resenha

O Beijo das Sombras – Richelle Mead

20 jan 2012
Informações

o beijo das sombras

richelle mead

agir

série academia de vampiros #1

320 páginas | 2009

4

Design 4

História 4

“- Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. Impeça-a-Rose. Impeça-a antes que eles descubram, antes que eles descubram e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!

Os guardiões me explicaram depois que a professora não estava bem e que teria que ser levada para um lugar onde poderia se recuperar. Ela estaria segura e seria bem tratada lá, foi o que eles me asseguraram. Garantiram que iria se recuperar. Só que ela não se recuperou.”

design

Vamos começar, como sempre, pela parte de design que agora tem até chamadinha XD. A segunda edição de O Beijo das Sombras chega com um projeto de capa mais moderno seguindo o padrão internacional dos livros. A capa ficou bonita mas acho que em termos de conteúdo ela fica meio vazia e o nome da editora só aparece na contra-capa. (uma dúvida que fiquei olhando as capas dos livros seguintes é se a modelo é a mesma em todas.)

Mais uma vez o papel pólen (o amarelado) deixa o livro mais agradável de ler e inclusive, mais leve.

Me incomodei um pouco com a mancha gráfica do livro tão larga na página, com uma margem externa (que é oposta a que fica presa na cola da lombada) bem apertada. A fonte foi bem escolhida mas o tamanho é bem grande (13,5 pts). Eu lembrava de usar fontes grandes assim quando queria aumentar o volume de um relatório da faculdade. Acredito que uma fonte menor deixaria o livro com menos páginas totais e concordo que não seria interessante produzir um livro muito fino.

Fora isso, uma ou outra viúva em frases curtas, mas nenhum erro de revisão que me chamasse a atenção.


 

história

Academia de Vampiros, assim como House of Night, é mais uma série de vampiros adolescentes “safadinhos”, e que altera um pouco a sociedade vampírica tradicional que conhecemos.

Na série, os vampiros vivem misturados com a sociedade humana, que não faz ideia de sua existência, mas possuem seu próprio sistema monárquico, com 12 casas de famílias mais importantes e influentes, de onde normalmente, selecionam o próximo rei ou rainha.

Existem dois tipos de vampiros: os moroi – uma “raça” de bons vampiros, com acesso a poderes mágicos baseados nos quatro elementos, eles se reproduzem  e envelhecem como os humanos; e 0s strigoi – a “raça” de vampiros maus, imortais, mais fortes, ágeis e rápidos, precisam do sangue dos moroi para sobreviver, mas não podem mais usar seus poderes mágicos.

Quem protege os moroi são os dampiros, uma raça híbrida entre os primeiros e humanos. Quando passam por um treinamento de “guarda-costas” eles passam a ser Guardiões, e são alocados para um dos inúmeros membros da realeza moroi. Diferentemente dos vampiros, os dampiros não precisam se alimentar de sangue e são mais fortes que humanos normais, mas não podem se reproduzir entre si.

A história é contada em primeira pessoa por uma dampira, Rose Hathaway, aprendiz de guardião. Também conseguimos seguir a história atráves de Lissa, a moroi que Rose protege e sua melhor amiga, através do laço que as une. Este é um laço mental que permite que Rose possa entrar nos pensamentos de Lissa e veja através de seus olhos. Rose passa a saber como ela esta se sentindo pois recebe informações através dessa conexão. Mas esse laço é de mão única, Lissa não consegue acessar Rose.

As duas são personagens bem antagônicas tanto física quanto em suas personalidades, mas que se complementam. Enquanto Rose é extrovertida, Lissa é mais quieta. Apesar de ser extremamente comunicativa, Rose não se relaciona romanticamente com nenhum menino.

Rose e Lissa foram finalmente encontradas entre os humanos depois de conseguirem fugir da escola São Vladimir. Para não ser expulsa definitivamente da escola, por ter “sequestrado” a última integrante dos Dragomir, uma das mais ilustres das 12 famílias reais, Rose aceita cumprir horas extras de aulas de guardiã. Dimitri, guardião “deus do olimpo”, passa a ser seu treinador em suas horas de detenção e seu interesse romântico.

Na escola alguém está querendo enlouquecer Lissa mandando animais mortos para a garota. Ela e Rose  tem um segredo sobre os seus poderes, pois ela nunca se especializou em nenhum dos quatro elementos. Sua magia pode fazer com que enlouqueça ou acabe sendo morta.

Até a próxima! o/

 Livro que estou lendo agora: Dragões de Éter – Corações de Neve (no Skoob)

Você também vai gostar

2 Comentários

  • Responder novas editoras parceiras do blog | Parafraseando Livros 22 jul 2012 at 21:58

    […] Maggie Stiefvater, que logo terá resenha publicada. Vocês podem conferir da Agir as resenhas de O Beijo das Sombras e Aura Negra, ambos da série Academia de […]

  • Responder Resenha: Aura Negra – Richelle Mead | Parafraseando Livros 1 mar 2012 at 20:03

    […] Como esta é uma série, todos os livros tem o mesmo tratamento gráfico. Se você perdeu minha avaliação do primeiro livro é só clicar aqui. […]

  • Deixe uma resposta