pacto secreto
novos talentos
série ---
360 páginas | 2011
Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala. Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria se assinasse?
E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa…
A autora Eliane Quintella me convidou para ler seu livro de estreia e postar uma resenha aqui no Parafraseando. E a acrescento ao time de escritores nacionais que tive o prazer de ler: Eduardo Spohr, Moacyr Scliar e André Vianco (que ainda devem ganhar uma resenha aqui).
Depois de ler A Cabana, uma viagem meio frustrante pelo lado religioso da literatura, Eliane Quintella me presenteou com uma corajosa e inspirada jornada por raciocínios e pensamentos sobre deus, o diabo e a humanidade.
E se você fosse uma mulher linda, independente, rica, cheia de amigos amorosos, mas tudo o que mais deseja é tirar uma culpa gigantesca de cima dos seus ombros? Essa é Valentina, a personagem de Pacto Secreto. Depois de vários pedidos a deus que realizasse um milagre para ajudá-la e a sua família, e não ter seu desejo atendido, Valentina, em um momento de frustação, acaba incluindo o diabo em suas preces por socorro.
A coisa toda desanda quando o demônio decide atender ao desejo de Valentina em troca de sua assinatura em um pacto. A partir desse momento, acompanhamos nossa heroína em sua busca por informações sobre o que seria o pacto com o diabo, o quanto isso feriria sua alma imortal, e o quanto é realmente importante para sua família realizar o seu desejo.
A história começa bem, com Valentina tentando sair da fossa indo com suas amigas curtir a “night”, encontrando o enviado do demônio e ficando em dúvida se deve realmente assinar o pacto. A cada capítulo é acrescentada mais uma informação sobre o porquê do sentimento de culpa de Valentina, e isso é muito interessante e instigante, essa alimentação gradual da história.
Mas o meio do livro ficou um pouco arrastado. Achei que o tempo que Valentina ficou pesquisando, e decidindo, e viajando para encontrar outros personagens que fazem parte da trama do diabo, relativamente longo, deixando o clímax um pouco apertado no final. Contudo, o fim novamente consegue dar uma animada na trama e deixa aquela semente do “E agora?!” com o leitor.
Gostei da narrativa em primeira pessoa, mas achei que em alguns diálogos as conversas me pareceram mecânicas; e achei uns erros de revisão aqui e ali, mas nada que prejudicasse a leitura ou a imersão na história.
Recomendo o livro, é bom ver a literatura brasileira e as editoras investindo no lado fantástico. Afinal temos muito bons escritores aqui na nossa terrinha.
Gostou e quer comprar o livro? Tem na editora Novos Talentos da Literatura e Livraria da Travessa.
Até a próxima! o/
Livros que estou lendo agora: Cidade dos Ossos – Cassandra Clare (no Skoob) | O Turno da Noite vol.1 – André Vianco (no Skoob)
Descubra mais sobre Parafraseando Livros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nenhum comentário