resenha

Noite Eterna – Claudia Gray

27 fev 2013
Informações

Noite Eterna

Claudia Gray

planeta

série Evernight #1

304 páginas | 2010

4.5

Design 4

História 5

14

Compre! Amazon

Claudia Gray, autora que vem conquistando jovens do mundo inteiro, apresenta personagens convincentes em uma narrativa de tirar o fôlego em Noite eterna. Bianca acaba de deixar a sua cidade natal e é a aluna nova em um misterioso colégio, onde seus colegas parecem perfeitos demais para ser verdade. Ela se sente como um peixe fora d´água até conhecer Lucas, outro solitário. A química entre os dois é irresistível e Bianca se vê disposta a arriscar tudo para ficar com ele.

Mas alguns segredos obscuros vão ficar no caminho do casal e farão a jovem questionar tudo em que até hoje acreditou. Este é o primeiro de quatro volumes da série Noite Eterna que a Editora Planeta traz ao Brasil.

Design

A editora Planeta fez um belo trabalho com Noite Eterna. Achei legal manter a capa original da série, que é muito bonita. A ilustração fica a cargo do alto contraste, onde só as áreas mais escuras de uma foto são marcadas. A capa é feita por uma chapada de vermelho, depois o alto contraste entra com uma área de cor vinho escura, laminação fosca, relevo seco no título e por cima de tudo, verniz localizado no rosto da personagem. A mesma imagem é utilizada na quarta-capa com os mesmos acabamentos.

Minha única consideração para a capa é: a fonte utilizada no título “Noite Eterna” não é a mesma do nome da série “Evernight” que está logo abaixo. A mudança é bem gritante e eu acho que valia um esforço para recriar o desenho e o estilo do título original.

O miolo é bem bonito com uma mancha e fonte bem agradável. A família Berkeley utilizada para o texto tem um dos estilos “itálico” mais bonitos que eu já vi em livros, e era recompensador vê-lo durante a leitura. Mas acho que merecia uma mancha com uma ocupação um pouco mais vertical para balancear ainda mais todas as margens.


História

Preciso começar esta resenha dizendo que Noite Eterna me surpreendeu. Duas vezes. No mesmo livro! E ela vai ser difícil porque qualquer coisa que eu comente da história além da sinopse vai ser um spoiler tão grande que vai acabar com a diversão de ler o livro.

Bianca está insatisfeita. As aulas na nova escola vão começar. Seus pais a trouxeram “à força” porque foram contratados como professores e dizem para ela que no futuro vai entender o bem que a escola Noite Eterna fará por ela (é, o título do livro é o nome da escola). Mas não é isso que Bianca quer então ela pensa em fugir, antes da aula de abertura.

Durante sua tentativa de fuga, Lucas Ross atropela a garota, pensando que estava sendo perseguida por alguém. A conexão entre os dias é imediata e Bianca passa acreditar que seus dias no internato podem não ser tão ruins quanto pensava. Oh, a perspectiva de romance… ^^

Nos dias que se seguem ela tem uma amostra do tipo de alunos que frequentam a Noite Eterna: os deslocados e os riquinhos esnobes. Bianca fica decepcionada ao perceber que Lucas a evita durante as aulas, mas que tenta sempre proteger os alunos deslocados de serem alvo de ataques do “grupo Noite Eterna”.

Bianca passa a ser alvo da atenção de Balthazar, um rapaz bonito e muito educado, e por causa de sua colega de quarto e por ser filha de dois professores muito queridos, acaba sendo “engolida” pelo “grupo Noite Eterna”.

Fugindo de uma festa clandestina arranjada por seu novo grupo de amigos, Bianca acaba esbarrando novamente com Lucas, enquanto ele espionava o evento. Finalmente conversando depois de seu primeiro encontro, Bianca percebe que talvez não era só ela que tinha interesse em um relacionamento. Será que os dois conseguirão “sobreviver” ao convívio com os alunos na escola e às GRANDES reviravoltas que Claudia Gray coloca na história?

Posso dizer que eu sobrevivi e fiquei com vontade de “quero mais”! Quando comecei a leitura de Noite Eterna tive a nítida sensação de “aí tem coisa”. E quando a “coisa” aconteceu foi na base do “como assim, de onde veio isso?!”. Aí a história ganha outro ritmo, mais rápido, explicações são feitas, corações partidos, mas então tudo fica bem e BAM! Muda tudo de novo e fica ainda melhor e mais dinâmico, com mais ação.

Gostei muito mesmo. Quando terminei fiquei em pânico porque ainda não tinha nenhum dos livros seguintes! Ainda estou em pânico! (Apesar de já ter lido o volume dois.)

Recomendo! Quero os próximos ASAP (as soon as possible), e estou torcendo para que continuem tão surpreendentes quanto este.

Acho que fazia algum tempo que eu não contextualizava tanto a história. Tudo para tentar não dar spoilers, pessoas.


Até a próxima! o/

Onde comprar: Amazon(compras feitas através do link geram uma pequena comissão ao blog ^.~)

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta