notícias

A Dança dos Dragões ganhou o Locus Award de melhor livro de fantasia!

20 jun 2012

Assim como meu perfil do Skoob, eu tenho uma conta no Goodreads, e lá sigo alguns dos autores que gosto. Hoje eu vi que o George R.R. Martin postou que seu quinto volume da série Crônicas de Gelo e Fogo, A Dança dos Dragões, ganhou o Locus Award 2012 de melhor livro de fantasia de 2011!

Ele estava concorrendo com outros nomes de peso como Terry Pratchett (autor da série Discworld, lançada pela Conrad) e de Patrick Rothfuss (autor da série A Crônica do Matador do Rei, lançada pela Arqueiro).

Segundo o autor, A Dança dos Dragões é o quinto volume da série a ser indicado ao prêmio e o quarto a recebê-lo. Ou seja, apenas um dos livros de George R.R Martin não foi vencedor do Locus! O.O

Além desses, dois outros livros que estão nas estantes brasileiras foram indicados para o prêmio de “Romance de Estreia” (first novel em tradução livre minha): O Circo da Noite, da Erin Morgenstern (o vencedor e lançado pela Intrínseca); e Jogador Nº 1, de Enerst Cline (lançado pela Leya).

A Locus é uma revista americana que cobre informações e lançamentos sobre o mercado editorial de livros de ficção científica, fantasia e horror. Ela é publicada desde 1968 e é referência inclusive para grandes autores. No início da década 1970 foi criado o Locus Award, que premia por votação os melhores livros selecionados pelos próprios leitores da revista, sempre para os lançamentos do ano anterior. Ele foi criado inicialmente como uma forma de recomendar e sugerir os participantes para o Hugo Award. Hoje em dia, ele é tão (ou mais) importante quanto o próprio Hugo e o Nebula Award, dois dos principais prêmios da literatura fantástica e de ficção científica.

Deixo para vocês as capas dos livros participantes com links diretos para o Skoob de cada um.

Vencedor e participante da categoria “Melhor Livro de Fantasia”

  • Dança dos Dragões - George R.R. Martin
  • O Temor do Sábio - A Crônica do Matador do Rei #2 -Patrick Rothfuss

Vencedor e participante da categoria “Romance de Estreia”

  • circo da noite - erin morgensten
  • jogador n°1 - ernest cline

Você pode ver todas as categorias e participantes da edição 2012 aqui.

Todos, menos O Circo da Noite, já faziam parte da minha lista de “desejados” no Skoob. ^_^

Até a próxima! o/

fontes (Goodreads | Locus Magazine | Wikipedia (Hugo e Nebula))

Você também vai gostar

1 comentário

  • Responder Lygia 20 jun 2012 at 18:17

    O Circo da Noite é lindoooooooooooo!! <3

    Todos merecidos os ganhadores! hahaha…e alguns participantes muito bons! \o/

  • Deixe uma resposta