Sábado dia 10 de setembro, fui passear pela XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro. A feira tem sido meu evento mais aguardado a cada dois anos, e há dois meses comecei a fazer os preparativos para o passeio consumista.
Imprimi o mapa da Bienal e fiz pesquisa no site para descobrir aonde estavam as editoras que gostaria de visitar. Eu sempre prefiro ir para lá com meu caminho meio que pré-definido, afinal o Rio Centro é gigantesco, sempre são três pavilhões de estandes, e ficar andando a esmo lá dentro é pedir pra sair carregado pelo carro de bombeiros.
Por sugestão do meu marido a gente vasculhou a internet levantando os preços dos livros que eu tinha selecionado para comprar na Bienal. E vou dizer que foi a coisa mais certa que a gente fez. Todos os livros estavam o mesmo preço ou mais caros do que comprar nas livrarias físicas out-Bienal. As promoções não eram tão atrativas (para mim) assim, já que eu podia compara com os valores da pesquisa. E no fim das contas só saí de lá com um livro que nem estava na minha lista de compra, Angelologia da Danielle Trussoni. O legal enquanto passeava foi ver várias pessoas com sacolas gigantes cheias de livros; grupos de jovens e crianças enlouquecidas com autores e escolhendo muitos livros das estantes das editoras. Pode parecer meio bobo, mas esse tipo de coisa me deixa feliz demais. (Só não fiquei feliz de ouvir uma menina no ponto de ônibus se gabando de ter roubado três livros do estande do grupo Record…)
Aproveitei também para caminhar pela feira distribuindo marcadores de livro aqui do blog. Se você é uma pessoa que recebeu um deles e veio até aqui, agradeço profundamente pela gentileza de ter aceitado e espero que goste da visita!
No fim das contas o custo para ir até a Bienal foi muito maior do que a satisfação em si. Isso tem ocorrido desde as últimas edições e acho que serviu de lição que a feira não é mais um lugar de compra de livros e promoções (pelo menos pra mim). O legal da Bienal é poder se aproximar dos autores, pedir autógrafos, e ver as palestras organizadas.
O que valeu do evento foi poder entregar alguns marcadores e receber paitrocínio para comprar os livros que eu tinha pretendido pela internet, nos sites da Saraiva e Submarino, com descontos de até 15%! Isso equivaleu a 21 novos livros para minha estante de leitura “em espera” com potencial de virar resenha aqui no blog. Dá uma olhada nos títulos:
Um Novo Reino – série Guerras do Mundo Emerso 3 – Licia Troisi
Angelologia – Danielle Trussoni
A Menina que Brincava com Fogo – série Millenium 2 – Stieg Larsson
A Rainha do Castelo de Ar – série Millenium 3 – Stieg Larrson
Cidade das Cinzas – série Instrumentos Mortais 2 – Cassandra Clare
Despertada – série House of Night – P. C. Cast
Visão do Além – série Harper Connelly Mysteries – Charlaine Harris
A Tormenta de Espadas – série Crônicas de Gelo e Fogo – George R. R. Martin
Amante Sombrio – série Irmandade das Adagas Negras 1 – J. R. Ward
Amante Eterno – série Irmandade das Adagas Negras 2 – J. R. Ward
Amante Desperto – série Irmandade das Adagas Negras 3 – J. R. Ward
Amante Revelado – série Irmandade das Adagas Negras 4 – J. R. Ward
Amante Liberto – série Irmandade das Adagas Negras 5 – J. R. Ward
Caçadores de Bruxas – série Dragões de Éter 1 – Raphael Draccon
Corações de Neve – série Dragões de Éter 2 – Raphael Draccon
Círculos de Chuva – série Dragões de Éter 3 – Raphael Draccon
Sussurro – série Hush Hush – Becca Fitzpatrick
Crescendo – série Hush Hush – Becca Fitzpatrick
O Beijo das Sombras – série Vampire Academy 1 – Richelle Mead
Aura Negra – série Vampire Academy 2 – Richelle Mead
Tocada pelas Sombras – série Vampire Academy 3 – Richelle Mead
Promessa de Sangue – série Vampire Academy 4 – Richelle Mead
Foi um fim de semana recebendo pacotes gigantes repletos de livros! Me senti completamente feliz de ver tantos novinhos, cheirosos, juntos e meus (mega possessiva)! Anjos, vampiros, espíritos, fantasia medieval, suspense policial! Agora, minha meta de leitura desse ano subiu para 81 livros (que eu já sei que não vou alcançar, culpa do George R. R. Martin e seus livros gigantes) mas minha sede de compras está aplacada. Pelo menos até o natal. XD
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
2 Comentários
[…] de “True Blood”, Charlaine Harris. O primeiro livro, Visões do Além, foi uma das aquisições pós-Bienal no ano passado e a resenha deve entrar no ar até semana que […]
[…] Vampiros e Dragões do Éter que estou terminando agora, fora todos os outros livros que eu tinha ganhado na Bienal do ano […]