bate papo meme

book blogger hop #54

29 jan 2012

A partir de agora vou tentar participar frequentemente do Book Blogger Hop, que é uma iniciativa do Murphy’s Library (mais novo parceiro do blog, vai lá e visita que é muito bom!), e a intenção é semanalmente responder uma pergunta relacionada ao universo literário com a opinião pessoal de cada blogueiro.

A pergunta da semana é:

Que gênero de livros você evita ler e por quê?

Bom, acho que primeiro a gente precisaria saber o que é um gênero de livro, certo? Joguei no “Oráculo” e o link da wikipedia me contou que, desde a Antiguidade (com A maiúsculo), exitem três gêneros literários: épico ou narrativo, lírico e dramático, e estes são normalmente divididos em subgêneros. Os três podem ser histórias de ficção ou não-ficção. Os gêneros líricos e dramáticos já estão fora da minha lista porque o primeiro são textos, na sua maioria,  em forma de verso; já o segundo, são textos compostos para serem encenados como peças de teatros.

O que nos leva aos subgêneros do gênero épico/narrativo, que formam o grande universo literário pelo qual eu me interesso. Daí, tiramos os seguintes subgêneros: romance, fábulas, épico ou epopéia, novela, conto, crônica e ensaio.

No fim das contas, eu vi toda esse bando de informação (e corri o risco de dar uma de babaca) só pra ter certeza que eu não gosto de ensaios, que é o subgênero onde entram biografias, memórias, auto-ajuda, didáticos… Nunca tive paciência para o estilo dessa narrativas além de serem opiniões sobre a vida de outras pessoas, ou tentativas de interferência na vida pessoal do leitor… Não gosto.


Essa é minha primeira participação e acredito que provavelmente vai ser legal daqui para frente vocês terem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta humilde pessoa que vos escreve. XD

Até a próxima! o/

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta