resenha

Ser Clara – Janaina Rico

17 jul 2012
Informações

ser clara

janaina rico

underworld

série ---

288 páginas | 2012

4.25

Design 4.5

História 4

16

Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida.

Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor.

Clara, Laura, João Thomas, Léo são personagens que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino.

Design

Preciso dizer que a Underworld tem uma dedicação muito bonita com seus livros. Os três que já li até agora tinham uma coisa muito importante em comum: o projeto gráfico de alta qualidade.

Fora uns errinhos de revisão e algumas palavras repetidas, só tenho uma consideração a fazer ao livro: a capa. É extremamente forte e bonita e representa bem o universo em que o livro está enquadrado, só que eu não me senti à vontade para ler o livro em público. Considerando que meus momentos de leitura em sua maior parte é em transportes públicos, vocês podem entender o meu desconforto.

Não acho sinceramente que a capa precise ser revista, mas sugeriria levar em consideração a produção de uma jaqueta para o livro. Pode parecer conservadorismo, mas eu não me sentiria bem com pessoas me olhando atravessado por não entenderem o significado da capa do livro que estou lendo.

Quanto ao miolo, ele é bem bonito, com a mancha bastante agradável e que te engana! Você acha que as 288 páginas vão passar voando, mas como a fonte é pequena e ótima de ler você acaba gastando o “dobro” do tempo em cada página. E não entendam isso como uma crítica negativa! Neste caso é muito bom ver que ainda tem muito livro para ler.

Não entendi muito bem a textura/padrão utilizado para ilustrar o cabeçalho/rodapé das páginas. Não achei que o grafismo combinasse com a personagem já que, para mim, tinha cara de cortina floral de vó.

De qualquer forma, quase cinco estrelas para o projeto! Continue assim Underworld!


História

Jã comentei que não sou mega fã de chicklits. Costumo ver esse estilo como um descanso depois de um excesso dos que costumam ser mais minha linha de leitura. Apesar disso, Ser Clara entrou para minha lista por ser um chicklit brasileiro (vamos incentivar a produção nacional!) e pela capa que chama MUITO a atenção. Quando Janaina Rico abriu inscrições para um booktour de seu livro inscrevi o Parafraseando sem realmente achar que seria selecionado.

Agora estou aqui contando para vocês minha experiência seguindo a vida de Clara, uma jovem professora de português, moradora de Brasília e que é completamente diferente de mim! ^_^

Decidida, intensa, confiante, Clara sabe que é e se sente bonita. Vive sozinha em uma quitinete para “fugir” da asa de sua mãe e ter sua liberdade, dá aulas em uma escola particular e escolhe que contas pagar no mês, já que esta toda endividada no cartão de crédito.

O livro, contado em primeira pessoa, começa com Clara apresentando sua família e sua melhor amiga em sua na festa de casamento. Ela não gosta do marido de Laura mas tenta aceitar que, se esse é seu desejo, irá apoiá-la.

Na festa, Clara se envolve fortemente com seu par como padrinho dos noivos, João Thomas, e eles têm uma noite intensa. Trocam número de celular, mas para o desespero de nossa heroína, o aparelho é roubado e ela perde o contato com sua paquera.

Depois, ao reencontrar uma colega de colégio, acaba indo para a festa de Vitinho, um rapaz que tinha lhe dado um fora na adolescência. Durante a festa reata a amizade com Léo, com quem sempre teve um ótimo relacionamento, mas que tinha uma paixão secreta por Clara.

Assim está formado nosso triângulo amoroso, que vai dar pano para a manga na história, que se você pensa que é só um chicklit, está completamente enganado! Lá pelas tantas o livro descamba para um drama com um fundo de thriller de suspense, com direito a tentativa de assassinato!

Preciso dizer que tive uma relação de amor e ódio com a Clara. Em alguns momentos quis bater muito na cara da personagem. Ela “perdia” tempo em dúvidas e questionamentos que para mim as respostas já eram óbvias há muito tempo. Além de que não concordei com sua decisão final. De qualquer forma, acredito que a autora fechou a história desta forma para manter a coerência com o que a personagem construiu durante toda a narrativa, e assim ela ainda continuar a Ser Clara.

Tratando tanto do romance como de assuntos contemporâneos (anorexia, homossexualismo, traição), Ser Clara é um livro divertido, com algumas partes tensas, que merece a leitura. Janaina Rico está de parabéns pois não deixa nada a desejar em relação às autoras internacionais de chicklits. Recomendadíssimo!


Até a próxima! o/

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Parafraseando Livros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading