resenha

Agora e para sempre, Lara Jean – Jenny Han

14 jun 2017
Informações

Agora e para sempre, Lara Jean

Jenny Han

Intrínseca

série Para todos os garotos que já amei #3

304 páginas | 2017

3.75

Design 4.5

História 3

12

Compre! Amazon

Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta.

Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar.

A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

Design

Já falei do projeto gráfico da, agora, trilogia no primeiro livro Para todos os garotos que já amei. No fim das contas a série ficou muito bem definida com as capas de fotos da modelo oriental, e se eu ainda fosse jovenzinha e solteira, ia gostar de ter um quarto parecido com esses. *-*


História

Vamos lá. Fui reler as minhas resenhas dos volumes anteriores porque eu precisava reencontrar aquele lugar meigo, doce, inocente e romântico que eu lembrava de ter entrado quando li Para todos os garotos que já amei e P.S.: ainda amo você. E confesso que não me ajudou em nada, porque Agora e para sempre, Lara Jean não despertou em nada o mesmo sentimento.

A história ainda é fofa e melosa, teen, teen, TEEN, contada pelo ponto de vista da protagonista, mas alguma coisa mudou e estou tentando entender o que é.

De alguma forma, eu acho que estava satisfeita com o fim de P.S.. De verdade, eu não via a necessidade de mais um livro, mas como a própria Jenny Han diz nos agradecimentos, os fãs EXIGIRAM mais um livro de Lara Jean, e ela acabou escrevendo.

Sei lá… De alguma forma Lara Jean regrediu nesse livro, sabe? Com a aproximação do fim do último ano e da chegada das cartas de aceitação da faculdade, ela anda bastante agitada e control freak. Sem perceber, ela tenta aliviar a tensão fazendo travessas e mais travessas de cookies, ou doces, ou bolos.

O relacionamento com Peter também parece cheio de limites e controle. Não pode beijar em público, não pode falar palavrão. Eles parecem ter uma sintonia bonita, mas ao mesmo tempo não parecem ter mais a química que tinham nos outros livros.

Não consegui perceber desenvolvimento dos personagens. Não vi uma tensão real para movimentar a história. Em muitos momentos eu tinha a impressão que estava passando por mais um dia feliz na vida de Lara Jean. Algumas atitudes dela pareciam muito infantis, outras eram chatas mesmo. Provavelmente eu deveria achar que eram fofas e românticas, mas eu só ficava me perguntando porquê ela ia fazer um scrapbook para entregar pra Peter… Acho que eu tenho um coração gelado e pouca imaginação para presentes feitos à mão.

Muitas situações não se refletem na nossa cultura de colégio e pra mim parecia só ataque de mimimi desproposital. Outra coisa que me irritou foi a necessidade de Lara Jean de controlar como deveria ser o casamento do pai. Eu já tava com saco cheio de ela decidindo como cada uma das irmãs deveria se vestir, o que deveria ser servido para comer, que músicas tocar, sendo que o casamento nem era dela!

E quando ela começa a cogitar que talvez a mãe e Margot estivessem certas em não ir para a faculdade namorando… Cara, Jenny Han quase me perdeu bem aí.

O mais triste é que Lara Jean está tão centrada nos próprios sofrimentos e angústias que não consegue nem se importar com Peter direito e quase destrói o relacionamento dos dois algumas vezes ao longo da história. E eu achei que Peter parece ser o único se esforçando para que o namoro dê certo.

Sei lá… (de novo). Acho que Jenny Han não queria ter escrito esse livro. Acho que ela estava satisfeita com os dois anteriores e se viu forçada a voltar e escrever mais histórias para Lara Jean. Para tentar fechar um arco, que pra mim já estava adequadamente fechado em dois livros.

No fim das contas eu não acredito que Lara Jean e Peter conseguiram um final adequado e satisfatório. Não tem um encerramento, e eu preferia o final aberto do segundo livro do que desse. Agora e para sempre, Lara Jean não dá uma sensação de satisfação com o final, não conclui alguns pontos de tensão entre o casal, e dá ainda mais possibilidades de dificuldades do que de certezas pros dois.

Agora, é muito provável que eu tenha que fazer um mea culpa aqui também. De alguma forma, quando li os dois livros anteriores, eu estava no clima certo para romances tão açucarados como eles. Então foi lindo, foi fofo, foi tudo de bom. <3

Mas eu decidi pegar Agora e para sempre, Lara Jean logo depois de terminar Corte de Névoa e Fúria. Em termos de gênero, ritmo, e voz das protagonistas, Lara Jean não poderia ser mais oposta a Feyre em tudo. Então sair de um livro carregado de tensão sexual, aventura e uma protagonista forte e decidida, para um carregado de angústia adolescente, um certo marasmo e protagonista suave e ingênua foi um pouco difícil e uma decisão quase burra da minha parte.

Provavelmente pode ter influenciado bastante no meu relacionamento com Lara Jean, mas ao mesmo tempo , não tira a minha impressão de que Jenny Han não estava tão a fim de escrever esse último livro.


Outras resenhas da série

  • para todos os garotos que já amei - jenny han
  • p.s.: ainda amo você - jenny han

Até a próxima! o/

Onde comprar: Amazon (compras feitas através do link geram uma pequena comissão ao blog ^.~)

Parceria com a Editora Intrínseca

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta