico (meninas entendam: beleza, depilação e ciclos menstruais definem), eu já estava completamente envolvida e vendida. Ize fez uma boa pesquisa e conseguiu criar uma mitologia própria crível e interessante.
A história de Cordélia Dolphin é contada em terceira pessoa, o que acaba permitindo que a autora mostre um pouco o PoV (ponto de vista) de outros personagens. Incrivelmente, eu gostei muito da personagem. A princípio achei que a autora iria partir para uma linha perigosa de protagonista extremamente consciente da própria beleza e que acaba se tornando chato e raso. Mas isso não acontece com a Délia. Ela é o que é por ser uma sereia, mas em nenhum momento realmente abusa de suas características para meios escusos. Ela até é um pouco solitária por ter vivido sempre viajando com o pai, mudando sempre de cidade até fixar moradia na praia de Tamarama, na Austrália.
O que deveriam ser os últimos meses do colegial, acaba se tornando uma descoberta da verdadeira natureza de Cordélia e seu real papel no mundo marinho. E a descoberta de (yuhuu me abana) Morgan. O tritão. O guardião. O lindo de morrer tudo de bom. E o melhor: ele é o único gatinho. Indo um pouco na contramão de praticamente todos os livros young adults por aí, Ize não cria um triângulo amoroso. Ela sabe que seus personagens se amam e vai desenvolvendo os sentimentos deles, e só deles, ao longo de toda a história.
Neste primeiro livro, o foco é todo em Cordélia descobrindo sua natureza de sereia, e aprendendo sua posição dentro da hierarquia dos seres marinhos. É mais um romance e uma história de auto-conhecimento e evolução da personagem do que realmente uma aventura. Existem sim lutas muito bem descritas, e situação de utilização de magia bem aplicadas e críveis, mas o foco é com certeza no romance. Por mim posso dizer que foi ótimo. Estou totalmente em um momento “romanciiiinho” e acompanhar as idas e vindas de Cordélia e Morgan foi uma montanha russa para o meu coração.
Me identifiquei muito com os dois personagens. Várias passagens do relacionamento dos dois consigo refletir na minha própria experiência de vida e em como eu sou apaixonada pelo meu marido. A sensação de vazio quando não se está junto da pessoa que a gente ama e quer sempre por perto… Então, todas as vezes em que eu lia uma passagem mais emotiva, lembrava do que eu também sinto e vivo diariamente. <3
Para os interessados em um livro mais… quente… AHdM não vai deixar vocês desapontados. As descrições de Ize podem não ser picantes, mas todo o clima e situação que ela cria para seus personagens são extremamente sensuais. Acho que se ela desenvolvesse mais um pouco determinadas cenas o livro já virava um new adult e eu aumentaria a faixa etária. (Por favor, Ize!! Lance uma short novel mais… hot… pela visão do Morgan do capítulo 18 hein, hein?! ^.~)
Só aviso uma coisa, a leitura é altamente viciante! Eu passava as 8h de trabalho ansiosa para poder pegar no kindle de novo e continuar do ponto que parei. Preparem-se para um final impressionante, de explodir a cabeça e deixar você com aquela sensação de “pelamor cadê o próximo?!”
Minha única consideração é que em alguns momentos certas situações se tornam um pouco repetitivas, e foi o que me fez tirar uns décimos. Depois de algumas páginas eu já tinha entendido que o Morgan era o guardião da Cordélia e que ela não queria entrar em um relacionamento com ele por causa desta hierarquia. Não precisava ficar me relembrando a cada capítulo o motivo. Acredito que numa próxima edição a autora poderia dar uma leve enxugada nesses parágrafos levemente redundantes e deixar a leitura um pouquinho mais direta.
Já falei que vocês precisam comprar? ^.~ Aqui ó: http://www.aherdeiradomar.com.br
Até a próxima!
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
7 Comentários
[…] – A Herdeira do Mar #1 – Ize Chi Kiohaan (Compre na Amazon*) >> LEIA A RESENHA (da edição […]
[…] A Herdeira do Mar foi um deliciosa surpresa do ano passado. Sugestão de uma leitora da blog (oi Verônica!) que me colocou em contato com a autora, adorei a história de Cordélia e Morgan, um romance sem triângulos ou quadrados, de amadurecimento e luta para encontrar o seu lugar no mundo. Leia a resenha! […]
Não aguentei..COMPREI! Muito barato para a qualidade que vc diz que é…3,89! :D
Oi Lygia! Coloquei o ebook bem baratinho mesmo, justamente para incentivar o mercado digital =)
O livro físico só não sai mais barato porque tem o custo de produção dele na gráfica, e já estou vendendo no preço-limite para cobri-lo! ^^’
Fico muito feliz que tenha se interessado, e com certeza irei querer sua opinião depois de lê-lo!
Beijos!
Ai, vc ficou me falando do livro, mas só com a resenha que tive a ideia de QUANTO você gostou. E como se eu não tivesse livros suficientes em MUST READ, vc me acrescenta mais um XD
Tá querendo cena de “sacanagi” é? uahuahaua…tá acostumando com esses hots, aí fica nisso, rs. Piadas à parte, gosto muito tbm quando o autor sabe trabalhar com sensualidade nas cenas e sem ficar vulgar!
Beijos!
Eu AMEI a resenha!!! Você deixou bem claro suas impressões, o que gostou e o que não agradou. Adoro ler uma opinião tão bem escrita quanto a sua =)
Gostei especialmente que tenha compreendido a Cordélia; morro de medo de que ela seja taxada de “mimada” pois, apesar de ela ter essa característica, é muito mais do que isso. Quando a desenvolvi, tentei deixar bem claro seus sentimentos como humana e após sua descoberta da natureza de sereia e, graças à todo ser divido que abençoa os autores, acho que consegui =)
E pode deixar, ideias para contos extras não me faltam à mente… Estou só esperando conquistar mais leitores antes de soltar pelo menos um, enquanto esperam pelo 2º livro ;P
Eu AMEI essa resenha!
Fiquei mega feliz por perceber q eu não estava me empolgando exageradamente e que o livro é sim tão bom qnt eu achei hahahahahaha
Acredite, vc não é a única que está surtando querendo o próximo volume. Já tem meses que eu estou desejando a continuação, e a Ize nem pra liberar uns spoilers, mta maldade hsuahshahshahsha
E eu tbm adorei isso de não ter um triangulo amoroso. Fugiu daquela mesma historinha de sempre, da menina perfeitinha q encontra dois caras mais do que perfeitos e não sabe qm escolher. Sempre me estresso com isso kkkkkkkk
Well, agora o jeito é esperar por novidades e torcer pro proximo volume ser lançado o mais rápido possível
Parabens de novo pela resenha
BjOos