bate papo

o que os livros fizeram por você?

25 jan 2013

A Camille Thomaz do Revista Innovative e autora do livro Imaginário Feminino [no skoob], através do Projeto Beletristas, fez um convite a algumas blogueiras: fazer uma postagem coletiva contando “O que os livros fizeram por você?“.

Acho que minha história de leitora começou como a de todo mundo. Eu não curtia livros. Afinal, que criança ia querer ganhar de aniversário/dia das criança/natal um livro quando existem jogos de tabuleiro, barbies, videogame, e um mundo de outras coisas “mais interessantes” do que um conjunto de papel e tinta?

E que criança se apaixonaria pela leitura quando as escolas escolhiam as PIORES opções de livros? O.o

Mas meus pais sempre incentivaram que eu lesse. Liam para mim quando eu era pequena. Até o dia que eu descobri a Bienal, numa excursão da escola. Lembro como foi chegar no Rio Centro pela primeira vez com o colégio e não ter dinheiro para comprar nenhum livro. Chegar em casa e pedir para voltar no fim de semana “Mãe, Pai, tem uns livros que eu quero!”.

Antes da facilidade de acesso à internet, eu não me lembro das livrarias serem tão cheias de opções. Ou de ser bombardeada de diferentes estilos de leitura. Eu gastava meu dinheiro basicamente com quadrinhos, lia tudo da Marvel/DC que visse na banca.

Tudo que eu sabia de livros, lançamentos, novidades, autores se resumia ao que eu via nas Bienais; ao que meus pais compravam para mim; ao que eu era obrigada de engolir na escola. Não tinha Skoob, nem essa explosão de blogs literários.

Acho que só consegui me aproximar de verdade da paixão que tenho agora quando comecei a estagiar e ganhar meu próprio dinheiro. Quando o Submarino ganhou força e floodava os nossos emails com promoções imperdíveis.

Independente de em que momento da minha vida eu estava, os livros sempre me possibilitaram uma válvula de escape. Uma porta para outro mundo. Onde eu não era mais a Samara, mas Morgana, Lestat, Harry Potter, Percy Jackson, Lyra, Bella Swam, Nihal, Tyrion… Onde as possibilidades eram infinitas, e existiam pouquíssimas interferências, a não ser quando você precisava voltar ao mundo real para virar a página.

Por conta deles visitei mais mundos e dimensões do que qualquer pessoa poderia imaginar. Fui transportada para lugares impressionantes que só poderiam existir na mente de outra pessoa. E, invariavelmente, fui feliz em praticamente todos.

Os livros me fizeram uma pessoa mais criativa, mais questionadora e até me ajudaram a falar e me expressar melhor do que uma grande maioria. Criaram em mim um sentimento de posse e coleção que não lembro de ter com outra “coisa”. Estimularam a criação deste blog. E sempre me permitiram esquecer o aqui, o agora. Me permitiram fugir de mim mesma.

E mesmo com o advento dos livros digitais, não consigo me ver abandonando os livros físicos. Sentir o peso, o cheiro da tinta e do papel, colocar na estante e se transformar em decoração.

Sou o que sou hoje em grande parte pela experiência que a leitura me deu. Sou extremamente grata por isso. E a todos os autores que me ajudaram a moldar minha vida.


E você, leitor do blog, o que os livros fizeram por você? ^^

Você pode conferir a opinião das outras participantes visitando os seus blogs!
[ssredlist]

[/ssredlist]
Até a próxima! o/

Você também vai gostar

7 Comentários

  • Responder O que os Livros Fizeram por Mim? | Drafts da Nica 6 maio 2015 at 18:29

    […] Ler Não Atrofia Parafraseando Livros […]

  • Responder [Projeto Beletristas] O que os Livros Fizeram por Mim? - Drafts da Nica 25 abr 2014 at 13:26

    […] Revista Innovative  Babi Lorentz Letras e Folhas  Tagarelando  Café com Letras  Páginas Encantadas  Blog da Juh Claro  Ler Não AtrofiaParafraseando Livros […]

  • Responder Camille 5 fev 2013 at 11:46

    O livro faz tanto pela gente, não é? Pela postagem coletiva eu vi que não é só comigo, assim como não é só com você. Achei isso tudo tão incrível, por entender que realmente os livros mudam todo um grupo de pessoas. Que o livro continue fazendo muito pela gente Samara <3

  • Responder Revista Innovative.com » Blog Archive O que os livros fizeram por mim » Revista Innovative.com 25 jan 2013 at 20:09

    […] páginas-encantadas.blogspot.com.br, juhclaro.com/blog, magialiteraria.blogspot.com, Parafraseando Livros e […]

  • Responder Babi Lorentz 25 jan 2013 at 19:46

    Sentir o peso, o cheiro e ver as palavras em papel realmente não pode ser substituído. Jamais deixarei de querê-los, mas já estou com vontade de me render às maravilhas do Kindle, rs.
    Adorei suas palavras, Sam! É maravilhoso ver o que os livros fazem por cada um de nós.
    Beijos.

  • Responder Beatriz Ramos 25 jan 2013 at 16:36

    Olá, Samara! Tudo bem?
    Bom, me identifiquei bastante quando você disse que na Bienal você não levou dinheiro pra comprar livros. Aconteceu comigo na minha primeira bienal tb hahahahahaha.
    Bom, eu nunca tive tanta influência de casa para ler. Até porque o acesso à leitura onde eu moro é horrível. Nas escolas, a gente nunca teve influências. Eu que tive a iniciativa de começar a ler no meu colégio; nunca nenhum professor chegou a oferecer livros (nem mesmo os clássicos), entende?
    Então, quando me apresentaram os livros (uma amiga), eu fiquei impressionada com as variedades. Saber que existia um mundo que eu não conheciam, foi incrível!
    Hoje, sou uma pessoa muito mais feliz! Agradeço cada autor por proporcionar histórias capazes de mudar vidas!
    Beijão!!

    Beatriz Ramos – Letras & Folhas
    http://www.letrasefolhas.com :)

  • Responder Babi Lorentz » Arquivo » O que os Livros Fizeram por Você? 25 jan 2013 at 16:16

    […] Revista Innovative || Letras e Folhas || Tagarelando || Drafts da Nica || Café com Letras Páginas Encantadas || Juh Claro || Ler Não Atrofia || Parafraseando Livros […]

  • Deixe uma resposta