bate papo

#12em2019 – O segundo semestre

19 fev 2020

E 2019 terminou já tem mais de mês e é um bom momento pra fazer aquela avaliação de como foi o resultado do segundo semestre do meu desafio pessoal, o #12em2019! o/

Então, você viu o post original, e eu também já fiz uma avaliação de como foi o primeiro semestre do desafio. Agora a ideia é ver como me sai com os livros que me coloquei para ler de julho a dezembro.

Partiu ver como me saí nos últimos meses do desafio!

Julho, agosto e setembro

  • all systems red - martha wells
  • a arte de escrever - schopenhauer
  • romancista como vocação - haruki murakami
  • deceção - pati smith
  • estrela da manhã - pierce brown

Comecei o segundo semestre lendo uma ficção científica altamente premiada da Martha Wells, All Systems Red. Simplesmente adorei conhecer a história de Murderbot, mas é um tanto quando frustrante, porque o livro parece quase uma short story, e não um “livro completo”.

O ebook tem só 144 páginas e, por mais que a história seja redondinha dentro do que se propõe a contar, ela passa muito rápido e você fica com a NECESSIDADE de ler mais coisas do Murderbot!

Agosto foi o mês que eu escolhi ler livros voltados para escrita e fui audaciosa separando três leituras. Então comecei com Devoção que foi uma decepção. Sempre ouvi falar bem da Patti Smith mas talvez tenha escolhido o livro errado pra conhecer sua obra. E olha que acrescentei o livro de última hora… 😓

Aí, peguei Schopenhauer e achei bem difícil de conseguir acompanhar o pensamento do filósofo. Além de achar o cara meio pedante, tem muitas afirmações que provavelmente refletem uma época e minha cabeça contemporânea não estava conseguindo curtir.

Depois disso meio que agosto já estava no fim, e eu nem tentei pegar o livro do Murakami. Principalmente porque minha expectativa era ser um livro parecido com o do Stephen King, o Sobre a Escrita, mas li que não tinha nada de “guia espiritual de escrita”, então fiquei um pouco sem vontade de tentar.

Em setembro separei Estrela da Manhã para poder fechar a trilogia do Red Rising. Só que simplesmente não consegui terminar dentro do mês, muito porque a leitura não estava fluindo. Darrow não estava ajudando. O plot continuava muito confuso pra me manter colada no livro, então acabei empurrando pra outubro, que foi quando eu realmente terminei.

Detestei? Não. Mas a série não conseguiu sustentar a experiência que foi o primeiro livro.

Outubro, novembro e dezembro

  • boneco de pano - daniel cole
  • o poder - naomi alderman
  • kindred - octavia e. butler

O livro de outubro eu acabei adiantando pra setembro porque Estrela da Manhã não estava funcionando. Então li Boneco de Pano com um pouco mais interesse. Ainda assim, não era o thriller que eu estava esperando. Eu meio que queria um pouco mais de suspense e de construção dos personagens.

O Poder vai ser um daqueles livros que eu vou sempre me chutar mentalmente por não ter feito resenha. Eu tenho um problema muito sério de “preciso de um tempo pra absorver”, o que significa que provavelmente vou enrolar tanto que nunca vou escrever a resenha… 🙄

Mas, dentre as distopias de “gênero” (entenda homens vs mulheres), e depois de o sucesso de O Conto da Aia, O Poder foi uma história tensa, pesada, e quase realista do que “poderia acontecer”. Isso é sempre o mais assustador.

E, fechando o ano, Kindred. Desde que a Morro Branco começou a publicar os livros da Octavia E. Butler, só ouço coisas maravilhosas sobre a autora, então eu precisava colocar um livro dela no meu desafio. Eu confesso que não consigo achar que Kindred é um sci-fi só porque lida com viagem no tempo.

Pra mim ele fica mais próximo de uma fantasia, porque não lida com fatores científicos que justifiquem ou analisem o que está acontecendo com os personagens. Independente de em qual gênero o livro se encaixe, ainda vale acompanhar a história de Dana, que é muito angustiante em diversos sentidos e momentos.

Confesso que não terminei Kindred em 2019, mas sim na metade de janeiro. Outros livros me chamaram mais a atenção em dezembro, e acabei escorregando a leitura pra 2020. Mas terminei! Então o desafio foi cumprido! \o/


Mais uma vez eu acredito que funcionou o esquema de definir os livros e os meses de leitura. Esse tipo de organização e controle me ajuda demais a ficar mais confortável e confiante em finalizar o projeto dos 12 livros.

E é por isso que pretendo continuar com essa proposta, enquanto tiver blog funcionando por aqui. 😉

Até a próxima! o/

*Compras feitas através dos links ajudam o blog com uma pequena comissão. ^.~

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading