resenha

Por trás de seus olhos – Sarah Pinborough

13 out 2017
Informações

Por trás de seus olhos

Sarah Pinborough

Intrínseca

série ---

352 páginas | 2017

5

Design 5

História 5

16

Compre! Amazon

 

Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém.

Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado.

Design

Parei para analisar o projeto gráfico para contar minha opinião para vocês e acabo de perceber que ela pode, ou não, ter um baita spoiler em sua arte. Deixo para você tentar descobrir depois que ler o livro também. :P

Sabe o que eu mais gosto nessa capa de Por trás de seus olhos? A simplicidade. É uma capa com a imagem de uma mulher, que pode ser qualquer uma das duas personagens femininas da história, e só tem mais três elementos: o título, o nome da autora e a marca da editora. Tudo em caixa alta, tudo na mesma fonte sans-serif, só alternando o peso de bold (título) para um light/regular (no nome da autora). Só. Simples, direto e extremamente forte. A escolha cromática também é muito interessante, com essa camada transparente de laranja sobre a imagem, e um certo tom azul e ocre em todo o resto.

E o título está exatamente sobre os olhos da modelo da foto. Você só consegue enxergar uma sugestão dos olhos dela, porque eles escondem segredos profundos! <3

O laranja e o azul voltam com força total na lombada, e na quarta-capa eles alternam sua importância. Sem sinopse na quarta capa, mas um monte de opiniões de jornais e autores (todos homens e escritores de thrillers). A sinopse está na orelha esquerda, que tem o mesmo estilo gráfico da quarta-capa: fundo azul e destaque laranja.

Mas vou te dizer, o livro me comprou pela capa.

E temos um miolo praticamente perfeito! Para começar com a escolha de citação, que já te deixa instigada para toda a leitura que te espera.

Três pessoas podem guardar um segredo, se duas delas estiverem mortas. Benjamin Franklin

O livro é divido em partes e em capítulos. As partes são páginas duplas em chapadas de cinza. Todos os capítulos sempre iniciam na página ímpar e por conta disso quando o capítulo anterior também termina em uma página ímpar, a página seguinte vem em uma chapada de preto!

Além disso, os capítulo alteram entre Louise e Adele como pontos de vista em primeira pessoa, além dos capítulos de Antes, que contam o passado de Adele e David, e esses são em terceira pessoa.

Falando da mancha gráfica, a escolha da fonte faz com que ela seja um tanto pesada visualmente, carregando de “tensão” uma história que já é cheia de tensão. Mas ao mesmo tempo a margem e a entrelinha tornam todo o conjunto extremamente equilibrado, e mesmo pesado, é extremamente agradável de ler. Temos cabeçalho, que utiliza a mesma fonte da capa, e rodapé com a paginação.

Obrigada, Intrínseca, por mais um livro primoroso. <3


História

Queria me permitir fazer uma resenha com as seguintes palavras: Estou Desgraçada da Minha Cabeça, e publicar. Só isso. E ficar feliz com o resultado.

Porque essa é a forma mais simples e direta de dizer o que Por trás de seus olhos fez por mim. Desgraçou minha cabeça.

GIF mind blow

E por ser um livro tão surpreendente faz com que escrever sobre ele sem estragar a experiência de quem ainda pode querer ler seja tão complexo!

Isso é uma coisa muito importante! Se você tem intenção de ler o livro da Sarah Pinborough FUJA de resenhas que tenham algum tipo de spoiler. Qualquer comentário mal conduzido pode DESTRUIR sua experiência com o livro e isso seria uma grande pena.

Sabe quando as pessoas ficam tristes porque você já sabia o final de Sexto Sentido? É nesse nível de estragar sua experiência com o livro; apesar de que o filme do Shyamalan e a história de Louise, Adele e David não terem nada a ver um com outro. Não estou comparando as tramas, mas sim a experiência em si, da descoberta, da construção dos personagens, de seus envolvimentos, do desgraçamento.

GIF mind blow

Então… como escrever sobre Por trás de seus olhos sem ser replicar a sinopse do livro para estragar o mínimo possível a história para você?

É DIFÍCIL PARA CARAMBA! >o<

A sinopse vende a ideia de um triângulo amoroso com tudo para dar errado. A história é conduzida por dois pontos de vista, de Louise e Adele, além de momentos de terceira pessoa, quando o passado de Adele e David é contado para o leitor.

Louise é secretária em uma clínica médica e numa noite de birita acaba se engraçando com um homem lindo e maravilhoso, troca uns beijinhos mas é deixada sozinha antes que mais alguma coisa aconteça. No dia seguinte ela descobre que o homem-do-bar na verdade é seu novo chefe. Um ótimo jeito de se começar a semana, não é mesmo?

Louise tenta de todas as formas fazer com que essa convivência diária que vai passar a ter com o homem-do-bar seja o mais natural possível. Mas ela ainda se questiona qual o problema no casamento de seu chefe, já que Louise viu a maravilhosa esposa que ele tem.

David é o chefe de Louise e marido de Adele. Apesar de educado e dedicado ao trabalho, ele obviamente tem muita coisa para esconder e é cheio de segredos pessoais. Mesmo assim Louise acaba se permitindo um relacionamento “proibido” com ele.

Enquanto isso temos Adele, uma mulher maravilhosamente linda, frágil, solitária e com um passado trágico. Ela entra na vida de Louise sem querer e acaba encontrando nela uma nova melhor amiga, sem saber que seu marido a está traindo com essa mesma mulher.

No fim das contas Louise tem uma bomba relógio na mão ao esconder de David que conhece e é melhor amiga de sua esposa. E ao não cortar relações com Adele por estar traindo a melhor amiga com seu marido. Pressentimos probleminhas? Sim, ou com certeza?

Ao longo das páginas vamos descobrindo sobre a difícil vida de Louise, sua falta de autoestima, sua rotina que gira em torno de cuidar do filho de 6 anos e trabalhar, de como ainda sofre por conta da traição do seu ex-marido e seu divórcio. E agora com esses segredos de David e Adele que arrasta consigo, tendo ela mesma se tornado aquilo que odiava no ex-marido.

Ao mesmo tempo, Adele nos conta como ela é obcecada apaixonada por seu marido, e como ao mesmo tempo seu relacionamento parece ser abusivo uma vez que ele controla toda sua fortuna e a mantém à rédeas curtas, medicando e ligando o tempo todo para saber onde ela está.

No meio disso tudo, temos “dois” Davids sendo construídos pela narrativa de cada uma das mulheres. O David-de-Louise é um homem cansado do casamento desgastado, preocupado com seus pacientes, e interessado na normalidade da vida e na paixão de Louise. Enquanto que o David-de-Adele é controlador, agressivo e abusivo, diminui as liberdades de Adele, e tem até um pouco de medo da esposa.

Uma outra cola entre Adele e Louise são seus terrores noturnos e como fazer para controlar o cansaço e a inabilidade de dormir com qualidade. Com Adele, Louise vai descobrir formas de tentar controlar seus pesadelos e criar sonhos que a permitam descansar.

Entre duas personagens com personalidades tão díspares, o leitor é jogado capítulo a capítulo na cabeça de Adele e Louise, sem saber em qual das duas realmente confiar como fio narrativo da história.

GIF mind blow

O livro tem um arco no meio que é um tanto lento e longo, mas FAZ TODO O SENTIDO ser assim, para que a construção do clímax e da conclusão seja exatamente aquilo que pretende ser: desgraçador de cabeças. Acho que o melhor de tudo é que eu já estava tentando “descobrir” o que era desde o começo. Tentando encaixar o que eu estava lendo dentro de moldes de histórias que já conheço, mas NADA me preparou para os últimos capítulos do livro e o final, que foi realmente surpreendente.

Espero ter conseguido deixar você levemente interessada/o em ler o livro e não ter deixado passar nada muito revelador. Porque eu acredito que vai valer a pena cada uma das 352 páginas. LEIA!


Até a próxima! o/

Onde comprar: Amazon (compras feitas através do link geram uma pequena comissão ao blog ^.~)

Parceria com a Editora Intrínseca

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta