bate papo

5 motivos para ler Rick Riordan

12 dez 2016

Olha a Intrínseca aprontando mais uma semana especial de um dos autores que eu mais gosto atualmente. Dessa vez é uma semana para falar sobre as séries MARAVILHOSAS que Rick Riordan já trouxe para gente. Sério, Rick Riordan é muito <3, Pessoa!

Motivo 1

Rick Riordan é daqueles autores que fazem você sofrer de ansiedade pelo lançamento do próximo livro, que vai continuar ou encerrar a série que ele está conduzindo no momento.

Ele tem uma cadência de escrita que te envolve de um jeito que não dá para parar de passar as páginas. Você simplesmente não consegue largar o livro até chegar o fim. E seus personagens sempre contam suas experiências em primeira pessoa, então a sensação de estar junto na aventura é muito maior.

Aliás, os personagens são um dos principais pilares de todos os livros que Riordan já publicou até agora. <3

Além disso, Rick Riordan está sempre por dentro das últimas “tendências” do mundo jovem e pop, e faz altas referências ao mundo “real” dentro dos livros. Então é muito fácil encontrar piadinhas e memes que fazem sentido com o nosso agora aqui fora da história.

Se você quer começar uma série divertida, que vai “roubar” dias de sua vida de uma maneira deliciosa, permita-se ler os livros do Riordan e acompanhar o crescimento dos personagens ao longo de suas aventuras.

Motivo 2

Se você gosta de mitologia, as séries de Rick Riordan são um prato cheio!

Independente de quem é seu delz favorito, seja ele grego, romano, egípcio ou nórdico, vai ter uma história para você ler. Riordan já lançou livros de todas essas mitologias, e até mesmo faz crossovers de seus universos e personagens. Já teve encontro grego/romano, grego/egípcio e grego/nórdico.

Sendo bastante sincera aqui, não me importaria se ele lançasse ainda mais livros tratando de semideuses das mitologias indu e japonesa. E seria uma grande valorização da cultura afro-brasileira ter semideuses dos orixás!

Motivo 3

Percy Jackson (e Magnus, Carter, Jason…)

TEMOS que falar do meu personagem favorito: Percy Jackson. Ok que existe previsão durante a semana só para esse assunto, mas sério, Percy Jackson.

Apesar de gostar de vários outros personagens de todas as séries, Percy roubou meu coração de um jeito que não tem volta.

Os heróis de Riordan são adolescentes com a responsabilidade de salvar o mundo, uma vez que seus pais deuses não estão lá tão disponíveis ou empolgados para fazer isso.

Mas mesmo sendo filhos de deuses, eles tem falhas e erram e crescem e melhoram por conta disso. Não só Percy, mas todos os personagens protagonistas das séries de Riordan passam por algum tipo de crescimento e evolução ao longo das histórias.

E todo o desenvolvimento é bastante crível e aceitável, fazendo com que o leitor sinta-se satisfeito por estar ali, junto com os personagens e podendo acompanhar tudo de pertinho.

Motivo 4

Annabeth Chase (e Samirah, Sadie, Piper…)

Rick Riordan criou personagens femininas que são maravilhosas em sua independência, força, determinação e coragem. Elas podem não ser a voz principal no desenvolvimento de algumas histórias, mas elas são peça crucial para a resolução das aventuras e o crescimento de todos personagens.

Annabeth é minha favorita, afinal… Percabeth, não é mesmo? Ela pode não tem o poder físico que Percy tem, mas ela é tão ou mais capaz que ele para fazer tudo. Ela é inteligente e focada, é a “cabeça” da dupla e complementa Percy em todos os seus “pontos fracos”.

Riordan fez com que eles realmente se tornassem uma dupla, que se ajuda, e não que Annabeth seja uma donzela indefesa. Assim como todas as outras meninas protagonistas ao longo das séries, o papel feminino é equiparadamente importante em todos os momentos.

Motivo 5

Romance, inclusão e representatividade nos personagens

Nos livros de Riordan, os personagens são crianças que se tornam adolescentes, e o autor dá a eles toda a oportunidade de passar pelas “agruras” do romance e do envolvimento pessoal.

Praticamente todos os personagens que têm tendências românticas têm a chance de encontrar um parceiro. E, Pessoas, de novo… PERCABETH! Melhor amor do mundo! <3

Não queria fazer treta, mas se você precisa ir resolver uns problemas no inferno, você vai junto com a pessoa que te ama e te apoia. Não deixa ela em casa com os pais, porque quer “protegê-la” (SIM ESTOU OLHANDO PARA VOCÊ HARRY POTTER!).

Outra coisa maravilhosa que o autor começou a fazer em suas séries de uns tempos para cá foi a inclusão e representatividade em seus personagens. Na série inicial, Percy Jackson e os Olimpianos, eu confesso que não lembro bem como eram os personagens de apoio, mas tenho a sensação que eram todos brancos.

Mas desde As Crônicas de Kane, personagens de cor começaram a aparecer nas histórias, e mais recentemente foram inseridos homossexuais e transexuais também. Acho que é uma forma de Riordan refletir a realidade de seus leitores dentro de suas histórias e de seus personagens.

Não tem como ser mais moderno e inclusivo do que isso, não acha?


Todas as imagens que ilustram o post são da artista Viria. Você pode encontrar a arte dela no Tumblr e no Deviantart. Se você gostou das ilustrações, visite os canais da Viria e conheça outras tão legais quanto. Ela também desenha Harry Potter e Avatar. ^.~

Até a próxima! o/

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta