resenha

todos os meus amigos são super-heróis – Andrew Kaufman

1 maio 2014
Informações

todos os meus amigos são super-heróis

andrew kaufman

leya

série ---

176 páginas | 2014

1.75

Design 0

História 3.5

Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver.

É a partir de uma bela história de amor que Todos os Meus Amigos São Super-Heróis constrói um universo onde amizade, romance, profissões e cotidianos muito parecidos com os nossos ganham uma fina pátina de superpoder – ou mostra que superpoderes são apenas uma questão de ponto de vista. Tom está desesperado para que sua amada Perfeccionista volte a enxergá-lo e amá-lo. Como resolver isto sendo o único ser humano sem poderes nessa história?

design

Livro digital, portanto, não possui avaliação de design.


história

Metáforas. Basicamente toda a história e personagens de Todos os meus amigos são super-heróis são metáforas de nossas vidas. E todas as coisas mais importantes das nossas vidas sempre acontecem nas quartas-feiras. ^.^

Tom vai se casar com a Perfeccionista (Perfê). Mas Tom não tem superpoderes como sua noiva ou seus melhores amigos. Enquanto Tom às vezes inveja todos eles por suas singularidades e diferenças, quase todos os superpoderosos gostariam de saber o que é ser “normal” em algum momento de suas vidas.

A história começa no dia que Perfeccionista decide deixar Toronto, depois que seu noivo Tom desapareceu após seu casamento. O que ela não sabe é que Tom está o tempo todo com ela. Perfê foi hipnotizada por um ex-namorado, Hipno, e para ela Tom ficou invisível. Mesmo quando seus amigos apontam para Tom ela não consegue vê-lo, ouvi-lo ou senti-lo. Inclusive, se Tom encosta em Perfeccionista ela sente calafrios, enjoos, espasmos… dependendo de em que local de seu corpo ele esbarra.

A narrativa alterna entre o presente, a viagem de Perfeccionista e o esforço hercúleo de Tom para fazer com que ela volte a enxergá-lo, e o passado, de como Tom conheceu o Anfíbio e através dele, passou a ter vários super-amigos, além de explicar alguns antigos relacionamentos da própria Perfê.

A história acontece muito rápido (afinal o presente é só o espaço de tempo do aeroporto e voo entre as cidades canadenses) e essa alternância passado/presente ajuda a construir e contextualizar o relacionamento dos dois personagens principais.

O melhor do livro para mim, mais do que o romance “amaldiçoado” de Perfeccionista e Tom, foram os amigos super-heróis. Que de super “supers” não tem muita coisa, já que seus poderes são metáforas, positivas ou negativas, de habilidades ou características que já possuímos (ou não). Querem um exemplo?

O Telefalcatrua (que para mim podia ser o “Vammarcar” XD)

Sua arma é o telefone. É com o telefone que ele planeja almoço e cinema. Ele combina a data: “Quinta, quem sabe” ou “Ligo pra você na terça” ou “Semana que vem”. Mas chega quinta e nada. Chega a terça, e a ligação não. Chega a semana seguinte e não aconteceu nem almoço nem filme – só aconteceu de você notar que o Telefalcatrua atacou mais uma vez.

Todo carioca “da gema e de respeito” pode ser considerado um Telefalcatrua. O superpoder da grande maioria dos moradores do Rio de Janeiro é o “vammarcá”, algo como “vamos marcar um almoço?”, que é sinônimo para “isso nunca vai acontecer”! XD

Mas, apesar de ter achado divertido, ao mesmo tempo, fiquei um pouco decepcionada com a história. Acho que minha expectativa estava mais para poderes pirotécnicos “cósmicos e fenomenais”, e quando eu me deparei com uma certa “crônica da contemporânea do dia-a-dia” foi levemente frustrante.

Poderes cósmicos e fenomenais

Nada que desmereça a qualidade da narrativa, a novidade e o inusitado da história. Se você quer um livro leve, rápido (são 176 páginas mas existem ilustrações e os “compêndios” de super-herois, então é menor do que parece) e divertido sua leitura pode ser Todos os meus amigos são super-heróis! ^.~


Até a próxima! o/

leya_semana-todos-amigos-super-herois

banner-resenha-leitoras

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading